Painel Tributário n. 51
Notícia anterior
Destaques |

Manipulação de algoritmos é o novo alvo da União Europeia

Legale n. 820 ― Proposta do Conselho da União Europeia quer deter manipulação de algoritmos e proteger os direitos fundamentais. O Brasil seguirá o exemplo?

Por Matheus Koseki.

O Conselho da União Europeia aprovou, recente, duas novas Leis (Acts) para estabelecer as regras dos sistemas operados pelas plataformas digitais, em especial as grandes empresas de tecnologia ― as famosas big techs. O pacote compreende a Digital Services Act, voltada aos serviços e conteúdos oferecidos aos internautas; e a Digital Markets Act, que busca, por sua vez, maior equidade na concorrência nos mercados digitais.

A Digital Services Act (DSA) estabelece critérios para o comportamento dos algoritmos de recomendação de produtos e conteúdos, proibindo a adoção dos chamados dark patterns, os «padrões obscuros» que manipulam o comportamento dos usuários na rede mundial de computadores, estabelecendo diretrizes de transparência e atribuindo responsabilidades aos agentes digitais, com base no funcionamento e tamanho de cada empresa.

Já o Digital Markets Act (DMA) é uma espécie de «declaração de guerra» contra a concentração de poder das grandes plataformas da web que controlam importantes ecossistemas da economia digital, ― e que se comportam como guardiões dos mercados, com o poder de agir como legisladores privados, de tal modo que suas regras às vezes resultam em condições injustas para as empresas que usam essas plataformas e direcionam as opções dos consumidores ―, a fim de equilibrar as condições concorrenciais entre as empresas. Com este pacote de medidas, o Conselho da União Europeia pretende criar um quadro jurídico que garanta a segurança dos usuários e estabeleça uma governança de proteção dos direitos fundamentais e um ambiente comercial online mais justo.

Seguindo o exemplo da UE, o Reino Unido e os Estados Unidos também estão estudando formas de regulamentação, indicando o que pode vir a ser uma tendência global. Será que, tal como aconteceu com a regulação da proteção de dados pessoais, o Brasil seguirá o mesmo caminho?

Conheça o nosso Hub de soluções em LGPD, Inovação Digital e Cibersegurança >
 
 
 

Sócia da Área: Amanda Pesciutti Duarte >
 
 
 

Pessoas e Comunidade >
Conheça os nossos líderes >
Prêmios, Selos e Reconhecimentos >
INSIGHTS, o nosso Portal de Notícias >
 
 
 

Tributário >
Corporativo >
Relações do Setor Automotivo >
Prevenção e Resolução de Conflitos >
Relações de Trabalho, Mobilidade Global e Gestão de Pessoas >
 
ESG, Ambiental e Sustentabilidade >
Inovação, Direito Digital e Cibersegurança >
Propriedade Intelectual >
Infraestrutura, Imobiliário e Construção Civil >
Direito Administrativo, Direito Público e Regulatório >
 
 
 

O Corporativo VAA é altamente qualificado e experimentado em planejamentos societários de grupos empresariais; formação de consórcios e joint ventures; operações de M&A, incorporações, transformações e cisões; constituição de empresas, subsidiárias ou não, fora do Brasil; políticas de compliance societário; estruturação de operações financeiras; Wealth Management e Mercado de Luxo; gestão de departamentos jurídicos in loco com alocação de advogados e gerentes jurídicos «turn-key»; viabilização de operações junto ao CADE; e suporte às operações disciplinadas pelo BACEN, pela CVM, pelo COAF e outras instituições reguladoras.
 
Nossas publicações têm o objetivo de comunicar a perspectiva legal dos acontecimentos e prover contexto jurídico aos fatos mais relevantes que podem influenciar companhias e organizações. Casos em concreto demandam atenção técnica personalizada sobre os fatos, e devem obter assessoria jurídica sob medida antes da adoção de qualquer providência legal ou paralegal. Se você, sua empresa ou o conselho de acionistas de sua organização precisam de aconselhamento, entre em contato com o advogado de sua confiança.
 
 
 

Fale com o Editor >
 
 
 

+55 19 3252-4324
Barão de Itapura, 2323
8° andar, Guanabara
Campinas, SP
Brasil

Compartilhe
Categorias
Vaz de Almeida

VAZ DE ALMEIDA ADVOGADOS é um escritório independente, dedicado ao suporte legal às companhias estrangeiras no Brasil e às empresas brasileiras instaladas no país e no exterior. Nosso propósito é desobstruir as barreiras que comprometem o tempo e a energia dos executivos, liberando-os para se concentrarem no trabalho que realmente importa: superar as expectativas de seus acionistas.