Painel Tributário n. 64
Notícia anterior
Destaques | Tributário |

Painel Tributário n. 65

Painel Tributário n. 65 ― Tendências, decisões de impacto econômico e os principais acontecimentos da matéria, para quem tem pressa.

Por Mauricio Nucci, Rafael Maniero, Matheus Oliveira, Letícia Benozzati e equipe.

 
Julgamentos do CARF são suspensos em razão da greve dos auditores da RFB
Greve dos auditores da Receita Federal causa transtornos aos contribuintes.

Os auditores da Receita Federal do Brasil (RFB) decidiram realizar nova paralisação para reivindicar a regulamentação do bônus de eficiência para a categoria. A paralisação deverá atrasar diversos serviços prestados aos contribuintes, dentre eles a expedição de certidões, processos de habilitação de créditos e desembaraços aduaneiros.

Ainda como reflexo dessa paralisação, o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) teve suas sessões paralisadas. Isto porque, a composição do referido órgão é mista, dividindo-se entre julgadores representantes dos contribuintes e julgadores representantes do fisco ― que são auditores da RFB. Ante a este cenário, por meio da Portaria CARF/MF n. 410, o Ministério da Fazenda suspendeu as sessões do órgão administrativo previstas para ocorrer entre os dias 16 e 18 de maio de 2023.

Importante ressaltar que esta é a segunda vez, em menos de dois anos, que o CARF tem suas sessões interrompidas. A primeira ocorreu durante a pandemia da COVID-19, situação em que não ocorreram julgamento de maior valor, contribuindo para um estoque de aproximadamente R$ 1,09 trilhão em processos aguardando julgamento.

Aos contribuintes resta, mais uma vez, tomar as medidas necessárias para adiantar os expedientes necessários perante a RFB, de maneira a minimizar os transtornos causados pela paralisação do setor.
 
 
Crédito de PIS e COFINS é permitido sobre despesas de adequação à LGPD
A 4ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região julgou, por unanimidade, a favor do aproveitamento de créditos de PIS e COFINS sobre despesas voltadas para a adequação da Lei Geral de Produção de Dados (LGPD), Lei n. 13.709, de 2018. Isto pois, as medidas adotadas para a proteção de dados de terceiros pelas empresas que possuem objeto social compatíveis com a prestação de serviços de pagamento digitais, estão diretamente ligadas com a finalidade do contribuinte.

Neste sentido votou a desembargadora relatora do processo, Carmen Silvia Lima de Arruda. Carmen Silvia dispôs que a atividade econômica desenvolvida pela empresa está diretamente ligada aos produtos financeiros digitais, mais especificamente sobre pagamentos digitais, de modo que o contribuinte teve que adotar, por meio de imposição legal, diversas providências acerca do manuseio e proteção das informações de terceiros, abrangendo seus clientes, fornecedores e colaboradores.
 
 
STJ decide sobre a exclusão do ICMS da base de cálculo do IRPJ / CSLL no Lucro Presumido
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por maioria de votos, pela possibilidade de inclusão do ICMS na base de cálculo do IRPJ e da CSLL, quando os tributos forem apurados pela sistemática do Lucro Presumido. Segundo o entendimento da Corte, a adesão ao regime do Lucro Presumido é fruto de uma liberalidade da empresa (é opcional) e não comporta exclusões da base de cálculo, podendo o contribuinte preferir fazê-lo pelo Lucro Real. Esta decisão impactará todas as empresas que são tributadas pelo regime fiscal do Lucro Presumido, com faturamento de até R$ 78 milhões.

É importante observar, as empresas que já se valeram de medidas liminares concedidas e excluíram o ICMS da base de cálculo do IRPJ e da CSLL, terão de regularizar o tributo, recolhendo a diferença decorrente da exclusão, sob o risco de futura autuação pela RFB. Como o tema foi julgado em 10 de maio de 2023, ainda é possível que os contribuintes recorram ao Supremo Tribunal Federal (STF) buscando novo entendimento.
 
 
Senado aprova a transferência dos créditos de ICMS quando há transferência de mercadorias entre estabelecimentos do mesmo titular
O Plenário do Senado Federal aprovou, na última semana, projeto de lei que afasta a possibilidade de cobrança do ICMS sobre a transferência de mercadorias entre estabelecimentos do mesmo titular. O projeto altera a Lei Kandir, que disciplina as regras gerais do ICMS, e prevê: (i) que as transferências de mercadorias não são fato gerador para a incidência do imposto; (ii) a manutenção integral dos créditos tributários em favor do contribuinte; e (iii) que autoriza o contribuinte a transferir os créditos de ICMS ao estabelecimento destinatário da mercadoria.

A alteração legislativa trará segurança jurídica aos contribuintes se sobrepondo ao entendimento do STF proferido no julgamento na Ação Declaratória de Constitucionalidade n. 49 no qual a Corte vedou a cobrança do ICMS inclusive quando se tratar de transferência entre estabelecimentos do mesmo titular situados em Estados distintos. Agora, o projeto de lei seguirá para apreciação da Câmara dos Deputados e, caso aprovado, irá para sanção presidencial.

Nossos especialistas estão sempre prontos para identificar oportunidades reais de redução de custos tributários e de eliminação de riscos e contingências. Acompanhe semanalmente Painel Tributário.
 
 
 

Conheça o nosso hub tributário >
 
 
 

Sócio da Área: Mauricio Santos Nucci >
 
 
 

Pessoas e Comunidade >
Conheça os nossos líderes >
Prêmios, Selos e Reconhecimentos >
INSIGHTS, o nosso Portal de Notícias >
 
 
 

Tributário >
Corporativo >
Relações do Setor Automotivo >
Prevenção e Resolução de Conflitos >
Relações de Trabalho, Mobilidade Global e Gestão de Pessoas >
 
ESG, Ambiental e Sustentabilidade >
Inovação, Direito Digital e Cibersegurança >
Propriedade Intelectual >
Infraestrutura, Imobiliário e Construção Civil >
Direito Administrativo, Direito Público e Regulatório >
 
 
 

O propósito da Área Tributária é potencializar os resultados econômico-financeiros dos nossos clientes, catalisando suas receitas e reduzindo seus custos tributários por meio da identificação de oportunidades tributárias legítimas e da eliminação de riscos e contingências, abordando de maneira personalíssima e particularizada cada cenário, sem a projeção de «soluções» prontas. Também contribuímos com os nossos clientes por meio de operações de compliance tributário, examinando cuidadosamente seus planejamentos atuais, confrontando suas operações com as legislações federal, estadual e municipal e suas regulamentações, instruções, atos e consultas, incluindo os precedentes mais oportunos e os leading cases aplicáveis, seguidas de planejamentos estratégicos tributários, (eventualmente com reestruturações societárias), o que pode redefinir com significativa economia, por exemplo, desde o local mais adequado para a instalação de novas plantas industriais até o replanejamento logístico da cadeia de suprimentos e da rede de distribuição.
 
 
 

Nossas publicações têm o objetivo de comunicar a perspectiva legal dos acontecimentos e prover contexto aos fatos jurídicos mais relevantes que podem influenciar companhias e organizações. Casos em concreto demandam atenção técnica personalizada sobre os fatos, e devem obter assessoria jurídica sob medida antes da adoção de qualquer providência legal ou paralegal. Se você, sua empresa ou o conselho de acionistas de sua organização precisam de aconselhamento, entre em contato com o advogado de sua confiança.
 
«Legale», «Painel Tributário», «Temas Tributários» e «Notícias & Alertas» são informativos periódicos e constituem uma prestação de serviços à comunidade empresarial sobre legislação, atualizações normativas e agenda tributária. Na forma de notas curtas, alertas ou artigos, os conteúdos podem dispor de links para websites oficiais, a fim de facilitar o acesso dos nossos seguidores e assinantes aos serviços e publicações referidos. Não nos responsabilizamos (e nem teria como!), entretanto, pela integridade destes websites governamentais, que podem apresentar problemas como indisponibilidade de acesso em razão de falhas em seus servidores, acidentes nos sistemas de rede, fragilidades em seus mecanismos de segurança, entre outros.
 
 
 

Fale com o Editor >
 
 
 

+55 19 3252-4324
Barão de Itapura, 2323
8° andar, Guanabara
Campinas, SP
Brasil

Compartilhe
Vaz de Almeida

VAZ DE ALMEIDA ADVOGADOS é um escritório independente, dedicado ao suporte legal às companhias estrangeiras no Brasil e às empresas brasileiras instaladas no país e no exterior. Nosso propósito é desobstruir as barreiras que comprometem o tempo e a energia dos executivos, liberando-os para se concentrarem no trabalho que realmente importa: superar as expectativas de seus acionistas.