Notícia anterior
Próxima Notícia
Destaques | Editor | Sobre Nós |

Amanda Duarte é destaque em edição especial Análise Advocacia Mulher

Entre as mais jovens: Amanda Duarte é destaque em Análise Advocacia Mulher 2022
Projeto editorial Análise Advocacia Mulher relaciona Amanda Pesciutti Duarte entre as advogadas-sócias mais jovens e admiradas do Brasil.

Por Análise Editorial.

Galgar uma posição de destaque – como sócia ou gerente – dentro de uma banca de advocacia é uma realização para qualquer profissional. Quando esse profissional é do gênero feminino, a pessoa passa a integrar um grupo ainda mais exclusivo. Se a conquista acontece antes dos 35 anos, então, essa advogada faz parte do que se pode chamar de seleta minoria.

Apenas 2% das Mais Admiradas têm menos de 30 anos de idade. Entre as Mais Admiradas desta edição, há alguns exemplos de profissionais com esse tipo de feito na carreira. A história de três delas contribui para dar mais cor e sabor a este Análise Advocacia Mulher. Elas são Amanda Pesciutti Duarte, sócia do Vaz de Almeida Advogados; Andrea Vainer, sócia do Torres, Falavigna e Vainer Advogados; e Bibianna Peres, gerente e associada sênior do Loeser e Hadad Advogados.

Para Andrea Vainer, o reconhecimento é importante. Mas, junto com ele, vem uma grande responsabilidade administrativa, que acaba por modificar o cotidiano profissional e seu próprio papel dentro da firma. «A posição de liderança requer uma intensa ― mas prazerosa ― dedicação», explica Vainer. Na mesma linha, Amanda Pesciutti Duarte comenta que fazer o trabalho com empenho e carinho é uma fórmula infalível. «A dedicação acaba sendo reconhecida», diz. «O afloramento de aspectos como instinto de liderança, comprometimento e proatividade contribuiu na minha trajetória profissional e na conquista de espaço», pontua Bibianna Peres. Segundo ela, a realização motiva o aperfeiçoamento de qualidades já existentes.

Em relação aos desafios da carreira, Vainer cita que sua área de atuação ― Direito Penal ―, foi escolhida por influência de seu avô, Henrique Vainer, advogado criminalista. Uma especialidade, desde sempre, predominantemente masculina, o que tornou mais desafiadora a questão de ser uma mulher jovem atuando na área. Ela lembra de momentos em que a capacidade de exercer sua função foi questionada. Atualmente, relata uma significativa mudança nesse sentido, mas admite que ainda é preciso percorrer um longo caminho para que a equidade de gêneros se estabeleça em
todos os sentidos na profissão.

Bibianna Peres reforça a visão de que os obstáculos sociais, relacionados à juventude e gênero, estão, sim, muito presentes. Em razão disso, advogadas como ela se veem obrigadas a provar, mais do que outros profissionais da área, que são boas no que fazem. Foi a vontade de ajudar pessoas que a levou ao Direito. Ela chegou a iniciar o curso de Serviço Social, enquanto estudava para se tornar advogada. Ao vivenciar as duas áreas, percebeu que, apesar dos desafios que enfrentaria, foi na prática da advocacia que encontraria realização pessoal. «Tenho a impressão de que o reconhecimento profissional veio como consequência», diz.

Amanda Pesciutti Duarte, que atua em Contratos, acredita que a própria especialidade a escolheu. A área a atraiu antes mesmo de ela cursar Direito. Seu principal desafio, segundo conta, é equilibrar a entrega que a profissão exige com os compromissos da vida pessoal. «Balancear trabalho, questões pessoais e estudos de maneira inteligente, em uma área que requer constante atualização técnica e acadêmica, é uma responsabilidade trabalhosa.»

Amanda foi citada pela publicação entre as Advogadas Mais Admiradas do Brasil por 4 distinções: Contratos Empresariais, Área Cível, Setor Automotivo e de Autopartes e Estado de São Paulo.

Conheça o nosso Hub de Soluções >
 
Leia também
> Amanda Pesciutti Duarte foi reconhecida como uma das Advogadas Mais Admiradas do Brasil
> Vaz de Almeida Advogados foi eleito, pela 7ª vez, um dos Escritórios Mais Admirados do Brasil
 
 
 
Vaz de Almeida Advogados é um escritório independente, dedicado ao suporte legal às companhias estrangeiras no Brasil e às empresas brasileiras instaladas no País e no exterior. Nossa firma possui um círculo de especialistas experimentados em desobstruir as barreiras que comprometem o tempo e a energia dos executivos, liberando-os para se concentrarem no trabalho que realmente importa: superar as expectativas de seus acionistas.
 

 
Nossos conteúdos têm o objetivo de comunicar a perspectiva legal dos acontecimentos e prover contexto aos eventos mais relevantes que podem influenciar companhias e organizações. Casos em concreto demandam atenção técnica personalizada sobre os fatos, e devem obter assessoria jurídica sob medida antes da adoção de qualquer providência legal ou paralegal. Se você, sua empresa ou o conselho de acionistas de sua organização precisam de aconselhamento, entre em contato com o advogado de sua confiança.
 
 
 
+55 19 3252-4324
 
Barão de Itapura, 2323
8° andar, Guanabara
Campinas, SP
Brasil

Compartilhe
Vaz de Almeida

VAZ DE ALMEIDA ADVOGADOS é um escritório independente, dedicado ao suporte legal às companhias estrangeiras no Brasil e às empresas brasileiras instaladas no país e no exterior. Nosso propósito é desobstruir as barreiras que comprometem o tempo e a energia dos executivos, liberando-os para se concentrarem no trabalho que realmente importa: superar as expectativas de seus acionistas.