Notícia anterior
Próxima Notícia
Destaques | Tributário |

Painel Tributário #6

Painel Tributário Vaz de Almeida Advogados
Decisões judiciais, legislação, atualizações normativas e agenda tributária para quem tem pressa.

por Geyse Fernandes e Mauricio Nucci

Ministério da Economia lançará programa OEA-Integrado Secex nesta sexta (20), às 15 ― 18.08
A Receita Federal do Brasil (RFB) e a Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais (SECINT) realizarão na próxima sexta-feira (20), às 15, um seminário de lançamento do programa OEA-Integrado Secex. A iniciativa pretende promover o comércio por meio do Programa Brasileiro de Operador Econômico Autorizado (Programa OEA), o que permitirá, em tese, a obtenção de benefícios por parte dos players com baixo grau de risco em relação a controles estabelecidos pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex). O evento de apresentação do programa OEA-Integrado Secex tem o objetivo de detalhar suas vantagens aos agentes privados. Acompanhe o evento por aqui.
 
RFB dispensa da EFD-Reinf todas as empresas que não geraram fatos no período de apuração ― 16.08
E já que as escriturações e-Social e EFD-Reinf seguem o mesmo cronograma de obrigatoriedade e, considerando que o e-Social teve datas alteradas, alterou-se também o início de apresentação do 3º grupo de obrigados (pessoas físicas) da EFD-Reinf, para fatos ocorridos a partir de 1º de julho de 2021. Instituída em 2017, a EFD-Reinf, em conjunto com o e-Social e a DCTFWeb, visa substituir a GFIP em relação à apuração e recolhimento da contribuição previdenciária.
 
Precedente: Justiça acolhe aproveitamento de créditos do PIS e da COFINS sobre despesas com LGPD ― 15.08
Decisão inédita proferida pela Justiça Federal acolheu o pedido de aproveitamento de créditos do PIS e da COFINS sobre despesas com a implementação e manutenção de plano de proteção e gerenciamento de dados, em cumprimento à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A sentença considerou que as despesas deveriam ser enquadradas como insumos, aplicando o critério definido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) no leading case (2018) que definiu o conceito de insumos como gastos essenciais ou relevantes para o exercício da atividade econômica do contribuinte. Naquele julgamento, o STJ sinalizou que despesas que decorrem de obrigações legais devem ser consideradas como insumos para fins de aproveitamento de créditos de PIS/COFINS, uma vez que a subtração desses gastos poderia inviabilizar o exercício da atividade empresarial.
 
Programa para envio da GFIP passa a atualizar automaticamente a tabela de salários de contribuição ― 13.08
A RFB publicou, na última sexta-feira, uma atualização do sistema de recolhimento do FGTS e de informação à Previdência Social (SEFIP), utilizado para o preenchimento da GFIP. A recomendação é para que a versão anterior do programa seja desinstalada antes da instalação da nova versão. A partir de agora, antes do fechamento da declaração, o programa vai atualizar automaticamente a tabela de salários com os dados da Caixa Econômica Federal. E vale o alerta: as empresas que não atualizaram a tabela antes do preenchimento das GFIPs relativas às competências de janeiro a julho deste ano, precisarão retificar as declarações e enviá-las novamente, com os valores atualizados. Acesse o novo programa e o manual atualizado do SEFIP.
 
Conheça o nosso Hub de Soluções >
 
Nossos especialistas estão sempre prontos para identificar oportunidades reais de redução de custos tributários e de eliminação de riscos e contingências. Fale com o advogado ou consultor de sua confiança.
 

Painel Tributário é um informativo periódico e constitui uma prestação de serviços à comunidade empresarial sobre legislação, atualizações normativas e agenda tributária. Na forma de notas curtas, os conteúdos podem dispor de links para websites oficiais, a fim de facilitar o acesso dos nossos seguidores e assinantes aos serviços e publicações referidos. Não nos responsabilizamos (e nem teria como!), entretanto, pela integridade destes websites, que podem apresentar problemas como indisponibilidade de acesso em razão de falhas em seus servidores, acidentes nos sistemas de rede, fragilidades em seus mecanismos de segurança, entre outros.
 
 
+55 19 3252-4324
 
Barão de Itapura, 2323
8° andar, Guanabara
Campinas, SP
Brasil

Compartilhe
Vaz de Almeida

VAZ DE ALMEIDA ADVOGADOS é um escritório independente, dedicado ao suporte legal às companhias estrangeiras no Brasil e às empresas brasileiras instaladas no país e no exterior. Nosso propósito é desobstruir as barreiras que comprometem o tempo e a energia dos executivos, liberando-os para se concentrarem no trabalho que realmente importa: superar as expectativas de seus acionistas.