Notícia anterior
Próxima Notícia
Destaques |

Governo Federal disponibiliza assinatura digital gratuita de documentos pelo smartphone

Legale n. 791Assinatura digital gratuita deve facilitar o dia a dia das empresas e seus representantes ao promover redução de custos, celeridade e facilidade.

Por Matheus Schmitt.

O Ministério da Economia divulgou nessa semana que o serviço de assinatura digital disponível na plataforma Gov.br poderá ser realizado também pelo aplicativo para smartphones.

Segundo o release publicado pelo Ministério da Economia no último dia 25, «quaisquer documentos que envolvam interações com o poder público federal poderão ser assinados pelo aplicativo e terão validade legal», com o amparo da Lei 14.063 (2020) e do Decreto 10.543 (2020).

Com o início da pandemia da Covid-19, ainda no ano de 2020, o certificado digital se tornou indispensável para as empresas, em razão da implementação de protocolos de distanciamento social pelo poder público e o avanço do teletrabalho nas empresas. Operações do dia a dia corporativo, como assinatura de contratos e documentos societários, de forma impressa e com assinatura de próprio punho se tornaram ineficientes e morosos.

A transformação digital também vitimou procedimentos antiquados e defasados do poder público, substituídos pela integração e informatização dos sistemas federais estaduais e municipais, e implementou processos realizados de forma exclusivamente digital, como registrar ou regularizar empresas e negócios.

A medida deve reduzir os custos das empresas com assinaturas eletrônicas, garantir a segurança jurídica e digital de seus processos internos e dinamizar a velocidade com que documentos são aprovados e assinados no âmbito corporativo.

Por fim, qualquer usuário cadastrado na plataforma Gov.br poderá utilizar a ferramenta com uma conta de nível prata ou ouro, que pode ser facilmente obtida mediante reconhecimento facial, validação via internet banking, login no Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal ou certificado digital compatível com a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP Brasil).
 
Conheça o nosso Hub de Soluções Corporativas >
 
 
 
O Corporativo Vaz de Almeida é altamente qualificado e experimentado em planejamentos societários de grupos empresariais; formação de consórcios e joint ventures; operações refinadas de M&A, incorporações, transformações e cisões; constituição de empresas, subsidiárias ou não, fora do Brasil; desenvolvimento de políticas de compliance societário; estruturação de operações financeiras; Wealth Management e Mercado de Luxo; gestão de departamentos jurídicos in loco com alocação de advogados e «gerentes jurídicos Turn-Key»; viabilização de operações junto ao CADE; suporte legal às operações disciplinadas pelo BACEN, pela CVM, pelo COAF e outras instituições reguladoras.
 

 
Nossos conteúdos têm o objetivo de comunicar a perspectiva legal dos acontecimentos e prover contexto aos eventos mais relevantes que podem influenciar companhias e organizações. Casos em concreto demandam atenção técnica personalizada sobre os fatos, e devem obter assessoria jurídica sob medida antes da adoção de qualquer providência legal ou paralegal. Se você, sua empresa ou o conselho de acionistas de sua organização precisam de aconselhamento, entre em contato com o advogado de sua confiança.
 
 
 
+55 19 3252-4324
 
Barão de Itapura, 2323
8° andar, Guanabara
Campinas, SP
Brasil

Compartilhe
Categorias
Vaz de Almeida

VAZ DE ALMEIDA ADVOGADOS é um escritório independente, dedicado ao suporte legal às companhias estrangeiras no Brasil e às empresas brasileiras instaladas no país e no exterior. Nosso propósito é desobstruir as barreiras que comprometem o tempo e a energia dos executivos, liberando-os para se concentrarem no trabalho que realmente importa: superar as expectativas de seus acionistas.