Notícias & Alertas |

Drawback: decisão do STJ pode beneficiar exportadores

Drawback: decisão do STJ pode beneficiar exportadores
Multa de mora só pode ser aplicada após 30 dias depois do vencimento do compromisso de exportar.

por Geyse Fernandes e Mauricio Nucci

Os contribuintes que perderam o benefício fiscal do regime chamado «drawback» foram socorridos, na última quinta-feira, por uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Os ministros da 1ª Seção do STJ definiram que a multa de mora só pode ser aplicada após 30 dias depois do vencimento do compromisso de exportar.

É que o drawback suspende por até 2 anos os tributos sobre os insumos importados usados na produção de mercadorias destinadas à exportação, período depois do qual, o exportador é obrigado a recolher os impostos suspensos, com encargos. Prevaleceu o entendimento das empresas, segundo o qual a multa só pode ser cobrada após esses 2 anos, mais 30 dias. Desse modo, se o tributo foi pago antes deste prazo se esgotar, não há que se falar em punição.

A decisão da 1ª Seção faz com que, a partir de agora, as duas turmas de direito público da Corte adotem o mesmo entendimento para casos semelhantes.

Até aqui, somente a 1ª Turma costumava atender o pleito das empresas, enquanto que a 2ª Turma se posicionava de forma contrária.
 
Conheça o nosso Hub de Soluções >
 
Nossos especialistas estão sempre prontos para identificar oportunidades reais de redução de custos tributários e de eliminação de riscos e contingências. Fale com o advogado ou consultor de sua confiança.
 

Nossos conteúdos têm o objetivo de comunicar a perspectiva legal dos acontecimentos e prover contexto aos eventos mais relevantes que podem influenciar companhias e organizações. Casos em concreto demandam atenção técnica personalizada sobre os fatos, e devem obter assessoria jurídica sob medida antes da adoção de qualquer providência legal ou paralegal. Se você, sua empresa ou o conselho de acionistas de sua organização precisam de aconselhamento, entre em contato com o advogado de sua confiança.
 
 
+55 19 3252-4324
 
Barão de Itapura, 2323
8° andar, Guanabara
Campinas, SP
Brasil

Compartilhe
Vaz de Almeida

VAZ DE ALMEIDA ADVOGADOS é um escritório independente, dedicado ao suporte legal às companhias estrangeiras no Brasil e às empresas brasileiras instaladas no país e no exterior. Nosso propósito é desobstruir as barreiras que comprometem o tempo e a energia dos executivos, liberando-os para se concentrarem no trabalho que realmente importa: superar as expectativas de seus acionistas.