Notícia anterior
Próxima Notícia
Destaques | Tributário |

Julgamento da inclusão do ISS na base do PIS-COFINS será reiniciado

Julgamento da inclusão do ISS na base de cálculo do PIS e da COFINS será reiniciado
Recurso que examina a constitucionalidade da inclusão do valor pago a título de ISS nas bases de cálculo do PIS e da COFINS foi interrompido pelo Ministro Luiz Fux e deve recomeçar do zero.

por Mauricio Nucci

Em agosto de 2020 o Ministro Celso de Mello, que relatou o caso, argumentou pela retirada do imposto municipal dos cálculos. Segundo o seu juízo, o valor arrecadado a título de ISS, «por não se incorporar, definitivamente, ao patrimônio do contribuinte, não integra a base de cálculo das contribuições sociais referentes ao PIS e à COFINS» uma vez que o recolhimento do ISS «não se reveste nem tem a natureza de receita ou de faturamento, qualificando-se, ao contrário, como simples ingresso financeiro que (…) transita (…) pela contabilidade do contribuinte».

Desse modo, o relator concluiu que os fundamentos que deram suporte à retirada do ICMS da base do PIS e da COFINS eram «inteiramente» aplicáveis ao caso (RE 592616).

Embora o entendimento fosse tecnicamente irrefutável, o ministro Dias Toffoli colocou a discussão na geladeira ao pedir vista do processo. Um ano depois (agosto de 2021), examinado por meio de plenário virtual, 8 ministros declararam seu voto e o caso ficou empatado.

O pedido de destaque feito pelo Ministro Fux na última sexta-feira (27) faz com que o julgamento recomece praticamente do zero.

O que está em jogo

Em perspectiva, o posicionamento do Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) (a) descarta o voto a favor dos contribuintes do ministro Celso de Mello, agora aposentado; (b) introduz o ministro Nunes Marques, que tem votado, em geral, pelas pautas do Executivo; e, de quebra, (c) soma zero ao clima tenso que existe entre o Executivo e o Judiciário.

Não há previsão de quando o caso entrará na pauta.

Leia também:
Exclusão do ISS do cálculo do PIS e da COFINS será julgado em agostoNotícias & Alertas, 06.08.2021
 
Conheça o nosso Hub de Soluções >
 
Nossos especialistas estão sempre prontos para identificar oportunidades reais de redução de custos tributários e de eliminação de riscos e contingências. Fale com o advogado ou consultor de sua confiança.
 

Nossos conteúdos têm o objetivo de comunicar a perspectiva legal dos acontecimentos e prover contexto aos eventos mais relevantes que podem influenciar companhias e organizações. Casos em concreto demandam atenção técnica personalizada sobre os fatos, e devem obter assessoria jurídica sob medida antes da adoção de qualquer providência legal ou paralegal. Se você, sua empresa ou o conselho de acionistas de sua organização precisam de aconselhamento, entre em contato com o advogado de sua confiança.
 
 
+55 19 3252-4324
 
Barão de Itapura, 2323
8° andar, Guanabara
Campinas, SP
Brasil

Compartilhe
Vaz de Almeida

VAZ DE ALMEIDA ADVOGADOS é um escritório independente, dedicado ao suporte legal às companhias estrangeiras no Brasil e às empresas brasileiras instaladas no país e no exterior. Nosso propósito é desobstruir as barreiras que comprometem o tempo e a energia dos executivos, liberando-os para se concentrarem no trabalho que realmente importa: superar as expectativas de seus acionistas.