Notícia anterior
Próxima Notícia
Destaques | Tributário |

STF forma maioria pela não inclusão de créditos presumidos de ICMS na base de cálculo de PIS-COFINS

STF forma maioria pela não inclusão de créditos presumidos de ICMS na base de cálculo de PIS-COFINS
É incompatível com a Constituição Federal a inclusão ― na base de cálculo de PIS-COFINS ― de créditos presumidos de ICMS.

por Mauricio Nucci

Seis de onze ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votaram pela possibilidade de exclusão, na base de cálculo do PIS e da COFINS, dos valores correspondentes aos créditos presumidos de ICMS decorrentes de incentivos fiscais concedidos por Estados e pelo Distrito Federal.

Para o relator, ministro Marco Aurélio, os créditos presumidos configuram renúncia fiscal, não havendo aquisição de disponibilidade a sinalizar capacidade contributiva, mas simples redução ou ressarcimento de custos. Segundo o seu juízo, o registro contábil referente à diminuição de passivo de ICMS a ser pago em razão do benefício ― ainda que anotado como ingresso ― não o transforma em receita para fins de enquadramento, na materialidade das referidas contribuições.

Ficou vencido o Ministro Alexandre de Moraes que defendeu que as leis de regência do PIS e da COFINS, ao preverem as hipóteses de exclusão da base de cálculo das contribuições, não fazem menção aos créditos presumidos de ICMS.

O julgamento foi suspenso em razão do pedido de vista do Ministro Dias Toffoli.

Entenda como esse posicionamento pode afetar suas práticas fiscais. Fale com o advogado de sua confiança.
 
 
 
 
+55 19 3252-4324
 

Nossos conteúdos têm o objetivo de comunicar a perspectiva legal dos acontecimentos e prover contexto aos eventos jurídicos mais relevantes que podem influenciar companhias e organizações. Casos em concreto demandam atenção técnica personalizada sobre os fatos, e devem obter assessoria jurídica sob medida antes da adoção de qualquer providência legal ou paralegal. Se você, sua empresa ou o conselho de acionistas de sua organização precisam de aconselhamento, entre em contato com o advogado de sua confiança.
 
Avenida Barão de Itapura, 2323
8º andar, Guanabara
Campinas, SP
Brasil

Compartilhe
Vaz de Almeida

VAZ DE ALMEIDA ADVOGADOS é um escritório independente, dedicado ao suporte legal às companhias estrangeiras no Brasil e às empresas brasileiras instaladas no país e no exterior. Nosso propósito é desobstruir as barreiras que comprometem o tempo e a energia dos executivos, liberando-os para se concentrarem no trabalho que realmente importa: superar as expectativas de seus acionistas.