Notícia anterior
Destaques | Tributário |

Redução do IPI em até 25% é positiva para a economia

O presidente Jair Bolsonaro editou decreto que reduz o Imposto sobre Produtos Industrializados em, até, 25%; o ato foi publicado na última sexta, 25 de fevereiro.

Por Mauricio Nucci, Rafael Maniero, Josiane Carvalho e Helena Chiarini.

 
 
O presidente Jair Bolsonaro decretou, na véspera do Carnaval, um corte linear de 25% na alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). O decreto foi publicado em edição especial do Diário Oficial da União (DOU) e beneficia todos os setores da Indústria, exceto tabaco e derivados. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) avalia que a medida é positiva o suficiente para alcançar o varejo e os consumidores finais a ponto de seu benefício suplantar os efeitos colaterais da renúncia fiscal.

A notícia da redução do IPI havia sido antecipada pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes, na terça-feira (22) em um evento de agenda, ocasião em que afirmou que o objetivo da medida era estimular a economia e incentivar o que chamou de «reindustrialização» do país. No caso dos automóveis que transportem até 10 pessoas, por exemplo, o decreto previu uma redução de 18,5% no IPI. Porém, por conta do regime diferenciado de tributação do setor, na prática o corte será de 25%.

Segundo o Ministro Paulo Guedes, o corte deve beneficiar em torno de 300 mil empresas, implicando numa renúncia fiscal de R$ 10 bilhões para a União e de R$ 10 bilhões para os Estados e os Municípios. Na avaliação de Guedes o corte no IPI poderia bater os 50%, não fosse o plano de benefícios fiscais concedidos à Zona Franca de Manaus.

Em nota, o Ministério da Economia afirmou que o setor industrial brasileiro tem perdido cada vez mais competitividade, e que a redução da carga tributária e a menor variabilidade das alíquotas entre os setores da economia vão ajudam na «correção da má alocação dos recursos produtivos e na elevação do nível de produção no longo prazo». «Dessa forma, a redução do IPI se soma às medidas de incentivo à retomada da economia e à ampliação da produtividade que estão em curso no país, contribuindo para a dinamização da produção e, consequentemente, da geração de empregos e renda», afirmou o Ministério.

Como se trata de um tributo regulatório, o IPI pode ser alterado por decreto presidencial, sem precisar do aval do Congresso.
 
Nossos especialistas estão sempre prontos para identificar oportunidades reais de redução de custos tributários e de eliminação de riscos e contingências.
 
Conheça o nosso Hub de Soluções >
 
 
 
Painel Tributário é um informativo periódico e constitui uma prestação de serviços à comunidade empresarial sobre legislação, atualizações normativas e agenda tributária. Na forma de notas curtas, os conteúdos podem dispor de links para websites oficiais, a fim de facilitar o acesso dos nossos seguidores e assinantes aos serviços e publicações referidos. Não nos responsabilizamos (e nem teria como!), entretanto, pela integridade destes websites, que podem apresentar problemas como indisponibilidade de acesso em razão de falhas em seus servidores, acidentes nos sistemas de rede, fragilidades em seus mecanismos de segurança, entre outros.
 

 
Nossos conteúdos têm o objetivo de comunicar a perspectiva legal dos acontecimentos e prover contexto aos eventos mais relevantes que podem influenciar companhias e organizações. Casos em concreto demandam atenção técnica personalizada sobre os fatos, e devem obter assessoria jurídica sob medida antes da adoção de qualquer providência legal ou paralegal. Se você, sua empresa ou o conselho de acionistas de sua organização precisam de aconselhamento, entre em contato com o advogado de sua confiança.
 
 
 
+55 19 3252-4324
 
Barão de Itapura, 2323
8° andar, Guanabara
Campinas, SP
Brasil

Compartilhe
Vaz de Almeida

VAZ DE ALMEIDA ADVOGADOS é um escritório independente, dedicado ao suporte legal às companhias estrangeiras no Brasil e às empresas brasileiras instaladas no país e no exterior. Nosso propósito é desobstruir as barreiras que comprometem o tempo e a energia dos executivos, liberando-os para se concentrarem no trabalho que realmente importa: superar as expectativas de seus acionistas.