Notícia anterior
Próxima Notícia
Destaques | Tributário |

Painel Tributário n. 25

Decisões judiciais, legislação, atualizações normativas e agenda fiscal para quem tem pressa.

Por Mauricio Nucci, Rafael Maniero, Josiane Carvalho e Helena Chiarini.

 
 
STJ isenta Hora Repouso-Alimentação de tributação
O ministro Herman Benjamin, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), atendeu ao pedido de uma empresa para deixar de recolher a contribuição previdenciária sobre a chamada Hora Repouso-Alimentação (HRA). Tratam-se de valores que têm de ser pagos ao empregado quando ele trabalha ou fica à disposição do empregador durante o período de intervalo. O objeto de questionamento oferecido ao STJ se baseia no fato de que, desde a publicação da Lei 13.467 (2017) ― a reforma trabalhista de 2017 ―, consta de forma expressa na legislação que os valores referentes à HRA têm caráter indenizatório. Segundo o jornal Valor Econômico, é a primeira decisão favorável aos contribuintes que se tem notícia, na Corte, a respeito desse tema.
 
 
Lei que regulamentou cobrança ICMS-DIFAL é questionada no STF
A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) questionou, por meio de ação direta de inconstitucionalidade, a previsão da entrada em vigor da Lei Complementar n. 190 (2022), que regulamentou a cobrança do diferencial de alíquotas nas operações de vendas interestaduais destinadas ao consumidor final. Publicada em 2022, a Lei Complementar n. 190 só poderia entrar em vigor em 2023 ― e não agora, como querem os Estados. Para entender o que está em jogo, acesse.
 
 
Decreto reduz a zero alíquotas do PIS e da COFINS para a Saúde
Governo Federal alterou o Decreto 6.426 (2008), por meio do Decreto 10.933 (2022), reduzindo a zero: as alíquotas (a) da Contribuição para o PIS-PASEP, (b) da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS), (c) da Contribuição para o PIS-PASEP-Importação e (d) da COFINS-Importação para uma lista de produtos para uso em laboratórios de anatomia patológica, citológica ou de análises clínicas e em hospitais, clínicas e consultórios médicos e odontológicos e em campanhas de saúde realizadas pelo poder público. Saiba mais.
 
 
Incentivos fiscais para Setor de Tecnologia devem trazer avanços na legislação da Zona Franca
Portaria conjunta do Ministério da Economia e da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) pretende trazer avanços para o ecossistema de inovação e desenvolvimento da Amazônia Ocidental e Amapá. A apresentação técnica será no próximo dia 26, pela web. Saiba mais sobre a Portaria 254 aqui.
 
 
Escassez hídrica e Setor Elétrico: decreto regulamenta medidas de enfrentamento dos impactos financeiros
Para ler o Decreto 10.939 (2022) na íntegra acesse.
 
Nossos especialistas estão sempre prontos para identificar oportunidades reais de redução de custos tributários e de eliminação de riscos e contingências.
 
Conheça o nosso Hub de Soluções >
 
 
 
Painel Tributário é um informativo periódico e constitui uma prestação de serviços à comunidade empresarial sobre legislação, atualizações normativas e agenda tributária. Na forma de notas curtas, os conteúdos podem dispor de links para websites oficiais, a fim de facilitar o acesso dos nossos seguidores e assinantes aos serviços e publicações referidos. Não nos responsabilizamos (e nem teria como!), entretanto, pela integridade destes websites, que podem apresentar problemas como indisponibilidade de acesso em razão de falhas em seus servidores, acidentes nos sistemas de rede, fragilidades em seus mecanismos de segurança, entre outros.
 

 
Nossos conteúdos têm o objetivo de comunicar a perspectiva legal dos acontecimentos e prover contexto aos eventos mais relevantes que podem influenciar companhias e organizações. Casos em concreto demandam atenção técnica personalizada sobre os fatos, e devem obter assessoria jurídica sob medida antes da adoção de qualquer providência legal ou paralegal. Se você, sua empresa ou o conselho de acionistas de sua organização precisam de aconselhamento, entre em contato com o advogado de sua confiança.
 
 
 
+55 19 3252-4324
 
Barão de Itapura, 2323
8° andar, Guanabara
Campinas, SP
Brasil

Compartilhe
Vaz de Almeida

VAZ DE ALMEIDA ADVOGADOS é um escritório independente, dedicado ao suporte legal às companhias estrangeiras no Brasil e às empresas brasileiras instaladas no país e no exterior. Nosso propósito é desobstruir as barreiras que comprometem o tempo e a energia dos executivos, liberando-os para se concentrarem no trabalho que realmente importa: superar as expectativas de seus acionistas.