Próxima Notícia
Painel Tributário n.11
Notícias & Alertas |

STF julga incidência do IRPJ e da CSLL sobre a Selic com boas perspectivas para os contribuintes

STF julga constitucionalidade da incidência do IRPJ e da CSLL sobre a Selic
Para relator, IR e CSLL não podem incidir sobre os juros de mora na repetição de indébito, dada sua natureza indenizatória, nem sobre a correção monetária, uma vez que esta não consiste em acréscimo patrimonial.

por Mauricio Nucci

Atualizado em 22.09, às 10h02:

«É inconstitucional a incidência de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica e da Contribuição Social sobre Lucro Líquido sobre os valores atinentes à taxa Selic recebidos em razão de repetição de indébito tributário.»

Este é o entendimento proposto pelo relator do recurso especial com repercussão geral, ministro Dias Toffoli, no plenário virtual do Supremo Tribunal Federal. A última atualização do placar aponta que já são 5 votos, incluindo o do relator, favoráveis aos contribuintes, e nenhum voto contra.

O caso em julgamento é um recurso no qual se discute a constitucionalidade da tributação sobre a taxa Selic recebida pelo contribuinte (pessoa jurídica) na devolução de tributos (repetição de indébito). Dizendo a mesma coisa de outra maneira, se a União pode tributar a recomposição patrimonial das empresas na correção pela Selic sobre a restituição de impostos pagos a mais (repetição de indébito).

A previsão é de que o julgamento deve ser concluído na próxima sexta-feira (24).

Pode ser pra você

Desde 1996, a Selic é o único índice de correção monetária e juros aplicável ao ressarcimento de débitos tributários. Ora, considerando que a sua aplicação não passa de recomposição no tempo do patrimônio do contribuinte sobre a devolução de tributos pagos a mais, com óbvio caráter indenizatório, não faz sentido a Receita Federal considerar a correção uma receita tributável.

Em se tratando de repercussão geral, a decisão do STF pode impactar todos os contribuintes que possuem créditos apurados corrigidos pela Selic. E, ainda, há grande risco de modulação dos efeitos da decisão, caso o desfecho desse julgamento seja favorável aos contribuintes. Portanto, abre-se, talvez, a última janela de oportunidade para aqueles que ainda não possuem a discussão no judiciário.
 
Conheça o nosso Hub de Soluções >
 
Nossos especialistas estão sempre prontos para identificar oportunidades reais de redução de custos tributários e de eliminação de riscos e contingências. Fale com o advogado ou consultor de sua confiança.
 

Nossos conteúdos têm o objetivo de comunicar a perspectiva legal dos acontecimentos e prover contexto aos eventos mais relevantes que podem influenciar companhias e organizações. Casos em concreto demandam atenção técnica personalizada sobre os fatos, e devem obter assessoria jurídica sob medida antes da adoção de qualquer providência legal ou paralegal. Se você, sua empresa ou o conselho de acionistas de sua organização precisam de aconselhamento, entre em contato com o advogado de sua confiança.
 
 
+55 19 3252-4324
 
Barão de Itapura, 2323
8° andar, Guanabara
Campinas, SP
Brasil

Compartilhe
Vaz de Almeida

VAZ DE ALMEIDA ADVOGADOS é um escritório independente, dedicado ao suporte legal às companhias estrangeiras no Brasil e às empresas brasileiras instaladas no país e no exterior. Nosso propósito é desobstruir as barreiras que comprometem o tempo e a energia dos executivos, liberando-os para se concentrarem no trabalho que realmente importa: superar as expectativas de seus acionistas.