Painel Tributário Vaz de Almeida. Tendências, decisões de impacto econômico e os principais acontecimentos, — de maneira simples e direta —, para quem tem pressa.
Painel Tributário, n. 16.
Por Mauricio Nucci e equipe.
—
Desoneração da folha: STF retira da pauta julgamento sobre constitucionalidade da prorrogação – 26.10
O julgamento da ação direta que questiona a constitucionalidade do artigo 33 da Lei 14.020 (2020), antiga MP 936, que prorrogou até 31 de dezembro de 2021 a desoneração da folha de pagamento, foi interrompido após pedido de destaque do Ministro Alexandre de Moraes. Entenda o que está em jogo.
Fisco segue vencendo a disputa sobre tributação de valores perdoados em parcelamento – 26.10
A Receita Federal segue vencendo nos Tribunais Regionais Federais a disputa contra a tributação de valores perdoados de contribuintes que aderiram ao Programa Especial de Regularização Tributária, de 2017. Segue prevalecendo, por enquanto, o entendimento de que representam acréscimo patrimonial para o devedor e, portanto, sobre ele deve incidir Imposto de Renda (IRPJ) e CSLL, além do PIS e da COFINS.
Receita Federal encontra inconsistências em declarações de IRPJ/CSLL em operação de Malha Fiscal da Pessoa Jurídica – 22.10
A Receita iniciou mais uma operação concentrada na identificação das declarações insuficientes de Imposto sobre Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), ― nesse caso, lucro presumido, do ano-calendário 2018 ―, com o encaminhamento de 16.135 comunicações. A operação faz análise de dados e cruzamento de informações prestadas pela própria pessoa jurídica e por terceiros, com o objetivo de estimular a regularização espontânea das empresas. Os avisos estão sendo enviados por via postal e por mensagem através do e-CAC (centro de atendimento virtual) da Receita, com prazo até 13 de dezembro próximo. Depois disso, os contribuintes estão sujeitos ao lançamento de ofício.
Receita notifica mais de 6 mil empresas para que regularizarem recolhimentos à previdência social – 22.10
A Receita Federal apurou que mais de 6 mil empresas possuem algum tipo de inconsistência no registro de acidentes ocorridos no ambiente de trabalho, tal como declarado pelas empresas na Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP), o que resultou na falta ou insuficiência no recolhimento da Contribuição do Grau de Incidência de Incapacidade Laborativa Decorrente dos Riscos do Ambiente de Trabalho, conhecida pela sigla GILRAT.
Receita divulga novidades na exportação via DU-E – 20.10
Com a nova versão da Declaração Única de Exportação (DU-E) apresentada pela Receita Federal, a função «entrega de carga para retorno ao mercado interno» permitirá o registro da devolução da parte da carga não embarcada, mediante o registro da movimentação no CCT (Controle de Carga e Trânsito). Para que seja possível o retorno ao mercado interno, o responsável pelo local de despacho deve recepcionar a Nota Fiscal que irá amparar o retorno ao mercado interno, verificando se a quantidade apresentada corresponde à quantidade estocada no local. Para saber mais, consulte aqui o Manual de Exportação via DU-E.
Governo Federal zera Imposto de Importação de medicamentos para tratamento de diversos tipos de câncer – 20.10
Foi publicada, no Diário Oficial, portaria que reduz a zero as alíquotas do imposto de importação de 8 medicamento utilizados no tratamento de diversos tipos de câncer como leucemia, linfoma, câncer de mama ou de pulmão, entre outros, além de doenças como anemia, esclerose múltipla e dermatite atópica. Além desses medicamentos, equipamentos utilizados em procedimentos cirúrgicos no quadril e joelho, como braço robótico e peça de mão para resseções ósseas, também tiveram o Imposto de Importação zerado. A alteração foi feita por meio da inclusão desses produtos na Lista Brasileira de Exceções à Tarifa Externa Comum (LETEC) do Mercosul. A medida entra em vigor a partir de hoje (27.10) e durará por tempo indeterminado. Leia a resolução completa.
―
Análise Advocacia destaca Tributário Vaz de Almeida, liderado por Mauricio Nucci, como referência do mercado >
Análise Advocacia reconhece, pela 8ª vez, VAA como um dos «Escritórios Mais Admirados do Brasil» >
Julhi Bonespírito e Amanda Duarte são destaques no anuário Análise Advocacia Mulher 2024 >
Vaz de Almeida figura entre os Escritórios de Advocacia Mais Premiados do Brasil em 2023 >
Amanda Duarte recebe o reconhecimento Thomson Reuters Stand-Out Lawyer 2023 e 2024 >
Amanda Duarte é eleita, pela 2ª vez, uma das «Advogadas Mais Admiradas do Brasil» >
Vaz de Almeida segue entre os escritórios mais admirados na Advocacia Regional >
VAA é finalista do Prêmio Análise DNA+ FenaLaw 2023 >
—
Pessoas e Comunidade >
Conheça os nossos líderes >
Prêmios, Selos e Reconhecimentos >
Notícias: conteúdo de qualidade no nosso portal >
—
«Autoridade legal com elegância, desde 2001.»
—
Tributário >
Corporativo >
Relações do Setor Automotivo >
Prevenção e Resolução de Conflitos >
Relações de Trabalho, Mobilidade Global e Gestão de Pessoas >
Propriedade Intelectual >
ESG, Ambiental e Sustentabilidade >
Inovação, Direito Digital e Cibersegurança >
Infraestrutura, Imobiliário e Construção Civil >
Direito Administrativo, Direito Público e Regulatório >
—
Nossas publicações têm o objetivo de comunicar a perspectiva legal dos acontecimentos e prover contexto aos fatos jurídicos mais relevantes que podem influenciar companhias e organizações. Casos em concreto demandam atenção técnica personalizada sobre os fatos, e devem obter assessoria jurídica sob medida antes da adoção de qualquer providência legal ou paralegal. Se você, sua empresa ou o conselho de acionistas de sua organização precisam de aconselhamento, entre em contato com o advogado de sua confiança.
«Legale», «Artigo», «Especial», «Painel Tributário», «Temas Tributários» e «Notícias & Alertas» são informativos periódicos e constituem uma prestação de serviços à comunidade empresarial. Os conteúdos podem dispor de links para websites de terceiros, a fim de facilitar o acesso dos nossos seguidores e assinantes aos serviços e publicações referidos. Não nos responsabilizamos, entretanto, pela integridade destes links, que podem apresentar problemas como indisponibilidade de acesso em razão de falhas em seus servidores, acidentes nos sistemas de rede, fragilidades em seus mecanismos de segurança, entre outros.
—
Livre de Inteligência Artificial / Este conteúdo e imagem relacionada não foram gerados por IAs.
—
Fale com o Editor >
—
+55 19 3252-4324
Barão de Itapura, 2323
8° andar, Guanabara
Campinas, SP
Brasil