Painel Tributário Vaz de Almeida. Tendências, decisões de impacto econômico e os principais acontecimentos, — de maneira simples e direta —, para quem tem pressa.
Painel Tributário, n. 25.
Por Mauricio Nucci e equipe.
—
STJ isenta Hora Repouso-Alimentação de tributação
O ministro Herman Benjamin, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), atendeu ao pedido de uma empresa para deixar de recolher a contribuição previdenciária sobre a chamada Hora Repouso-Alimentação (HRA). Tratam-se de valores que têm de ser pagos ao empregado quando ele trabalha ou fica à disposição do empregador durante o período de intervalo. O objeto de questionamento oferecido ao STJ se baseia no fato de que, desde a publicação da Lei 13.467 (2017) ― a reforma trabalhista de 2017 ―, consta de forma expressa na legislação que os valores referentes à HRA têm caráter indenizatório. Segundo o jornal Valor Econômico, é a primeira decisão favorável aos contribuintes que se tem notícia, na Corte, a respeito desse tema.
Lei que regulamentou cobrança ICMS-DIFAL é questionada no STF
A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) questionou, por meio de ação direta de inconstitucionalidade, a previsão da entrada em vigor da Lei Complementar n. 190 (2022), que regulamentou a cobrança do diferencial de alíquotas nas operações de vendas interestaduais destinadas ao consumidor final. Publicada em 2022, a Lei Complementar n. 190 só poderia entrar em vigor em 2023 ― e não agora, como querem os Estados. Para entender o que está em jogo, acesse.
Decreto reduz a zero alíquotas do PIS e da COFINS para a Saúde
Governo Federal alterou o Decreto 6.426 (2008), por meio do Decreto 10.933 (2022), reduzindo a zero: as alíquotas (a) da Contribuição para o PIS-PASEP, (b) da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS), (c) da Contribuição para o PIS-PASEP-Importação e (d) da COFINS-Importação para uma lista de produtos para uso em laboratórios de anatomia patológica, citológica ou de análises clínicas e em hospitais, clínicas e consultórios médicos e odontológicos e em campanhas de saúde realizadas pelo poder público. Saiba mais.
Incentivos fiscais para Setor de Tecnologia devem trazer avanços na legislação da Zona Franca
Portaria conjunta do Ministério da Economia e da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) pretende trazer avanços para o ecossistema de inovação e desenvolvimento da Amazônia Ocidental e Amapá. A apresentação técnica será no próximo dia 26, pela web. Saiba mais sobre a Portaria 254 aqui.
Escassez hídrica e Setor Elétrico: decreto regulamenta medidas de enfrentamento dos impactos financeiros
Para ler o Decreto 10.939 (2022) na íntegra acesse.
Nossos especialistas estão sempre prontos para identificar oportunidades reais de redução de custos tributários e de eliminação de riscos e contingências.
―
Análise Advocacia destaca Tributário Vaz de Almeida, liderado por Mauricio Nucci, como referência do mercado >
Análise Advocacia reconhece, pela 8ª vez, VAA como um dos «Escritórios Mais Admirados do Brasil» >
Julhi Bonespírito e Amanda Duarte são destaques no anuário Análise Advocacia Mulher 2024 >
Vaz de Almeida figura entre os Escritórios de Advocacia Mais Premiados do Brasil em 2023 >
Amanda Duarte recebe o reconhecimento Thomson Reuters Stand-Out Lawyer 2023 e 2024 >
Amanda Duarte é eleita, pela 2ª vez, uma das «Advogadas Mais Admiradas do Brasil» >
Vaz de Almeida segue entre os escritórios mais admirados na Advocacia Regional >
VAA é finalista do Prêmio Análise DNA+ FenaLaw 2023 >
—
Pessoas e Comunidade >
Conheça os nossos líderes >
Prêmios, Selos e Reconhecimentos >
Notícias: conteúdo de qualidade no nosso portal >
—
«Autoridade legal com elegância, desde 2001.»
—
Tributário >
Corporativo >
Relações do Setor Automotivo >
Prevenção e Resolução de Conflitos >
Relações de Trabalho, Mobilidade Global e Gestão de Pessoas >
Propriedade Intelectual >
ESG, Ambiental e Sustentabilidade >
Inovação, Direito Digital e Cibersegurança >
Infraestrutura, Imobiliário e Construção Civil >
Direito Administrativo, Direito Público e Regulatório >
—
Nossas publicações têm o objetivo de comunicar a perspectiva legal dos acontecimentos e prover contexto aos fatos jurídicos mais relevantes que podem influenciar companhias e organizações. Casos em concreto demandam atenção técnica personalizada sobre os fatos, e devem obter assessoria jurídica sob medida antes da adoção de qualquer providência legal ou paralegal. Se você, sua empresa ou o conselho de acionistas de sua organização precisam de aconselhamento, entre em contato com o advogado de sua confiança.
«Legale», «Artigo», «Especial», «Painel Tributário», «Temas Tributários» e «Notícias & Alertas» são informativos periódicos e constituem uma prestação de serviços à comunidade empresarial. Os conteúdos podem dispor de links para websites de terceiros, a fim de facilitar o acesso dos nossos seguidores e assinantes aos serviços e publicações referidos. Não nos responsabilizamos, entretanto, pela integridade destes links, que podem apresentar problemas como indisponibilidade de acesso em razão de falhas em seus servidores, acidentes nos sistemas de rede, fragilidades em seus mecanismos de segurança, entre outros.
—
Livre de Inteligência Artificial / Este conteúdo e imagem relacionada não foram gerados por IAs.
—
Fale com o Editor >
—
+55 19 3252-4324
Barão de Itapura, 2323
8° andar, Guanabara
Campinas, SP
Brasil