Notícia anterior
Próxima Notícia
Destaques |

Sniper: nova ferramenta da Justiça aprimora a recuperação de crédito

Legale n. 817 ― Sistema «Sniper» é capaz de identificar em segundos os vínculos patrimoniais, societários e financeiros entre pessoas físicas e jurídicas.

Por Julhi Bonespírito e Michelle Lima.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apresentou, no dia 16 de agosto, o Sistema Nacional de Investigação Patrimonial e Recuperação de Ativos, também conhecido como «Sniper». De acordo com as informações transmitidas pelos veículos oficiais, o sistema é capaz de identificar em segundos os vínculos patrimoniais, societários e financeiros entre pessoas físicas e jurídicas. Com esse mecanismo, se espera reduzir o tempo de conclusão dos processos na fase de execução e cumprimento de sentença, trazendo mais efetividade ao Poder Judiciário.

Vale dizer, segundo o último relatório «Justiça em Números» (CNJ/2021), as ações em fase executiva já representam mais da metade dos processos pendentes no cenário judicial brasileiro. Também, pudera: são idas e vindas entre pedidos de pesquisas patrimoniais em sistemas de busca variados e o aguardo da respectiva autorização judicial em cada etapa.

A partir de agora, um único requerimento judicial pode atingir um leque maior de informações de ativos e patrimônios em diversas bases de dados. Isso porque, «já estão integrados ao Sniper os dados de CPF e CNPJ, as bases de candidatos e bens declarados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), informações sobre sanções administrativas, empresas punidas e acordos de leniência (CGU), dados do Registro Aeronáutico Brasileiro (Anac), embarcações listadas no Registro Especial Brasileiro (Tribunal Marítimo) e informações sobre processos judiciais, como partes, classe, assunto dos processos e valores (cabeçalho processual do CNJ)», conforme noticiado pelo CNJ. Há, ainda, um módulo de dados sigilosos, em que poderão ser adicionadas informações fiscais e bancárias, com acesso restrito a usuários autorizados, a partir da integração com o InfoJud e o SisbaJud.

O sistema Sniper integra o Programa Justiça 4.0, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça, tem por objetivo promover maior acesso à Justiça mediante a adoção de ações e projetos voltados ao uso colaborativo de novas tecnologias e inteligência artificial. Com isso se busca, em suma, trazer mais eficiência e inovação tecnológica ao Poder Judiciário Brasileiro.

Conheça o nosso Hub de Prevenção e Resolução de Conflitos >
 
 
 

Sócia da Área: Julhi Bonespírito >
 
 
 

Pessoas e Comunidade >
Conheça os nossos líderes >
Prêmios, Selos e Reconhecimentos >
INSIGHTS, o nosso Portal de Notícias >
 
 
 

Tributário >
Corporativo >
Relações do Setor Automotivo >
Prevenção e Resolução de Conflitos >
Relações de Trabalho, Mobilidade Global e Gestão de Pessoas >
 
ESG, Ambiental e Sustentabilidade >
Inovação, Direito Digital e Cibersegurança >
Propriedade Intelectual >
Infraestrutura, Imobiliário e Construção Civil >
Direito Administrativo, Direito Público e Regulatório >
 
 
 

A mais antiga das áreas do escritório, Prevenção e Resolução de Conflitos guarda uma preciosa tradição de qualidade técnica em redação legal, estratégia processual, despachos, sustentação oral nos tribunais e interposição de recursos em todas as instâncias, a fim de assegurar o adimplemento ou a transmissão de obrigações, o cumprimento de responsabilidades civis, o respeito aos contratos, à posse, à propriedade e ao condomínio de bens e de direitos.
 
Buscamos ao máximo adotar as soluções e os meios alternativos para a resolução dos conflitos de maneira inteligente, ágil e menos onerosa possível para os nossos clientes, priorizando as negociações às vias judiciais. Mas quando não é possível fazê-lo, contamos com um time especializado e altamente qualificado para agir sob pressão e com rapidez, como uma «offensive line».
 
Nossas publicações têm o objetivo de comunicar a perspectiva legal dos acontecimentos e prover contexto aos fatos jurídicos mais relevantes que podem influenciar companhias e organizações. Casos em concreto demandam atenção técnica personalizada sobre os fatos, e devem obter assessoria jurídica sob medida antes da adoção de qualquer providência legal ou paralegal. Se você, sua empresa ou o conselho de acionistas de sua organização precisam de aconselhamento, entre em contato com o advogado de sua confiança.
 
 
 

Fale com o Editor >
 
 
 

+55 19 3252-4324
Barão de Itapura, 2323
8° andar, Guanabara
Campinas, SP
Brasil

Compartilhe
Categorias
Vaz de Almeida

VAZ DE ALMEIDA ADVOGADOS é um escritório independente, dedicado ao suporte legal às companhias estrangeiras no Brasil e às empresas brasileiras instaladas no país e no exterior. Nosso propósito é desobstruir as barreiras que comprometem o tempo e a energia dos executivos, liberando-os para se concentrarem no trabalho que realmente importa: superar as expectativas de seus acionistas.