Notícia anterior
Próxima Notícia
Destaques | Tributário |

Painel Tributário n.11

Painel Tributário Vaz de Almeida Advogados #11
Decisões judiciais, legislação, atualizações normativas e agenda fiscal para quem tem pressa.

por Geyse Fernandes e Mauricio Nucci

STF julga incidência do IRPJ e da CSLL sobre a Selic com boas perspectivas para os contribuintes ― Notícias & Alertas 22.09
Se tratando de repercussão geral, a decisão do STF pode impactar a todos os contribuintes que possuem créditos apurados corrigidos pela Selic. Há, ainda, grande risco de modulação dos efeitos da decisão, caso o desfecho desse julgamento seja favorável aos contribuintes. Abre-se, talvez, a última janela de oportunidade para aqueles que ainda não possuem a discussão no judiciário. Pode ser pra você.

Fator Acidentário de Prevenção (FAP) será disponibilizado em 30 de setembro ― 21.09
Os Ministérios do Trabalho e Previdência e da Economia publicarão, no dia 30 próximo, o resultado do processamento do FAP em 2021, com vigência para o ano de 2022, com base nas informações de 2019 e 2020. As informações serão publicadas nos sites da Previdência e da Receita.

Drawback: decisão do STJ pode beneficiar exportadores ― Notícias & Alertas 20.09
A 1ª Seção do STJ acolheu os embargos de divergência de um exportador, pela inexigibilidade de multa moratória sobre os tributos recolhidos em decorrência do descumprimento do regime de drawback (de 1 ano, prorrogável por +1) antes do escoamento do prazo subsequente de 30 dias. Leia aqui a notícia completa.

Governo Federal eleva alíquotas do IOF ― Notícias & Alertas 17.09
Foi publicado na última sexta-feira (17) o Decreto 10.797 (2021) que eleva a alíquota diária do IOF de 0,0041% para 0,00559% para pessoas jurídicas; e, para as pessoas físicas, de 0,0082% para 0,01118% na alíquota diária. As novas alíquotas valerão entre 20 de setembro e 31 de dezembro de 2021. Saiba mais.

Tese de redução da contribuição ao INSS pressiona STJ ― Notícias & Alertas 16.09
A tese da exclusão dos valores destinados ao vale-transporte, vale-alimentação e planos de saúde coparticipativos do cálculo da contribuição previdenciária patronal já está sob o exame do STJ. Seguramente uma das teses mais importantes na conexão entre os universos tributário e previdenciário, o assunto tem chamado cada vez mais atenção por conta do volume crescente de ações ― tecnicamente cada vez mais robustas ― e opiniões legais emitidas por escritórios de referência. Entenda.

Versão 7.0.13 do Programa da ECF ― 16.09
Foi publicada a versão 7.0.13 do programa de Escrituração Contábil Fiscal (ECF) que (1) corrigiu a geração dos registros K915 e K935, além de (2) promover melhorias no desempenho do programa no momento da validação do arquivo da ECF. O Manual com as instruções para o layout 7 e as Tabelas Dinâmicas estão disponíveis aqui. Também preparamos um atalho para você baixar o programa, se quiser.

Alteração na Nomenclatura Comum do Mercosul ― 14.09
Publicada Nota Técnica 2016.003 v.2.10 que altera a tabela da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) com vigência a partir do dia 1º de outubro de 2021.
 
Conheça o nosso Hub de Soluções >
 
Nossos especialistas estão sempre prontos para identificar oportunidades reais de redução de custos tributários e de eliminação de riscos e contingências. Fale com o advogado ou consultor de sua confiança.
 

Painel Tributário é um informativo periódico e constitui uma prestação de serviços à comunidade empresarial sobre legislação, atualizações normativas e agenda tributária. Na forma de notas curtas, os conteúdos podem dispor de links para websites oficiais, a fim de facilitar o acesso dos nossos seguidores e assinantes aos serviços e publicações referidos. Não nos responsabilizamos (e nem teria como!), entretanto, pela integridade destes websites, que podem apresentar problemas como indisponibilidade de acesso em razão de falhas em seus servidores, acidentes nos sistemas de rede, fragilidades em seus mecanismos de segurança, entre outros.
 
 
+55 19 3252-4324
 
Barão de Itapura, 2323
8° andar, Guanabara
Campinas, SP
Brasil
Brasil

Compartilhe
Vaz de Almeida

VAZ DE ALMEIDA ADVOGADOS é um escritório independente, dedicado ao suporte legal às companhias estrangeiras no Brasil e às empresas brasileiras instaladas no país e no exterior. Nosso propósito é desobstruir as barreiras que comprometem o tempo e a energia dos executivos, liberando-os para se concentrarem no trabalho que realmente importa: superar as expectativas de seus acionistas.