Notícia anterior
Próxima Notícia
Destaques | Tributário |

Painel Tributário #10

Painel Tributário Vaz de Almeida Advogados #10
Decisões judiciais, legislação, atualizações normativas e agenda fiscal para quem tem pressa.

por Geyse Fernandes e Mauricio Nucci

Após aumento, Doria anuncia redução de ICMS para bares e restaurantes ― 15.09
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou que o Estado irá reduzir para 3,2% o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para bares e restaurantes. O imposto havia sofrido aumento em janeiro de 2021 para 3,69%. Com a revisão, ele passa ao valor do ano passado.

Campinas sanciona Refis 2021 e prevê regulamentação ainda nesta semanaNotícias & Alertas 14.09
A Prefeitura de Campinas sancionou na manhã da última terça-feira (14) a lei que dispõe sobre o programa de Regularização Fiscal de Campinas, o REFIS Campinas 2021. O programa vai oferecer descontos de até 100% em juros e multas para dívidas tributárias (IPTU, ISS e taxas) e até 20% para as multas não tributárias. Saiba mais.

Receita Federal anuncia nova funcionalidade para a DCTFWeb ― 13.09
A Receita Federal do Brasil (RFB) publicou na última segunda-feira (13), o Ato Declaratório Executivo CORAT n. 14/21, que prevê a possibilidade de enviar a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb) de forma automática, assim que for realizado o fechamento do e-Social. A partir do período de apuração de outubro de 2021, os contribuintes poderão indicar no e-Social a opção de enviar automaticamente a DCTFWeb, dispensando assim a necessidade de acessar o e-CAC para fazer o envio da declaração. Qualquer contribuinte obrigado à DCTFWeb poderá optar pela transmissão direta, desde que não possua débitos suspensos no e-Social. Se forem informados valores suspensos, será necessário fazer a edição e transmissão pelo e-CAC, como de costume. Contribuintes obrigados ao envio da EFD-Reinf que desejarem utilizar a transmissão automática da DCTFWeb, devem fazer o fechamento desta escrituração antes do e-Social. Mesmo com a nova funcionalidade, ainda será necessário acessar o e-CAC para emitir o DARF. O documento, contudo, poderá ser emitido tanto pelo aplicativo da DCTFWeb como pela consulta da situação fiscal (consultar pendências), uma vez que a declaração já terá sido entregue, gerando o valor a pagar. A Receita ainda está estudando a possibilidade de emitir o DARF junto do fechamento do e-Social, quando houver transmissão direta da DCTFWeb, mas ainda não tem previsão para essa implementação.

Saiu a versão 1.0 da NT 2021.003 da NF-e a respeito da validação do GTIN ― 13.09
Publicada a versão 1.00 da NT 2021.003, que trata das regras de validação relacionadas ao preenchimento dos campos cEAN e cEANTrib na Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e na Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) para os produtos identificados por códigos de barras válidos pelo Global Trade Item Number (GTIN) desenvolvido pela GS1. A nova versão substitui a NT2017.001. A publicação está disponível na aba Documentos, opção Notas Técnicas.

Publicada a versão 7.0.11 do programa de Escrituração Contábil Fiscal (ECF) ― 10.09
Foi publicado na última quinta-feira, 9 de setembro, a versão 7.0.11 do programa de ECF, com as seguintes melhorias: (1) correção do bug no preenchimento dos registros M305 e M355 e (2) melhorias no desempenho do programa no momento da validação do arquivo da ECF.

Contribuintes conseguem reconhecimento de créditos de PIS-COFINS no transporte de empregadosNotícias & Alertas 10.09
A Receita Federal publicou duas soluções de consulta que reconhecem o direito aos créditos de PIS e de COFINS nas despesas com vale-transporte e fretamento para empregados, sob certas condições. As orientações às consultas foram publicadas pela Divisão de Tributação (DISIT) da 6ª Região Fiscal da RFB de Minas Gerais na sexta-feira (dia 3) e vinculam apenas aos contribuintes que as fizeram. Mas quais condições são essas? E o que pode ser feito? Entenda.
 
Conheça o nosso Hub de Soluções >
 
Nossos especialistas estão sempre prontos para identificar oportunidades reais de redução de custos tributários e de eliminação de riscos e contingências. Fale com o advogado ou consultor de sua confiança.
 

Painel Tributário é um informativo periódico e constitui uma prestação de serviços à comunidade empresarial sobre legislação, atualizações normativas e agenda tributária. Na forma de notas curtas, os conteúdos podem dispor de links para websites oficiais, a fim de facilitar o acesso dos nossos seguidores e assinantes aos serviços e publicações referidos. Não nos responsabilizamos (e nem teria como!), entretanto, pela integridade destes websites, que podem apresentar problemas como indisponibilidade de acesso em razão de falhas em seus servidores, acidentes nos sistemas de rede, fragilidades em seus mecanismos de segurança, entre outros.
 
 
+55 19 3252-4324
 
Barão de Itapura, 2323
8° andar, Guanabara
Campinas, SP
Brasil
Brasil

Compartilhe
Vaz de Almeida

VAZ DE ALMEIDA ADVOGADOS é um escritório independente, dedicado ao suporte legal às companhias estrangeiras no Brasil e às empresas brasileiras instaladas no país e no exterior. Nosso propósito é desobstruir as barreiras que comprometem o tempo e a energia dos executivos, liberando-os para se concentrarem no trabalho que realmente importa: superar as expectativas de seus acionistas.