Notícia anterior
Próxima Notícia
Destaques | Tributário |

Painel Tributário n.23

Painel Tributário semanal Vaz de Almeida Advogados #23
Decisões judiciais, legislação, atualizações normativas e agenda fiscal para quem tem pressa.

Por Mauricio Nucci, Rafael Maniero, Josiane Carvalho e Helena Chiarini.

 
 
STF reconhece constitucionalidade do perdão de dívida tributária proveniente de benefício fiscal declarado inconstitucional
O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu, por unanimidade, a possibilidade de os Estados e o Distrito Federal, mediante convênio do CONFAZ, perdoarem dívidas tributárias surgidas em decorrência do gozo de benefícios fiscais, implementados no âmbito da guerra fiscal do ICMS, reconhecidos como inconstitucionais. No Extraordinário, o Ministério Público do Distrito Federal questionou acórdão do TJDFT que julgou válida a Lei Distrital 4.732 (2011) que suspendeu a exigibilidade e perdoou créditos de ICMS relativos ao Programa Pró-DF, cujas leis originárias foram julgadas inconstitucionais.

O Ministro Roberto Barroso, relator, votou pela constitucionalidade da referida lei, por considerar válida a remissão de créditos precedida de autorização unânime do Confaz, tal como previsto no artigo 2º, § 1º, da Lei Complementar 24 (1975). Ressaltou que não há qualquer vedação constitucional ou legal expressa que impeça que os entes federativos perdoem créditos tributários nos termos dos referidos dispositivos, cabendo a cada um avaliar as razões pelas quais concede ou não a remissão, desde que o faça tendo por base convênio e lei específica.
 
 
Publicado acórdão do STJ que permitiu a utilização do Mandado de Segurança para reconhecimento do direito à compensação tributária de valores indevidamente pagos antes da sua impetração
Foi publicado o acórdão no qual a Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), reconheceu, por unanimidade, a possibilidade de impetração de mandado de segurança para reconhecimento do direito à compensação tributária relativa aos pagamentos indevidamente realizados no período de 5 anos antes da sua impetração.

No voto, o Ministro Gurgel de Faria (relator) explicou que «o reconhecimento do direito à compensação de eventuais indébitos recolhidos anteriormente à impetração ainda não atingidos pela prescrição não importa em produção de efeito patrimonial pretérito, vedado pela Súmula 271 do STF, visto que não há quantificação dos créditos a compensar e, por conseguinte, provimento condenatório em desfavor da Fazenda Pública à devolução de determinado valor, o qual deverá ser calculado posteriormente pelo contribuinte e pelo Fisco no âmbito administrativo, segundo o direito declarado judicialmente ao impetrante.»
 
 
Publicado acórdão do julgamento que reconheceu a inconstitucionalidade da incidência do IRPJ e da CSLL sobre a taxa SELIC na repetição de indébitos tributários
Foi publicado o acórdão no qual o plenário do STF fixou, por unanimidade, que é «inconstitucional a incidência do IRPJ e da CSLL sobre os valores atinentes à taxa SELIC recebidos em razão de repetição de indébito tributário».

Para o Relator, o Ministro Dias Toffoli, os juros de mora abrangidos pela SELIC estão fora do campo de incidência do Imposto de Renda e da CSLL, pois visam, fundamentalmente, recompor perdas e decréscimos, não implicando aumento de patrimônio do credor.
 
 
Comissão de Precedentes do STJ submete novas teses tributárias como candidatas ao rito dos repetitivos
A Comissão Gestora de Precedentes do STJ ― que possui a função de auxiliar os Ministros nas atividades de afetação e julgamento de recursos especiais repetitivos ― submeteu 2 novos temas de Direito Tributário como candidatos à afetação, sob o rito dos recursos repetitivos:

(1) Exclusão ou não do ICMS-ST, no regime de substituição tributária progressiva, da base de cálculo da Contribuição ao PIS e da COFINS; e (2) definição do enquadramento das atividades desenvolvidas pela sociedade empresária no conceito de produção «cerealista» no sistema agropecuário da soja, para fins de reconhecimento do direito aos créditos presumidos do PIS e da COFINS de que trata o artigo 8º, §1º, I, e §4º, I, da Lei 10.925 (2004).

Os casos foram distribuídos ao Ministro Gurgel de Faria e ao Ministro Benedito Gonçalves, respectivamente, que analisarão o preenchimento dos requisitos de admissibilidade dos recursos representativos da controvérsia e os submeterão ao plenário virtual da Primeira Seção, para que seja votada a possível afetação das matérias ao rito dos repetitivos.
 
 
CARF retomará sessões presenciais em janeiro de 2022
Foi publicada, no Diário Oficial, portaria do Ministério da Economia que disciplina o retorno das reuniões de julgamento presenciais do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) em 2022.

O ato dispõe que as reuniões de julgamento dos meses de janeiro e fevereiro de 2022 serão realizadas exclusivamente na modalidade presencial nas dependências do CARF, observado o calendário aprovado pela portaria 11.430 (2021). O ato prevê ainda que as sustentações orais e o acompanhamento dos julgamentos também serão realizados presencialmente.

Para obter acesso às reuniões presenciais, o interessado deverá encaminhar formulário eletrônico de Sustentação oral ou Acompanhamento em até 2 dias úteis antes do início da reunião mensal de julgamento, independentemente da sessão em que o processo tenha sido pautado. A Portaria entrará em vigor no dia 3 de janeiro de 2022.
 
 
Medida Provisória autoriza prorrogação dos prazos de pagamentos de tributos devidos no regime de drawback
Foi publicada, no Diário Oficial, Medida Provisória que permite a prorrogação (por 1 ano) dos prazos de isenção, de suspensão e alíquota zero de tributos em regimes especiais de drawback, de que trata o artigo 31 da Lei 12.350 (2010), com vencimento em 2021.

A prorrogação possibilita a suspensão do pagamento do IPI, PIS-COFINS, PIS-COFINS/Importação e do Imposto de Importação, devidos pelas exportadoras inseridas no regime.
 
 
Vai à sanção projeto de lei complementar que regulamenta a cobrança do diferencial de alíquotas do ICMS
O Senado Federal aprovou o projeto de lei complementar que prevê a cobrança do diferencial de alíquotas do ICMS (DIFAL) incidente sobre operações interestaduais destinadas a consumidor final não contribuinte, previsto pela Emenda Constitucional 87 (2015). O texto aprovado foi o substitutivo proposto pela Câmara dos Deputados, no qual consta dispositivos necessários à cobrança e ao pagamento do tributo, como o fato gerador, o contribuinte responsável pelo recolhimento e a base de cálculo do ICMS. Assim, nas situações em que o consumidor final não for contribuinte do ICMS, o pagamento do DIFAL caberá ao ente federativo em que ocorrer a entrada física da mercadoria ou bem ou o fim da prestação do serviço, mesmo que tenham passado pelos territórios de outros Estados até o destino final.

Além disso, no texto final consta dispositivo que determina aos Estados e ao Distrito Federal a disponibilização de um portal para facilitar a emissão de guias de recolhimento do DIFAL. O projeto prevê que a futura lei produzirá efeitos a partir de 90 dias da sua publicação.
 
 
Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que autoriza parcelamento de débitos tributários de pequenas empresas
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que cria o Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no Âmbito do Simples Nacional (RELP) destinado às micro e pequenas empresas, inclusive em recuperação judicial.

Pelo texto aprovado, o contribuinte terá descontos sobre juros, multas e encargos proporcionalmente à queda de faturamento no período de março a dezembro de 2020 em comparação com o período de março a dezembro de 2019. Os descontos aplicáveis aos juros de mora e multas variam entre 65% e 90% e os descontos aplicáveis aos encargos legais, inclusive honorários advocatícios, variam entre 75% e 100%.

A adesão ao RELP poderá ser realizada até o último dia útil do mês subsequente ao da publicação da Lei Complementar e o deferimento da adesão ficará condicionado ao pagamento da primeira parcela. O texto segue para a sanção presidencial.
 
Nossos especialistas estão sempre prontos para identificar oportunidades reais de redução de custos tributários e de eliminação de riscos e contingências.
 
Conheça o nosso Hub de Soluções >
 
 
 
«Painel Tributário» é um informativo periódico e constitui uma prestação de serviços à comunidade empresarial sobre legislação, atualizações normativas e agenda tributária. Na forma de notas curtas, os conteúdos podem dispor de links para websites oficiais, a fim de facilitar o acesso dos nossos seguidores e assinantes aos serviços e publicações referidos. Não nos responsabilizamos (e nem teria como!), entretanto, pela integridade destes websites, que podem apresentar problemas como indisponibilidade de acesso em razão de falhas em seus servidores, acidentes nos sistemas de rede, fragilidades em seus mecanismos de segurança, entre outros.
 

 
Nossos conteúdos têm o objetivo de comunicar a perspectiva legal dos acontecimentos e prover contexto aos eventos mais relevantes que podem influenciar companhias e organizações. Casos em concreto demandam atenção técnica personalizada sobre os fatos, e devem obter assessoria jurídica sob medida antes da adoção de qualquer providência legal ou paralegal. Se você, sua empresa ou o conselho de acionistas de sua organização precisam de aconselhamento, entre em contato com o advogado de sua confiança.
 
 
 
+55 19 3252-4324
 
Barão de Itapura, 2323
8° andar, Guanabara
Campinas, SP
Brasil

Compartilhe
Vaz de Almeida

VAZ DE ALMEIDA ADVOGADOS é um escritório independente, dedicado ao suporte legal às companhias estrangeiras no Brasil e às empresas brasileiras instaladas no país e no exterior. Nosso propósito é desobstruir as barreiras que comprometem o tempo e a energia dos executivos, liberando-os para se concentrarem no trabalho que realmente importa: superar as expectativas de seus acionistas.