ITBI só pode ser cobrado após registro do imóvel
Notícias & Alertas |

ITBI só pode ser cobrado após registro do imóvel

ITBI só pode ser cobrado após registro do imóvel
Município de São Paulo queria cobrar o imposto após o compromisso de compra e venda.

por Julhi Bonespírito

O Supremo Tribunal Federal (STF) estabeleceu, em decisão com repercussão geral, que o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) se torna devido somente por ocasião da transferência da propriedade do imóvel por meio do registro em cartório.

O caso, que foi parar em Brasília, é do Município de São Paulo, que queria cobrar o imposto após o compromisso de compra e venda do imóvel. O Município alegou que o compromisso de compra e venda é um negócio intermediário entre a celebração do compromisso em si e a venda a terceiro comprador. Também argumentou que, «de acordo com a Constituição Federal (artigo 156, inciso II), o registro em cartório é irrelevante para a incidência do imposto.»

São Paulo recorreu ao STF contra decisão do Tribunal de Justiça do Estado, que considerou ilegal a cobrança do ITBI, nos termos do Município. Por unanimidade, a decisão favoreceu o comprador do imóvel nas duas instâncias.

Embora o entendimento de que o ITBI só pode ser cobrado após registro do imóvel seja tema pacifico no STF, a fixação da tese em repercussão geral impactará uma longa série de casos semelhantes à caminho da Suprema Corte.

A redação da tese é a seguinte: «O fato gerador do imposto sobre transmissão inter-vivos de bens imóveis (ITBI) somente ocorre com a efetiva transferência da propriedade imobiliária, que se dá mediante o registro».

Para mais informações sobre disputas legais e processos administrativos envolvendo negócios imobiliários, fale com os nossos especialistas em Prevenção e Resolução de Conflitos.
 
 
 
 
+55 19 3252-4324
 

Nossos conteúdos têm o objetivo de comunicar a perspectiva legal dos acontecimentos e prover contexto aos eventos jurídicos mais relevantes que podem influenciar companhias e organizações. Casos em concreto demandam atenção técnica personalizada sobre os fatos, e devem obter assessoria jurídica sob medida antes da adoção de qualquer providência legal ou paralegal. Se você, sua empresa ou o conselho de acionistas de sua organização precisam de aconselhamento, entre em contato com o advogado de sua confiança.
 
Avenida Barão de Itapura, 2323
8º andar, Guanabara
Campinas, SP
Brasil

Compartilhe
Tags
Vaz de Almeida

VAZ DE ALMEIDA ADVOGADOS é um escritório de advocacia abrangente, dedicado à excelência do atendimento às empresas e aos seus principais líderes, ultrapassando os padrões convencionais da advocacia ao proporcionar uma experiência incomum em qualidade técnica e relacionamentos.