Notícia anterior
Próxima Notícia
Destaques |

Jurimetria como ferramenta de Compliance

Legale n. 800A Jurimetria auxilia os profissionais do Direito a construir estratégias de atuação visando à segurança jurídica e a minimização de riscos.

Por Amanda Duarte e Mariana Fiori.

 
Compliance, no âmbito corporativo, refere-se à conformidade dos processos e práticas de um negócio às leis, regulamentos, políticas, regras e controles internos e externos, visando à prevenção de riscos, principalmente.

Por meio do uso da inteligência artificial e Big Data, os mecanismos de aprendizagem automática e processamento de linguagem natural são ativados, em paralelo ao tratamento de informações jurídicas, jurisprudências e dados mais objetivos, resultando em uma sólida base de dados que são reunidos e cruzados. Nesse sentido, o uso da estatística aplicada ao Direito ganhou o nome de Jurimetria, consistindo, em suma, na análise de dados estatísticos relativos às atividades jurídicas.

Dentre outras coisas, a Jurimetria possibilita às empresas:

(a) coletar informações sobre os mais diversos elementos do negócio, a fim de cultivar um banco de dados que servirá aos estudos estatísticos;
(b) uma visão realista e estratégica do negócio, assim como uma visão mais ampla do contexto externo;
(c) o acesso ordenado a dados cruciais ao cumprimento das regras de Compliance e da análise de conformidade dos processos e práticas da empresa;
(d) um posicionamento mais assertivo, atuando na gestão dos negócios com maior segurança;
(e) indicação de onde estão os riscos de infringência às regras de Compliance;
(f) a resolução de conflitos e o tratamento de não-conformidades, com soluções alinhadas aos problemas e de maneira mais acelerada e eficiente; e
(g) o provisionamento de eventuais perdas, permitindo a tomada das medidas cabíveis para eliminá-las, minimizá-las ou, ao menos, saneá-las.

Resta claro, portanto, que em termos de Compliance, a Jurimetria auxilia os profissionais do Direito a construir estratégias de atuação visando à segurança jurídica e a minimização de riscos, sendo uma ferramenta poderosa no aprimoramento, qualidade e eficácia das atividades executadas pelos departamentos de Compliance de empresas de diversos segmentos.

Havendo qualquer dúvida ou necessidade nesse sentido, o time Corporativo de Vaz de Almeida Advogados estará à disposição para prestar todo o suporte necessário.
 
Conheça o nosso Hub de Soluções Corporativas >
 
 
 
O Corporativo Vaz de Almeida é altamente qualificado e experimentado em planejamentos societários de grupos empresariais; formação de consórcios e joint ventures; operações refinadas de M&A, incorporações, transformações e cisões; constituição de empresas, subsidiárias ou não, fora do Brasil; desenvolvimento de políticas de compliance societário; estruturação de operações financeiras; Wealth Management e Mercado de Luxo; gestão de departamentos jurídicos in loco com alocação de advogados e «gerentes jurídicos Turn-Key»; viabilização de operações junto ao CADE; suporte legal às operações disciplinadas pelo BACEN, pela CVM, pelo COAF e outras instituições reguladoras.
 

 
Nossos conteúdos têm o objetivo de comunicar a perspectiva legal dos acontecimentos e prover contexto aos eventos mais relevantes que podem influenciar companhias e organizações. Casos em concreto demandam atenção técnica personalizada sobre os fatos, e devem obter assessoria jurídica sob medida antes da adoção de qualquer providência legal ou paralegal. Se você, sua empresa ou o conselho de acionistas de sua organização precisam de aconselhamento, entre em contato com o advogado de sua confiança.
 
 
 

Fale com o editor >

 
+55 19 3252-4324
 
Barão de Itapura, 2323
8° andar, Guanabara
Campinas, SP
Brasil

Compartilhe
Categorias
Vaz de Almeida

VAZ DE ALMEIDA ADVOGADOS é um escritório independente, dedicado ao suporte legal às companhias estrangeiras no Brasil e às empresas brasileiras instaladas no país e no exterior. Nosso propósito é desobstruir as barreiras que comprometem o tempo e a energia dos executivos, liberando-os para se concentrarem no trabalho que realmente importa: superar as expectativas de seus acionistas.