Alertas | Destaques | Tributário |

Governo eleito revoga redução de alíquotas do AFRMM e de PIS-COFINS sobre receitas financeiras

Legale n. 836 ― Medidas publicadas no 1º dia útil do novo mandato presidencial revogam redução de alíquotas do frete marítimo, alíquotas do PIS-PASEP e da COFINS.

Por Mauricio Nucci, com Rafael Maniero.

Foi publicado, neste dia 2 de janeiro, primeiro dia útil do ano, o Decreto n. 11.374 (2023), que revogou as reduções das alíquotas do Adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante (AFRMM), do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) incidentes sobre receitas financeiras, de maneira a restabelecer suas antigas alíquotas. As referidas reduções ― agora revogadas ― foram estabelecidas pelos Decretos n. 11.321 (2022), que previa o desconto de 50% para as alíquotas do AFRMM, e n. 11.322 (2022), que estabelecia alíquotas de PIS e COFINS incidentes sobre as receitas financeiras em 0,33% e 2%, respectivamente, com vigência previstas a partir do primeiro dia do ano de 2023.
 
O novo decreto ― que revogou as reduções previstas a partir de janeiro ― entrou em vigor no dia de sua publicação e retomou a aplicação das alíquotas do PIS e da COFINS incidentes sobre as receitas financeiras em 0,65% e 4%, respectivamente, conforme a redação original do Decreto n. 8.426, de 2015.
 
 
Mas é juridicamente válido reestabelecer alíquotas imediatamente depois de sua recente revogação, sem o transcurso da «anterioridade nonagesimal»?
 
Apesar da previsão contida no novo decreto ― a respeito de sua aplicação imediata ― existem sólidos fundamentos para seu questionamento. Isto porque, a revogação do Decreto que previa as reduções, após o início de sua vigência, não observou as regras da «anterioridade nonagesimal», segundo a qual o ente tributante apenas poderá majorar tributos após transcorrido 90 dias da publicação da Lei que o instituiu ou aumentou.
 
Cumpre ressaltar que o Supremo Tribunal Federal (STF) já se debruçou sobre esta questão quando da apreciação do Recurso Extraordinário n. 1.043.313 (Tema 939). Na oportunidade, os ministros do STF estabeleceram que, apesar de válidas as alterações das alíquotas do PIS e da COFINS incidentes sobre receitas financeiras via decreto editado pelo Poder Executivo, a sua majoração deve observar a «anterioridade nonagesimal».
 
Em conclusão, aos contribuintes que recolhem PIS e COFINS sobre receitas financeiras ― e AFRRM ―, é sugerida a verificação do impacto financeiro para o início de 2023, de maneira a possibilitar o questionamento no judiciário.

Nossos especialistas estão sempre prontos para identificar oportunidades reais de redução de custos tributários e de eliminação de riscos e contingências.
 
 
 

Conheça o nosso hub tributário >
 
 
 

Sócio da Área: Mauricio Santos Nucci >
 
 
 

Pessoas e Comunidade >
Conheça os nossos líderes >
Prêmios, Selos e Reconhecimentos >
INSIGHTS, o nosso Portal de Notícias >
 
 
 

Tributário >
Corporativo >
Relações do Setor Automotivo >
Prevenção e Resolução de Conflitos >
Relações de Trabalho, Mobilidade Global e Gestão de Pessoas >
 
ESG, Ambiental e Sustentabilidade >
Inovação, Direito Digital e Cibersegurança >
Propriedade Intelectual >
Infraestrutura, Imobiliário e Construção Civil >
Direito Administrativo, Direito Público e Regulatório >
 
 
 

O propósito da Área Tributária é potencializar os resultados econômico-financeiros dos nossos clientes, catalisando suas receitas e reduzindo seus custos tributários por meio da identificação de oportunidades tributárias legítimas e da eliminação de riscos e contingências, abordando de maneira personalíssima e particularizada cada cenário, sem a projeção de «soluções» prontas. Também contribuímos com os nossos clientes por meio de operações de compliance tributário, examinando cuidadosamente seus planejamentos atuais, confrontando suas operações com as legislações federal, estadual e municipal e suas regulamentações, instruções, atos e consultas, incluindo os precedentes mais oportunos e os leading cases aplicáveis, seguidas de planejamentos estratégicos tributários, (eventualmente com reestruturações societárias), o que pode redefinir com significativa economia, por exemplo, desde o local mais adequado para a instalação de novas plantas industriais até o replanejamento logístico da cadeia de suprimentos e da rede de distribuição.
 
 
 

Nossas publicações têm o objetivo de comunicar a perspectiva legal dos acontecimentos e prover contexto aos fatos jurídicos mais relevantes que podem influenciar companhias e organizações. Casos em concreto demandam atenção técnica personalizada sobre os fatos, e devem obter assessoria jurídica sob medida antes da adoção de qualquer providência legal ou paralegal. Se você, sua empresa ou o conselho de acionistas de sua organização precisam de aconselhamento, entre em contato com o advogado de sua confiança.
 
«Legale», «Painel Tributário», «Temas Tributários» e «Notícias & Alertas» são informativos periódicos e constituem uma prestação de serviços à comunidade empresarial sobre legislação, atualizações normativas e agenda tributária. Na forma de notas curtas, alertas ou artigos, os conteúdos podem dispor de links para websites oficiais, a fim de facilitar o acesso dos nossos seguidores e assinantes aos serviços e publicações referidos. Não nos responsabilizamos (e nem teria como!), entretanto, pela integridade destes websites governamentais, que podem apresentar problemas como indisponibilidade de acesso em razão de falhas em seus servidores, acidentes nos sistemas de rede, fragilidades em seus mecanismos de segurança, entre outros.
 
 
 

Fale com o Editor >
 
 
 

+55 19 3252-4324
Barão de Itapura, 2323
8° andar, Guanabara
Campinas, SP
Brasil

Compartilhe
Vaz de Almeida

VAZ DE ALMEIDA ADVOGADOS é um escritório independente, dedicado ao suporte legal às companhias estrangeiras no Brasil e às empresas brasileiras instaladas no país e no exterior. Nosso propósito é desobstruir as barreiras que comprometem o tempo e a energia dos executivos, liberando-os para se concentrarem no trabalho que realmente importa: superar as expectativas de seus acionistas.