Notícia anterior
Próxima Notícia
Destaques | Tributário |

Painel Tributário #8

Painel Tributário Vaz de Almeida Advogados #8
Decisões judiciais, legislação, atualizações normativas e agenda fiscal para quem tem pressa.

por Geyse Fernandes e Mauricio Nucci

Julgamento da inclusão do ISS na base de cálculo do PIS e da COFINS será reiniciadoNotícias & Alertas 31.08
Recurso que examina a constitucionalidade da inclusão do valor pago a título de ISS nas bases de cálculo do PIS e da COFINS foi interrompido por pedido de destaque do Ministro Luiz Fux. Saiba mais.

Publicada a versão 2.7.2 do programa EFD ICMS IPI ― 30.08
Foi disponibilizada a versão 2.7.2 do PVA EFD ICMS IPI, com a correção que permite a escrituração de NF3e cancelada pelos contribuintes do setor elétrico. A Nota Fiscal de Energia Elétrica Eletrônica (NF3e) é o documento emitido e armazenado (apenas) digitalmente, com o intuito de documentar o consumo de energia elétrica, cuja validade jurídica é garantida pela assinatura digital do emitente autorizada pela administração tributária da unidade federada do contribuinte. Faça o download.

Parcelamento do FGTS 2021 pela MP 1046: como deve ser feito o recolhimento ― 25.08
A Medida Provisória 1046 (2021) permitiu que as empresas suspendessem os depósitos do FGTS nos meses de abril à julho, com vencimento de maio à agosto. Como os pagamentos devem ser retomados a partir do próximo dia 6 de setembro, é possível que muitos contribuintes tenham dúvidas a respeito de como fazê-los. Basicamente, o valor total devido pode ser parcelado em até 4 parcelas ― que precisam ser pagas até dezembro. O recolhimento pode ser centralizado, de todos os estabelecimentos vinculados; ou descentralizado, para cada estabelecimento declarado. Informações sobre valores, parcelamento e emissão das guias para o pagamento das parcelas são acessíveis pelo portal Conectividade Social. O menu do portal já contém a opção «Parcelamento MP 1046». Vc pode acessar a plataforma por aqui. A Caixa Econômica também preparou uma cartilha. Acesse.

PGFN abre parcelamento para contribuintes em débito com o FGTS inscritos na Dívida Ativa da UniãoNotícias & Alertas 25.08
A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) abriu negociações para pessoas físicas e jurídicas em débito com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Entenda como a adesão pode ser feita, a forma de pagamento adequada ao seu caso e os descontos possíveis ao seu perfil de contribuinte. Acesse a notícia completa.

Receita Federal revoga 17 instruções normativas de uma só vez ― 24.08
A Receita Federal revogou 17 instruções normativas publicadas entre 2007 e 2018, a respeito de temas como o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), a Declaração de Informações sobre Movimentação Financeira (DIMOF) e a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ), entre outros, todos eles cujos efeitos se exauriram ou, de qualquer maneira, se tornaram inaplicáveis. A relação das 17 instruções normativas revogadas consta na IN 2045, que pode ser lida aqui.
 
Conheça o nosso Hub de Soluções >
 
Nossos especialistas estão sempre prontos para identificar oportunidades reais de redução de custos tributários e de eliminação de riscos e contingências. Fale com o advogado ou consultor de sua confiança.
 

Painel Tributário é um informativo periódico e constitui uma prestação de serviços à comunidade empresarial sobre legislação, atualizações normativas e agenda tributária. Na forma de notas curtas, os conteúdos podem dispor de links para websites oficiais, a fim de facilitar o acesso dos nossos seguidores e assinantes aos serviços e publicações referidos. Não nos responsabilizamos (e nem teria como!), entretanto, pela integridade destes websites, que podem apresentar problemas como indisponibilidade de acesso em razão de falhas em seus servidores, acidentes nos sistemas de rede, fragilidades em seus mecanismos de segurança, entre outros.
 
 
+55 19 3252-4324
 
Barão de Itapura, 2323
8° andar, Guanabara
Campinas, SP
Brasil

Compartilhe
Vaz de Almeida

VAZ DE ALMEIDA ADVOGADOS é um escritório independente, dedicado ao suporte legal às companhias estrangeiras no Brasil e às empresas brasileiras instaladas no país e no exterior. Nosso propósito é desobstruir as barreiras que comprometem o tempo e a energia dos executivos, liberando-os para se concentrarem no trabalho que realmente importa: superar as expectativas de seus acionistas.