Novo Portal Nacional de Contratações Públicas é lançado pelo governo
Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) reúne as informações essenciais aos processos licitatórios e à gestão de contratos públicos.
por Julhi Bonespírito
Baixe o material em PDF.
O Ministério da Economia lançou na segunda semana de agosto, o Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), site oficial projetado para servir como plataforma de dados e meio de operacionalização das contratações públicas dos entes federativos.
Segundo a nova Lei de Licitações (14.133/21), a finalidade do PNCP é promover a integração das unidades de compras, aumentar a transparência e a competição nas contratações, além de aprofundar o processo de digitalização da administração, adequando-se, assim, à eficiência almejada pela reforma administrativa, em especial no que tange às compras públicas.
As informações do portal podem ser acessadas incondicionalmente por qualquer cidadão. Mas para reforçar a importância da publicidade e da transparência dos atos públicos, a nova Lei de Licitações destacou que a divulgação (especificamente) no PNCP é uma condição indispensável para a eficácia dos contratos e de seus aditamentos (Artigo 94).
Bem por isso, e por seu papel constitutivo, todos os sistemas e portais de gestão de processos licitatórios e contratos públicos ― de todos os poderes e em todas as esferas da federação ― devem integrar-se ao PNCP.
Principais novidades
O novo Portal Nacional de Contratações Públicas, ainda em fase de construção, já disponibiliza informações e documentos de editais de licitação e respectivos anexos em seu inteiro teor; avisos e atos autorizadores de contratação direta; atas de registro de preços; e contratos, seus termos aditivos ou instrumentos substitutos.
O processo de integração das várias bases de dados ao PNCP pretende disponibilizar aos cidadãos:
/ um painel para consulta de preços, banco de preços em saúde e acesso à base nacional de notas fiscais eletrônicas;
/ uma ferramenta de planejamento e gerenciamento de contratações;
/ um sistema eletrônico para a realização de sessões públicas;
/ acesso ao Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas (CEIS);
/ acesso ao Cadastro Nacional de Empresas Punidas (CNEP); e
/ um ambiente para o acompanhamento dos contratos públicos pela comunidade em um ambiente interativo, permitindo a interação dos cidadãos.
A possibilidade (a) dos contratantes registrarem no portal suas avaliações a respeito do cumprimento dos contratos pelos vencedores das licitações e a possibilidade (b) de envio de mensagens de texto e de imagens pelos cidadãos, avaliando o cumprimento dos contratos, são especialmente relevantes para os processos licitatórios que considerarem, como variável, o histórico das avaliações dos concorrentes.
E embora a publicidade do edital de licitação seja realizada mediante divulgação e manutenção do inteiro teor do ato convocatório e de seus anexos no PNCP, é facultada a divulgação adicional e a manutenção do inteiro teor do edital e de seus anexos em site oficial do ente federativo do órgão ou entidade responsável pela licitação.
Por fim, é importante registrar que as contratações que devem ser disponibilizadas no PNCP são somente as realizadas à luz da nova Lei de Licitações.
Pequenos municípios
Municípios com até 20 mil habitantes têm o prazo de 6 anos para adotarem o PNCP.
―
Análise Advocacia destaca Tributário Vaz de Almeida, liderado por Mauricio Nucci, como referência do mercado >
Análise Advocacia reconhece, pela 8ª vez, VAA como um dos «Escritórios Mais Admirados do Brasil» >
Julhi Bonespírito e Amanda Duarte são destaques no anuário Análise Advocacia Mulher 2024 >
Vaz de Almeida figura entre os Escritórios de Advocacia Mais Premiados do Brasil em 2023 >
Amanda Duarte recebe o reconhecimento Thomson Reuters Stand-Out Lawyer 2023 e 2024 >
Amanda Duarte é eleita, pela 2ª vez, uma das «Advogadas Mais Admiradas do Brasil» >
Vaz de Almeida segue entre os escritórios mais admirados na Advocacia Regional >
VAA é finalista do Prêmio Análise DNA+ FenaLaw 2023 >
—
Pessoas e Comunidade >
Conheça os nossos líderes >
Prêmios, Selos e Reconhecimentos >
Notícias: conteúdo de qualidade no nosso portal >
—
«Autoridade legal com elegância, desde 2001.»
—
Tributário >
Corporativo >
Relações do Setor Automotivo >
Prevenção e Resolução de Conflitos >
Relações de Trabalho, Mobilidade Global e Gestão de Pessoas >
Propriedade Intelectual >
ESG, Ambiental e Sustentabilidade >
Inovação, Direito Digital e Cibersegurança >
Infraestrutura, Imobiliário e Construção Civil >
Direito Administrativo, Direito Público e Regulatório >
—
Nossas publicações têm o objetivo de comunicar a perspectiva legal dos acontecimentos e prover contexto aos fatos jurídicos mais relevantes que podem influenciar companhias e organizações. Casos em concreto demandam atenção técnica personalizada sobre os fatos, e devem obter assessoria jurídica sob medida antes da adoção de qualquer providência legal ou paralegal. Se você, sua empresa ou o conselho de acionistas de sua organização precisam de aconselhamento, entre em contato com o advogado de sua confiança.
«Legale», «Artigo», «Especial», «Painel Tributário», «Temas Tributários» e «Notícias & Alertas» são informativos periódicos e constituem uma prestação de serviços à comunidade empresarial. Os conteúdos podem dispor de links para websites de terceiros, a fim de facilitar o acesso dos nossos seguidores e assinantes aos serviços e publicações referidos. Não nos responsabilizamos, entretanto, pela integridade destes links, que podem apresentar problemas como indisponibilidade de acesso em razão de falhas em seus servidores, acidentes nos sistemas de rede, fragilidades em seus mecanismos de segurança, entre outros.
—
Livre de Inteligência Artificial / Este conteúdo e imagem relacionada não foram gerados por IAs.
—
Fale com o Editor >
—
+55 19 3252-4324
Barão de Itapura, 2323
8° andar, Guanabara
Campinas, SP
Brasil;”>Brasil