Próxima Notícia
Destaques |

FGV lança novo indicador de variação de aluguéis residenciais

O Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR) foi divulgado no dia 11 de janeiro pela FGV e visa medir a evolução do preço dos aluguéis residenciais no país.

Por Thiago Pereira

Os anos de 2020 e 2021, marcados pela pandemia de COVID-19, foram críticos para diversos setores comerciais ― entre eles, o mercado imobiliário. Nesse período de 2 anos, o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), o indexador mais comum em contratos locatícios, apresentou alta de mais de 40%. Por conta disso, desde meados de 2021, a Fundação Getúlio Vargas já estudava a criação de um novo índice específico para o mercado imobiliário que refletisse a real variação desse segmento, sem influências de fatores externos, como o dólar.

O Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR) foi elaborado com base na evolução mensal dos preços de aluguéis residenciais em 4 capitais ― São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre ―, por meio de levantamentos junto a empresas administradoras de imóveis. A metodologia deste índice se dá com base nos valores de novos contratos e dos reajustes dos contratos já existentes, levando em consideração as características de cada imóvel, de modo a refletir melhor o cenário do mercado imobiliário.

De acordo com o levantamento divulgado na semana passada, o IVAR registrou um recuo de 0,61% no preço dos aluguéis residenciais em 2021. O mês de dezembro contou com leve alta de 0,66%, porém, o calendário de 2021 fechou em queda. Por ocasião da apresentação do novo índice, o pesquisador da FGV, Paulo Pichetti, responsável pela metodologia, explicou a retração: o setor imobiliário «foi profundamente afetado pelos efeitos da pandemia sobre o mercado de trabalho» e o desemprego elevado «sustentou negociações entre inquilinos e proprietários que resultaram, em sua maioria, em queda ou manutenção dos valores dos aluguéis, contribuindo para o recuo da taxa anual do índice».

Mas é importante deixar claro: o IVAR não vai, necessariamente, substituir o IGP-M. Ambos são indexadores divulgados pela FGV e permanecerão disponíveis aos agentes econômicos que poderão escolher qual índice utilizar. O IVAR terá divulgação mensal e passa a integrar, desde já, o calendário fixo de divulgação dos índices, indicadores e sondagens da FGV. A próxima divulgação do índice ocorrerá em 10 de fevereiro de 2022.
 
Conheça o nosso Hub de Soluções >
 
 
 
Vaz de Almeida Advogados é um escritório independente, dedicado ao suporte legal às companhias estrangeiras no Brasil e às empresas brasileiras instaladas no País e no exterior. Nossa firma possui um círculo de especialistas experimentados em desobstruir as barreiras que comprometem o tempo e a energia dos executivos, liberando-os para se concentrarem no trabalho que realmente importa: superar as expectativas de seus acionistas.
 

 
Nossos conteúdos têm o objetivo de comunicar a perspectiva legal dos acontecimentos e prover contexto aos eventos mais relevantes que podem influenciar companhias e organizações. Casos em concreto demandam atenção técnica personalizada sobre os fatos, e devem obter assessoria jurídica sob medida antes da adoção de qualquer providência legal ou paralegal. Se você, sua empresa ou o conselho de acionistas de sua organização precisam de aconselhamento, entre em contato com o advogado de sua confiança.
 
 
 
+55 19 3252-4324
 
Barão de Itapura, 2323
8° andar, Guanabara
Campinas, SP
Brasil

Compartilhe
Categorias
Vaz de Almeida

VAZ DE ALMEIDA ADVOGADOS é um escritório independente, dedicado ao suporte legal às companhias estrangeiras no Brasil e às empresas brasileiras instaladas no país e no exterior. Nosso propósito é desobstruir as barreiras que comprometem o tempo e a energia dos executivos, liberando-os para se concentrarem no trabalho que realmente importa: superar as expectativas de seus acionistas.