Notícia anterior
Próxima Notícia
Destaques | Tributário |

STF reconhece constitucionalidade da inclusão do ISS na base de cálculo da CPRB

STF reconhece constitucionalidade da inclusão do ISS na base de cálculo da CPRB
Supremo mantém ISS na base de cálculo da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB).

por Mauricio Nucci

Por 8 votos a 3, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pela manutenção do ISS na base de cálculo da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB).

A Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB) foi instituída em 2011 para estimular a geração de empregos, por meio da substituição da contribuição de 20% sobre a folha de salários ao INSS por uma contribuição calculada sobre o receita bruta da empresa, entre 1% e 4,5%.

No caso, o contribuinte havia questionado a decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que manteve o ISS no cálculo da contribuição previdenciária. A empresa alegou que o imposto municipal não é receita nem, tão pouco, faturamento, e não deveria compor o cálculo do tributo recolhido pela União.

Tese filhote

Votou nesse sentido, o ministro Marco Aurélio de Melo, relator do caso, baseado no mesmo raciocínio que prevaleceu sobre o julgamento da exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS. O tema se tornou conhecido como a «tese do século» e questionou a lógica de um tributo estar na base de cálculo de outro, com o argumento de que o simples ingresso e registro contábil de determinada importância não a transformaria em receita.

Com o mesmo fundamento, a tese da exclusão do ISS da base de cálculo da CPRB se tornou conhecida como uma entre as «teses filhotes».

Acompanharam o voto do relator apenas as ministras Cármen Lúcia e Rosa Weber.

Nossos especialistas estão sempre prontos para identificar oportunidades reais de redução de custos tributários e de eliminação ou redução de riscos e contingências. Fale com o advogado de sua confiança. 
 
 
 
+55 19 3252-4324
 

Nossos conteúdos têm o objetivo de comunicar a perspectiva legal dos acontecimentos e prover contexto aos eventos jurídicos mais relevantes que podem influenciar companhias e organizações. Casos em concreto demandam atenção técnica personalizada sobre os fatos, e devem obter assessoria jurídica sob medida antes da adoção de qualquer providência legal ou paralegal. Se você, sua empresa ou o conselho de acionistas de sua organização precisam de aconselhamento, entre em contato com o advogado de sua confiança.
 
Avenida Barão de Itapura, 2323
8º andar, Guanabara
Campinas, SP
Brasil

Compartilhe
Vaz de Almeida

VAZ DE ALMEIDA ADVOGADOS é um escritório independente, dedicado ao suporte legal às companhias estrangeiras no Brasil e às empresas brasileiras instaladas no país e no exterior. Nosso propósito é desobstruir as barreiras que comprometem o tempo e a energia dos executivos, liberando-os para se concentrarem no trabalho que realmente importa: superar as expectativas de seus acionistas.