Notícia anterior
Próxima Notícia
Destaques | Tributário |

CARF: despesas portuárias geram créditos de PIS e de COFINS

CARF: despesas portuárias geram créditos de PIS e COFINS
Câmara Superior do CARF autorizou compensação de créditos por gastos com despachantes, armazenamento e embarque e desembarque de cargas.

por Geyse Fernandes e Mauricio Nucci

Operadoras de ComEx obtiveram importante precedente no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) para usarem créditos de PIS-COFINS gerados por meio de despesas portuárias. A decisão beneficiou empresa especializada em moagem de sementes para a indústria, que conseguiu reverter uma cobrança fiscal por meio do uso de créditos gerados pelo embarque e desembarque de carga, despachantes e armazenamento. A decisão é da 3ª Turma da Câmara Superior do CARF.

Prevaleceu o entendimento baseado na orientação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), segundo a qual, para gerar crédito, o insumo deve ser «essencial» e ou «relevante» para o desenvolvimento da atividade econômica, de tal modo que, na hipótese de sua subtração (despachante, armazenamento e embarque e desembarque de cargas) o negócio se tornaria praticamente inviável.

Casos semelhantes

O entendimento do CARF deve gerar economia para empresas que fazem importação e exportação e recolhem contribuições com alíquota de 9,25%. A decisão pode favorecer outros contribuintes que se enquadram na mesma situação e tenham interesse em pleitear, judicialmente, os créditos tributários.

Nossos especialistas estão prontos para identificar oportunidades reais de redução de custos tributários e de eliminação de riscos e contingências, por meio da identificação de oportunidades tributárias legítimas. Entre em contato. 
 
 
 
+55 19 3252-4324
 

Nossos conteúdos têm o objetivo de comunicar a perspectiva legal dos acontecimentos e prover contexto aos eventos jurídicos mais relevantes que podem influenciar companhias e organizações. Casos em concreto demandam atenção técnica personalizada sobre os fatos, e devem obter assessoria jurídica sob medida antes da adoção de qualquer providência legal ou paralegal. Se você, sua empresa ou o conselho de acionistas de sua organização precisam de aconselhamento, entre em contato com o advogado de sua confiança.
 
Avenida Barão de Itapura, 2323
8º andar, Guanabara
Campinas, SP
Brasil

Compartilhe
Vaz de Almeida

VAZ DE ALMEIDA ADVOGADOS é um escritório independente, dedicado ao suporte legal às companhias estrangeiras no Brasil e às empresas brasileiras instaladas no país e no exterior. Nosso propósito é desobstruir as barreiras que comprometem o tempo e a energia dos executivos, liberando-os para se concentrarem no trabalho que realmente importa: superar as expectativas de seus acionistas.