O afastamento do trabalho presencial só deve ser mantido para a mulher que ainda não tenha completado o ciclo vacinal.
Por Julhi Bonespírito e Graziela Luchetti.
O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta quarta-feira, dia 9, a Lei 14.311, que atualizou os critérios para o retorno ao trabalho presencial. A norma, válida a partir deste dia 10 de março, quinta, determina o retorno das gestantes ao trabalho presencial durante a pandemia, após conclusão do protocolo vacinal contra a Covid-19.
Desse modo, a empregada gestante deve retornar à atividade presencial: (1) assim que encerrado o «Estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional» decorrente da pandemia de Covid-19; (2) após considerada completa sua imunização, com base nos critérios do Ministério da Saúde; ou (3) se, por decisão pessoal, escolher não ser vacinada com o imunizante que lhe tiver sido disponibilizado e, nesse caso, mediante termo de responsabilidade e comprometendo-se a seguir os protocolos sanitários preventivos praticados pelo empregador.
As gestantes que desejam ser vacinadas e ainda não estão totalmente imunizadas, deverão permanecer afastadas das atividades de trabalho presencial, hipótese em que permanecerão à disposição do empregador para exercer as atividades em seu domicílio, ― compatibilizando as atividades do seu papel profissional com suas condições pessoais ―, se for o caso, inclusive, alterando provisoriamente as suas funções, sem o prejuízo de sua remuneração integral e assegurada a retomada da função anteriormente exercida, quando retornar ao formato presencial.
Vale o alerta, mesmo que o plano de imunização esteja «completo», as gestantes permanecem no chamado «grupo de risco», de modo que o empregador poderá mantê-las em trabalho remoto, em razão de seu poder discricionário, se julgar necessário.
Não nos pareceu claro, na nova Lei, o que é a «imunização completa» referida ao Ministério da Saúde, de modo que parece-nos dar melhor margem de segurança aos empregadores considerar os protocolos estaduais e municipais de imunização.
―
Análise Advocacia destaca Tributário Vaz de Almeida, liderado por Mauricio Nucci, como referência do mercado >
Análise Advocacia reconhece, pela 8ª vez, VAA como um dos «Escritórios Mais Admirados do Brasil» >
Julhi Bonespírito e Amanda Duarte são destaques no anuário Análise Advocacia Mulher 2024 >
Vaz de Almeida figura entre os Escritórios de Advocacia Mais Premiados do Brasil em 2023 >
Amanda Duarte recebe o reconhecimento Thomson Reuters Stand-Out Lawyer 2023 e 2024 >
Amanda Duarte é eleita, pela 2ª vez, uma das «Advogadas Mais Admiradas do Brasil» >
Vaz de Almeida segue entre os escritórios mais admirados na Advocacia Regional >
VAA é finalista do Prêmio Análise DNA+ FenaLaw 2023 >
—
Pessoas e Comunidade >
Conheça os nossos líderes >
Prêmios, Selos e Reconhecimentos >
Notícias: conteúdo de qualidade no nosso portal >
—
«Autoridade legal com elegância, desde 2001.»
—
Tributário >
Corporativo >
Relações do Setor Automotivo >
Prevenção e Resolução de Conflitos >
Relações de Trabalho, Mobilidade Global e Gestão de Pessoas >
Propriedade Intelectual >
ESG, Ambiental e Sustentabilidade >
Inovação, Direito Digital e Cibersegurança >
Infraestrutura, Imobiliário e Construção Civil >
Direito Administrativo, Direito Público e Regulatório >
—
Nossas publicações têm o objetivo de comunicar a perspectiva legal dos acontecimentos e prover contexto aos fatos jurídicos mais relevantes que podem influenciar companhias e organizações. Casos em concreto demandam atenção técnica personalizada sobre os fatos, e devem obter assessoria jurídica sob medida antes da adoção de qualquer providência legal ou paralegal. Se você, sua empresa ou o conselho de acionistas de sua organização precisam de aconselhamento, entre em contato com o advogado de sua confiança.
«Legale», «Artigo», «Especial», «Painel Tributário», «Temas Tributários» e «Notícias & Alertas» são informativos periódicos e constituem uma prestação de serviços à comunidade empresarial. Os conteúdos podem dispor de links para websites de terceiros, a fim de facilitar o acesso dos nossos seguidores e assinantes aos serviços e publicações referidos. Não nos responsabilizamos, entretanto, pela integridade destes links, que podem apresentar problemas como indisponibilidade de acesso em razão de falhas em seus servidores, acidentes nos sistemas de rede, fragilidades em seus mecanismos de segurança, entre outros.
—
Livre de Inteligência Artificial / Este conteúdo e imagem relacionada não foram gerados por IAs.
—
Fale com o Editor >
—
+55 19 3252-4324
Barão de Itapura, 2323
8° andar, Guanabara
Campinas, SP
Brasil