Notícia anterior
Próxima Notícia
Destaques | Tributário |

Receita reconhece crédito do PIS e da COFINS sobre vale-transporte

Receita Federal do Brasil reconhece crédito do PIS e da COFINS sobre vale-transporte
Antes, a RFB admitia a apuração de créditos de PIS-COFINS sobre os gastos com VT somente para as empresas que realizassem prestação de serviços de limpeza, conservação e manutenção.

por Mauricio Nucci

A Receita Federal do Brasil (RFB) acenou positivamente para o entendimento de que a indústria e a prestação de serviços podem se creditar em relação ao PIS e à COFINS sobre os gastos com vale-transporte fornecido aos seus funcionários que trabalhem diretamente na produção.

No novo entendimento, a RFB admite que o vale-transporte é despesa obrigatória às empresas, independentemente de suas atividades, em razão da imposição legal que as obriga, reconhecendo-o como um custo necessário e relevante, tal como definido pelo conceito de insumo do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Dizendo a mesma coisa de outra forma, a RFB reconheceu que o vale-transporte é uma despesa contingente da viabilização das operações das empresas, o que responde ao critério estabelecido pelo STJ para que as empresasse creditem sobre o PIS e sobre a COFINS.

Antes disso, as autoridades fiscais somente admitiam a apuração de créditos do PIS e da COFINS sobre os gastos com vale-transporte para as empresas que realizassem atividades de prestação de serviços de limpeza, conservação e manutenção. Vale-refeição, vale-alimentação e uniformes seguem restritos a esses setores específicos.

O propósito da Área Tributária (Contencioso Administrativo e Judicial tributário e Consultoria e Planejamento Estratégico Tributário) é reduzir os custos de nossos clientes por meio da identificação de oportunidades tributárias legítimas. Fale com o advogado de sua confiança.
 
 
 
 
+55 19 3252-4324
 

Nossos conteúdos têm o objetivo de comunicar a perspectiva legal dos acontecimentos e prover contexto aos eventos jurídicos mais relevantes que podem influenciar companhias e organizações. Casos em concreto demandam atenção técnica personalizada sobre os fatos, e devem obter assessoria jurídica sob medida antes da adoção de qualquer providência legal ou paralegal. Se você, sua empresa ou o conselho de acionistas de sua organização precisam de aconselhamento, entre em contato com o advogado de sua confiança.
 
Avenida Barão de Itapura, 2323
8º andar, Guanabara
Campinas, SP
Brasil

Compartilhe
Vaz de Almeida

VAZ DE ALMEIDA ADVOGADOS é um escritório independente, dedicado ao suporte legal às companhias estrangeiras no Brasil e às empresas brasileiras instaladas no país e no exterior. Nosso propósito é desobstruir as barreiras que comprometem o tempo e a energia dos executivos, liberando-os para se concentrarem no trabalho que realmente importa: superar as expectativas de seus acionistas.