Destaques | Editor | Sobre Nós | Tributário |

Mauricio Nucci falou aos associados da Câmara Brasil-Alemanha sobre a Reforma Tributária

Mauricio Nucci falou aos associados da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de Comércio e Indústria a respeito das principais mudanças trazidas pela proposta de Reforma Tributária, em tramitação no Senado.
 

Paulo Reganin, editor.
Do Núcleo de Comunicação.
English >


Sobre Nós.
 
A convite da Câmara Brasil-Alemanha (AHK), o advogado Mauricio Nucci, sócio da Área Tributária, palestrou nesta quinta-feira, dia 24 de agosto, na jornada de debates sobre «As principais mudanças trazidas pela Reforma Tributária».
 
O evento ― presencial e exclusivo para os associados ― aconteceu na sede da AHK São Paulo, uma instituição que tem investido consistentemente em eventos com temas de natureza tributária para os seus associados, composta majoritariamente por indústrias de origem Alemã instaladas no Brasil, algumas das quais, nossas clientes. «Nossos associados demandam cada vez mais por esse tema e, mesmo com a agenda praticamente fechada até o fim do ano, precisamos abrir espaço e fazer esse tipo de evento acontecer», disse Andreia Santos, Diretora de Assuntos Associativos e Eventos. Segundo a Diretora Jurídica da instituição, a Dra. Claudia Bärmann Bernard, a AHK deve proporcionar um outro evento como esse assim que o processo legislativo no Senado concluir os seus trabalhos. «Vamos ter que fazer uma segunda vez», disse Claudia, diante da quantidade de inscrições e lotação do espaço.
 
 
Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de Comércio e Indústria
 
A jornada foi uma oportunidade privilegiada para os associados aprofundarem o estudo da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) n. 45, de 2019, aprovada pela Câmara dos Deputados no início de julho (2023) e atualmente em tramitação no Senado Federal. Na palestra, Mauricio Nucci ofereceu um painel amplo a respeito da PEC 45, especialmente sobre o provável modelo brasileiro de Imposto de Valor Agregado (IVA) «dual» que vai substituir a COFINS, o IPI e o PIS (impostos federais); e o ICMS e o ISS (estadual e municipal).
 
Há muitos anos, Vaz de Almeida Advogados faz o suporte legal de empresas com sede ou origem em países da Comunidade Europeia, especialmente a Alemanha, berço de inúmeras organizações de classe mundial, sólidas em números e em cultura, dotadas de uma obstinada ética de trabalho.
 

 
Especial: a Reforma Tributária no Senado >
 
 
 

Íntegra da PEC 45 aprovada pela Câmara
Íntegra da PEC 110 do Senado
Nota Informativa do Ministério da Fazenda
Nota Técnica do Ministério da Fazenda
 
 
 

One Page da PEC 45 aprovada pela Câmara >
PEC 45 aprovada pela Câmara versão Mobile >
 
 
 

Contencioso Administrativo e Judicial Tributário >
Consultoria e Planejamento Estratégico Tributário >
 
 
 

Sócio das Áreas: Mauricio Santos Nucci >
 
 
 

Pessoas e Comunidade >
Conheça os nossos líderes >
Prêmios, Selos e Reconhecimentos >
Notícias: conteúdo de qualidade no nosso portal >
 
 
 

Tributário >
Corporativo >
Relações do Setor Automotivo >
Prevenção e Resolução de Conflitos >
Relações de Trabalho, Mobilidade Global e Gestão de Pessoas >
 
ESG, Ambiental e Sustentabilidade >
Inovação, Direito Digital e Cibersegurança >
Propriedade Intelectual >
Infraestrutura, Imobiliário e Construção Civil >
Direito Administrativo, Direito Público e Regulatório >
 
 
 

Nossas publicações têm o objetivo de comunicar a perspectiva legal dos acontecimentos e prover contexto aos fatos jurídicos mais relevantes que podem influenciar companhias e organizações. Casos em concreto demandam atenção técnica personalizada sobre os fatos, e devem obter assessoria jurídica sob medida antes da adoção de qualquer providência legal ou paralegal. Se você, sua empresa ou o conselho de acionistas de sua organização precisam de aconselhamento, entre em contato com o advogado de sua confiança.
 
«Legale», «Painel Tributário», «Temas Tributários» e «Notícias & Alertas» são informativos periódicos e constituem uma prestação de serviços à comunidade empresarial sobre legislação, atualizações normativas e agenda tributária. Na forma de notas curtas, alertas ou artigos, os conteúdos podem dispor de links para websites oficiais, a fim de facilitar o acesso dos nossos seguidores e assinantes aos serviços e publicações referidos. Não nos responsabilizamos (e nem teria como!), entretanto, pela integridade destes websites governamentais, que podem apresentar problemas como indisponibilidade de acesso em razão de falhas em seus servidores, acidentes nos sistemas de rede, fragilidades em seus mecanismos de segurança, entre outros.
 
 
 

Fale com o Editor >
 
 
 

+55 19 3252-4324
Barão de Itapura, 2323
8° andar, Guanabara
Campinas, SP
Brasil

Compartilhe
Vaz de Almeida

VAZ DE ALMEIDA ADVOGADOS é um escritório independente, dedicado ao suporte legal às companhias estrangeiras no Brasil e às empresas brasileiras instaladas no país e no exterior. Nosso propósito é desobstruir as barreiras que comprometem o tempo e a energia dos executivos, liberando-os para se concentrarem no trabalho que realmente importa: superar as expectativas de seus acionistas.