Notícia anterior
Próxima Notícia
Destaques | Tributário |

Painel Tributário #7

Painel Tributário Vaz de Almeida Advogados #7
Decisões judiciais, legislação, atualizações normativas e agenda fiscal para quem tem pressa.

por Geyse Fernandes e Mauricio Nucci

Ministério da Economia lança programa OEA-Integrado Secex ― 23.08
A Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (Receita) e a Secretaria de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais (Secint) ― ambas do Ministério da Economia ― publicaram, na última sexta-feira (20), portaria conjunta que dispõe sobre a participação da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) no programa Operador Econômico Autorizado (OEA). Com a integração da Secex com o OEA, foi criado o OEA-Integrado Secex, iniciativa que pretende agilizar a obtenção de benefícios por parte de operadores certificados que representem baixo grau de risco em suas operações de comércio exterior em relação à utilização dos regimes de drawback suspensão e isenção, a partir do dia 1º de setembro.
 
Acessível e simplificado: e-Social apresenta novo layout ― 20.08
Nas novas versões web e mobile o envio de informações pelos empregadores foi simplificado, com significativa redução da quantidade de informações que devem ser enviadas, além da flexibilização das condições de validação e aproveitamento de informações constantes em outras bases de dados.
 
Habilitada validação de Fator Acidentário de Prevenção para eventos S-1005 ― 19.08
O procedimento de informação do evento S-1005 (Tabela de Estabelecimentos, Obras ou Unidades de Órgãos Públicos) ao e-Social depende da versão instalada. (1) Na versão S-1.0, do e-Social, o FAP não deve ser informado no evento S-1005. Nesse caso, excepcionalmente, o FAP só deve ser informado se (1.a) a empresa possui processo judicial que altere o valor padrão, ou (1.b) se recebida mensagem de erro 1801. (2) Já na versão 2.5, do e-Social, o FAP deve ― sim ― ser informado no evento S-1005 e o valor será validado na tabela FAP. Os valores do FAP podem ser consultados aqui. Para acessá-lo, é necessário o cadastro prévio de uma senha na Receita.
 
Conheça o nosso Hub de Soluções >
 
Nossos especialistas estão sempre prontos para identificar oportunidades reais de redução de custos tributários e de eliminação de riscos e contingências. Fale com o advogado ou consultor de sua confiança.
 

Painel Tributário é um informativo periódico e constitui uma prestação de serviços à comunidade empresarial sobre legislação, atualizações normativas e agenda tributária. Na forma de notas curtas, os conteúdos podem dispor de links para websites oficiais, a fim de facilitar o acesso dos nossos seguidores e assinantes aos serviços e publicações referidos. Não nos responsabilizamos (e nem teria como!), entretanto, pela integridade destes websites, que podem apresentar problemas como indisponibilidade de acesso em razão de falhas em seus servidores, acidentes nos sistemas de rede, fragilidades em seus mecanismos de segurança, entre outros.
 
 
+55 19 3252-4324
 
Barão de Itapura, 2323
8° andar, Guanabara
Campinas, SP
Brasil

Compartilhe
Vaz de Almeida

VAZ DE ALMEIDA ADVOGADOS é um escritório independente, dedicado ao suporte legal às companhias estrangeiras no Brasil e às empresas brasileiras instaladas no país e no exterior. Nosso propósito é desobstruir as barreiras que comprometem o tempo e a energia dos executivos, liberando-os para se concentrarem no trabalho que realmente importa: superar as expectativas de seus acionistas.