Notícia anterior
Próxima Notícia
Contratos em Visual Law
Destaques |

STF confirma suspensão de despejos e desocupações até 30 de junho

Legale n. 787Maioria do plenário confirma liminar concedida pelo ministro Barroso, que prorrogou até o fim de junho a vigência da Lei 14.216 (2021) que suspende despejos e desocupações.

Por Julhi Bonespírito.

A maioria do plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou, na última quarta-feira (6/4), a liminar concedida pelo ministro Luís Roberto Barroso, que prorrogou até o dia 30 de junho a vigência da Lei 14.216 (2021), que suspendeu despejos e desocupações em razão da crise econômica e social decorrente da pandemia causada pela Covid-19.

Ocorre, porém, que, em nome da proteção dos direitos fundamentais à saúde, à moradia, à dignidade e à vida dos inquilinos e «ocupantes» de imóveis urbanos e rurais, a liminar que prorroga os efeitos da Lei 14.216 também prorroga a desproteção dos direitos dos proprietários, ao impedir a retomada dos imóveis, prejudicando a já comprometida recuperação da renda proveniente destes bens.

Acompanhado pelos ministros Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes, Luiz Fux e Rosa Weber, Barroso fez um apelo para que o Legislativo debata o tema e estabeleça um «regime de transição» diante do fim da crise sanitária. Segundo o relator, «é necessário evitar que a realização de reintegrações de posse por todo o país em um mesmo momento conduza a uma situação de crise humanitária».
 
Conheça o nosso Hub de Prevenção e Resolução de Conflitos >
 
 
 
O Hub de Prevenção e Resolução de Conflitos busca, ao máximo, adotar as soluções e os meios alternativos para a resolução dos conflitos de maneira inteligente, ágil e menos onerosa possível para os nossos clientes, priorizando as negociações às vias judiciais. Mas quando não é possível evitar, a mais antiga das áreas do escritório guarda uma preciosa tradição de qualidade técnica em redação legal, estratégia processual, despachos, sustentação oral nos tribunais e interposição de recursos em todas as instâncias, a fim de assegurar o adimplemento ou a transmissão de obrigações, o cumprimento de responsabilidades civis, o respeito aos contratos, à posse, à propriedade e ao condomínio de bens e de direitos.
 

 
Nossos conteúdos têm o objetivo de comunicar a perspectiva legal dos acontecimentos e prover contexto aos eventos mais relevantes que podem influenciar companhias e organizações. Casos em concreto demandam atenção técnica personalizada sobre os fatos, e devem obter assessoria jurídica sob medida antes da adoção de qualquer providência legal ou paralegal. Se você, sua empresa ou o conselho de acionistas de sua organização precisam de aconselhamento, entre em contato com o advogado de sua confiança.
 
 
 
+55 19 3252-4324
 
Barão de Itapura, 2323
8° andar, Guanabara
Campinas, SP
Brasil

Compartilhe
Categorias
Vaz de Almeida

VAZ DE ALMEIDA ADVOGADOS é um escritório independente, dedicado ao suporte legal às companhias estrangeiras no Brasil e às empresas brasileiras instaladas no país e no exterior. Nosso propósito é desobstruir as barreiras que comprometem o tempo e a energia dos executivos, liberando-os para se concentrarem no trabalho que realmente importa: superar as expectativas de seus acionistas.