Notícia anterior
Próxima Notícia
Destaques | Tributário |

Tese de redução da contribuição ao INSS pressiona STJ

Para empregadores, deve entrar no cálculo da contribuição previdenciária apenas os valores que remuneram o trabalho.

por Mauricio Nucci

A tese da exclusão dos valores destinados ao vale-transporte, vale-alimentação e planos de saúde coparticipativos do cálculo da contribuição previdenciária patronal já está sob o exame do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Seguramente uma das teses mais importantes na conexão entre os universos tributário e previdenciário, o assunto tem chamado cada vez mais atenção por conta do volume crescente de ações e opiniões legais emitidas pelos escritórios durante a pandemia.

Para as empresas, deve entrar no cálculo da contribuição previdenciária apenas os valores que remuneram o trabalho. Nesse sentido, VT, VR e planos de saúde são benefícios sociais e não exatamente «descontos».

É o que prevê, aliás, o artigo 195, inciso I, alínea a, da Constituição Federal; e o artigo 22, inciso I, da Lei 8.212 (1991).

No sentido contrário, claro, o argumento da Receita Federal é de que o VT, o VR e os planos coparticipativos são remuneração ao trabalhador e não podem serem excluídos da base da contribuição patronal.
 
Conheça o nosso Hub de Soluções >
 
Nossos especialistas estão sempre prontos para identificar oportunidades reais de redução de custos tributários e de eliminação de riscos e contingências. Fale com o advogado ou consultor de sua confiança.
 

Nossos conteúdos têm o objetivo de comunicar a perspectiva legal dos acontecimentos e prover contexto aos eventos mais relevantes que podem influenciar companhias e organizações. Casos em concreto demandam atenção técnica personalizada sobre os fatos, e devem obter assessoria jurídica sob medida antes da adoção de qualquer providência legal ou paralegal. Se você, sua empresa ou o conselho de acionistas de sua organização precisam de aconselhamento, entre em contato com o advogado de sua confiança.
 
 
+55 19 3252-4324
 
Barão de Itapura, 2323
8° andar, Guanabara
Campinas, SP
Brasil

Compartilhe
Vaz de Almeida

VAZ DE ALMEIDA ADVOGADOS é um escritório independente, dedicado ao suporte legal às companhias estrangeiras no Brasil e às empresas brasileiras instaladas no país e no exterior. Nosso propósito é desobstruir as barreiras que comprometem o tempo e a energia dos executivos, liberando-os para se concentrarem no trabalho que realmente importa: superar as expectativas de seus acionistas.