Notícia anterior
Próxima Notícia
Destaques | Tributário |

Governo Federal eleva alíquotas do IOF

Governo Federal eleva alíquotas do IOF
Novas alíquotas do imposto sobre operações financeiras valerão entre 20 de setembro e 31 de dezembro de 2021 e trará um aumento de receita de R$ 2,14 bilhões.

Foi publicado nesta manhã o Decreto 10.797 (2021) que altera a regulamentação do imposto sobre operações de crédito, câmbio e seguro e relativas a títulos ou valores mobiliários.

O Decreto foi assinado na quinta-feira (16) pelo Presidente Jair Bolsonaro e pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes com o objetivo de «gerar um aumento de arrecadação estimado em R$ 2,14 bilhões». Segundo nota do Palácio do Planalto, essa ação «permitirá a ampliação do valor destinado ao programa social Auxílio Brasil, cujo novo valor entrará em vigor ainda no ano de 2021».

A medida aumenta a alíquota diária do IOF de 0,0041% (referente à alíquota anual de 1,50%) para 0,00559% (referente à alíquota anual de 2,04%) para pessoas jurídicas.

Para as pessoas físicas, a medida eleva a alíquota diária do IOF de 0,0082% (referente à alíquota anual de 3%) para 0,01118% na alíquota diária (referente à alíquota anual de 4,08%).
 
Conheça o nosso Hub de Soluções >
 
Nossos especialistas estão sempre prontos para identificar oportunidades reais de redução de custos tributários e de eliminação de riscos e contingências. Fale com o advogado ou consultor de sua confiança.
 

Nossos conteúdos têm o objetivo de comunicar a perspectiva legal dos acontecimentos e prover contexto aos eventos mais relevantes que podem influenciar companhias e organizações. Casos em concreto demandam atenção técnica personalizada sobre os fatos, e devem obter assessoria jurídica sob medida antes da adoção de qualquer providência legal ou paralegal. Se você, sua empresa ou o conselho de acionistas de sua organização precisam de aconselhamento, entre em contato com o advogado de sua confiança.
 
 
+55 19 3252-4324
 
Barão de Itapura, 2323
8° andar, Guanabara
Campinas, SP
Brasil

Compartilhe
Vaz de Almeida

VAZ DE ALMEIDA ADVOGADOS é um escritório independente, dedicado ao suporte legal às companhias estrangeiras no Brasil e às empresas brasileiras instaladas no país e no exterior. Nosso propósito é desobstruir as barreiras que comprometem o tempo e a energia dos executivos, liberando-os para se concentrarem no trabalho que realmente importa: superar as expectativas de seus acionistas.