Notícia anterior
Próxima Notícia
Destaques | Editor | Visual Law |

Contratos em Visual Law

O Visual Law em contratos facilita o entendimento, a negociação e o cumprimento dos termos contratuais.

Matheus Koseki, com
Amanda Duarte.


Legale, n. 788.
 
Pode parecer absurdo, mas muitas pessoas firmam e se obrigam ao cumprimento de um contrato sem entendê-lo plenamente, em grande parte, em razão da linguagem rebuscada ou por falta de uma tradução inteligível de sua complexidade técnica. Tempos depois, não raro, longe das motivações originais e da convergência inicial dos interesses, as cláusulas parecem se tornar imprecisas e dar margem a interpretações subjetivas.
 
Em razão desse e de vários outros pontos, com o intuito de facilitar o entendimento das disposições dos instrumentos jurídicos em geral, surgiu um movimento entorno do conceito de Visual Law, um novo modo de construir os instrumentos jurídicos, com foco na clareza do entendimento, lançando mão de recursos visuais como formas, gráficos, fluxogramas, imagens e clareza na diagramação e formatação dos conteúdos.
 
A aplicação do Visual Law em contratos, apenas para dar um exemplo, agrega enormes benefícios aos contratantes, tanto em sua celebração, quanto em sua execução. Na celebração, por possibilitar que os contratantes entendam com clareza o conteúdo e, com isso, consigam discuti-lo com maior propriedade, adequando-o à realidade fática da relação jurídica. Quando de sua execução, a apresentação mais amigável do contrato facilita aos seus executores consultá-lo para conferir seus termos e condições, evitando, dentre outras situações, interpretações ou projeções subjetivas posteriores sobre suas cláusulas e, consequentemente, desentendimentos e judicialização.
 

Contratos em Visual Law

 
Nossos clientes têm pressa. Pessoas e Organizações querem se certificar de que foram compreendidas em seus negócios e em seus processos judiciais. Contratos, petições legais, relatórios e apresentações tradicionais são cada vez mais percebidos como maçantes, prolixos e pouco assertivos.
 
Por outro lado, entender o mundo por meio de imagens é uma contingência primitiva da nossa natureza e é por isso que o Visual Law torna a comunicação jurídica tão atraente e, principalmente, tão eficiente, por meio das ferramentas criativas do Design Gráfico.
 
«Afinal, ninguém escreve por escrever. Nós queremos os resultados.»
 
 
 

Corporativo >
Propriedade Intelectual >
ESG, Ambiental e Sustentabilidade >
Inovação, Direito Digital e Cibersegurança >
 
 
 

Sócia das Áreas: Amanda Duarte >
 
 
 

Pessoas e Comunidade >
Conheça os nossos líderes >
Prêmios, Selos e Reconhecimentos >
Notícias: conteúdo de qualidade no nosso portal >
 
 
 

Tributário >
Relações do Setor Automotivo >
Prevenção e Resolução de Conflitos >
Infraestrutura, Imobiliário e Construção Civil >
Direito Administrativo, Direito Público e Regulatório >
Relações de Trabalho, Mobilidade Global e Gestão de Pessoas >
 
 
 

Nossas publicações têm o objetivo de comunicar a perspectiva legal dos acontecimentos e prover contexto aos fatos jurídicos mais relevantes que podem influenciar companhias e organizações. Casos em concreto demandam atenção técnica personalizada sobre os fatos, e devem obter assessoria jurídica sob medida antes da adoção de qualquer providência legal ou paralegal. Se você, sua empresa ou o conselho de acionistas de sua organização precisam de aconselhamento, entre em contato com o advogado de sua confiança.
 
«Legale», «Painel Tributário», «Temas Tributários» e «Notícias & Alertas» são informativos periódicos e constituem uma prestação de serviços à comunidade empresarial sobre legislação, atualizações normativas e agenda tributária. Na forma de notas curtas, alertas ou artigos, os conteúdos podem dispor de links para websites oficiais, a fim de facilitar o acesso dos nossos seguidores e assinantes aos serviços e publicações referidos. Não nos responsabilizamos (e nem teria como!), entretanto, pela integridade destes websites governamentais, que podem apresentar problemas como indisponibilidade de acesso em razão de falhas em seus servidores, acidentes nos sistemas de rede, fragilidades em seus mecanismos de segurança, entre outros.
 
 
 

Fale com o Editor >
 
 
 

+55 19 3252-4324
Barão de Itapura, 2323
8° andar, Guanabara
Campinas, SP
Brasil

Compartilhe
Vaz de Almeida

VAZ DE ALMEIDA ADVOGADOS é um escritório independente, dedicado ao suporte legal às companhias estrangeiras no Brasil e às empresas brasileiras instaladas no país e no exterior. Nosso propósito é desobstruir as barreiras que comprometem o tempo e a energia dos executivos, liberando-os para se concentrarem no trabalho que realmente importa: superar as expectativas de seus acionistas.