Notícia anterior
Próxima Notícia
Destaques | Tributário |

Tributação sobre folha de pagamentos pode ser julgada pelo STJ

Legale n. 816 ― E se os empregadores contribuíssem apenas sobre o valor líquido da folha de pagamentos, sem os valores retidos ou descontados dos empregados?

Por Mauricio Nucci.

A incidência da contribuição previdenciária patronal, as contribuições a terceiros (como as do Sistema «S») e a contribuição para o Riscos Ambientais do Trabalho (RAT) apenas sobre o valor líquido da folha de pagamentos das empresas, ― sem os valores retidos ou descontados dos empregados ―, está cada vez mais perto de ser afetado como repetitivo pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Atualmente, as empresas pagam sobre a folha de pagamentos 20% de contribuição patronal, 4,5% a 5,8% de contribuições a terceiros, além de 1% a 3% de RAT.

Segundo a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), existem aproximadamente 5 mil ações judiciais a respeito, solicitando que sejam excluídos da base de cálculo também dos valores retidos ou descontados de vale-transporte, vale-refeição ou alimentação, plano de saúde, plano odontológico, inclusive o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) e a contribuição previdenciária dos empregados, além da folha de pagamentos.

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), com sede em Porto Alegre, encaminhou ao STJ alguns processos para que a Corte analise, por meio de um relator designado, se a controvérsia deverá ser julgada por meio de recurso repetitivo.

Pode ser pra você
Mais uma vez, os contribuintes estão diante da oportunidade de ajuizar uma tese judicial a fim de tornar possível a restituição dos valores recolhidos nos últimos 5 anos, caso obterem sucesso na demanda.

Conheça o nosso Hub de Soluções Tributárias >
 
 
 

Sócio da Área: Mauricio Nucci >
 
 
 

Pessoas e Comunidade >
Conheça os nossos líderes >
Prêmios, Selos e Reconhecimentos >
INSIGHTS, o nosso Portal de Notícias >
 
 
 

Tributário >
Corporativo >
Relações do Setor Automotivo >
Prevenção e Resolução de Conflitos >
Relações de Trabalho, Mobilidade Global e Gestão de Pessoas >
 
ESG, Ambiental e Sustentabilidade >
Inovação, Direito Digital e Cibersegurança >
Propriedade Intelectual >
Infraestrutura, Imobiliário e Construção Civil >
Direito Administrativo, Direito Público e Regulatório >
 
 
 

O propósito do Hub Tributário é reduzir os custos dos nossos clientes por meio da identificação de oportunidades tributárias legítimas, explorando a legislação federal, estadual e municipal aplicável e suas regulamentações, instruções, atos e consultas, especialmente os precedentes e os leading cases tributários aplicáveis aos casos concretos — examinando cuidadosamente o planejamento tributário atual e abordando de maneira personalíssima e particularizada cada cliente.
 
Nossas publicações têm o objetivo de comunicar a perspectiva legal dos acontecimentos e prover contexto aos fatos jurídicos mais relevantes que podem influenciar companhias e organizações. Casos em concreto demandam atenção técnica personalizada sobre os fatos, e devem obter assessoria jurídica sob medida antes da adoção de qualquer providência legal ou paralegal. Se você, sua empresa ou o conselho de acionistas de sua organização precisam de aconselhamento, entre em contato com o advogado de sua confiança.
 
«Painel Tributário» é um informativo periódico e constitui uma prestação de serviços à comunidade empresarial sobre legislação, atualizações normativas e agenda tributária. Na forma de notas curtas, os conteúdos podem dispor de links para websites oficiais, a fim de facilitar o acesso dos nossos seguidores e assinantes aos serviços e publicações referidos. Não nos responsabilizamos (e nem teria como!), entretanto, pela integridade destes websites, que podem apresentar problemas como indisponibilidade de acesso em razão de falhas em seus servidores, acidentes nos sistemas de rede, fragilidades em seus mecanismos de segurança, entre outros.
 
 
 

Fale com o Editor >
 
 
 

+55 19 3252-4324
Barão de Itapura, 2323
8° andar, Guanabara
Campinas, SP
Brasil

Compartilhe
Vaz de Almeida

VAZ DE ALMEIDA ADVOGADOS é um escritório independente, dedicado ao suporte legal às companhias estrangeiras no Brasil e às empresas brasileiras instaladas no país e no exterior. Nosso propósito é desobstruir as barreiras que comprometem o tempo e a energia dos executivos, liberando-os para se concentrarem no trabalho que realmente importa: superar as expectativas de seus acionistas.