Notícia anterior
Próxima Notícia
Destaques | Tributário |

Painel Tributário #4

Painel Tributário Vaz de Almeida Advogados
Legislação, atualizações e agenda tributária.
 

por Geyse Fernandes e Mauricio Nucci

 
Receita define prazo e regras para Declaração do Imposto sobre Propriedade Territorial Rural (DITR 2021) ― 03.08.21
Pessoas ou empresas proprietárias, titulares de domínio útil ou possuidores a qualquer título, de imóveis rurais, devem enviar a Declaração do Imposto sobre Propriedade Territorial Rural 2021 entre 16.08 e 30.09. Com exceção dos isentos ou imunes, os contribuintes devem elaborar a declaração por meio do programa gerador de declaração do ITR disponibilizado na página da Receita Federal e, então, transmiti-la.
 
Receita reduz créditos do PIS e da COFINS sobre insumosNotícias & Alertas 30.07.21
A Receita Federal do Brasil (RFB) adotou uma nova abordagem na tentativa de reduzir as perdas geradas em razão da exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS, a chamada «tese do século». Agora a estratégia consiste na exigência de que as empresas utilizem o mesmo critério de cálculo dos pagamentos à União para contabilizar os créditos decorrentes da aquisição de bens e insumos, ou seja, sem o ICMS embutido. O fundamento: a parcela do ICMS que consta nas notas de entrada também não poderia ser contabilizada. O que está em jogo desta vez? Acompanhe aqui a nova discussão.
 
Sistema de auxílio à Classificação Fiscal de Mercadorias (Classif) chega à 4ª fase ― 29.07.21
O módulo de Classificação Fiscal de Mercadorias foi atualizado e traz as seguintes novidades: (a) consulta ao Tratamento Administrativo (TA) na importação e na exportação; (b) consulta às decisões sobre classificação fiscal de mercadorias em nível de subitem, por meio da integração com o sistema Normas (1ª versão); (c) download da Tabela NCM em formato JSON (texto plano) e XLSX (texto rico) pelo portal; (d) download da Tabela NCM em formato JSON (texto plano) sem necessidade de captcha, por meio de URL pública; e (e) carga automática da Tabela NCM completa a partir da resolução Camex, permitindo manutenção mais segura e mais rápida. O acesso ao Classif pode ser feito por aqui.
 
Publicação de Nota Técnica 2021.006 v.1.30 ― 28.07.21
A Nota Técnica altera a data de validação da regra B25c-10 (IndIntermed) para ser aplicada a partir do dia 04.04.22.
 
Alerta para as empresas que informaram ser optantes pelo Simples, mas não o são ― 27.07.21
Empresas que estão informando indevidamente a condição de optante pelo Simples na Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP) estão sendo identificadas e recebendo aviso para auto regularização. Os comunicados que estão sendo encaminhados às empresas são munidos de demonstrativo de inconsistências e estabelecem o prazo de até 30.09.21 para que sejam feitas as retificações. Depois desse prazo, as autuações podem levar a multas entre 75% e 225% da contribuição previdenciária que deixou de ser declarada, mais juros.
 
Ajuste no procedimento de informação do FAP no S-1005, v.S-1.0 ― 27.07.21
Com o objetivo de suprir eventual falha de integração do e-Social com a base do FAP e permitir que o contribuinte possa informar o FAP correto, foi alterada a regra de validação do campo {fap} no evento S-1005. O procedimento padrão, na versão S-1.0, continua sendo o envio do evento sem a informação do FAP, exceto se houver processo que autorize o uso de coeficiente diferente do publicado. A partir do ajuste implantado em 26.07.2021, caso o sistema não encontre o FAP publicado para o CNPJ do estabelecimento informado, emitirá uma mensagem de erro orientando para o reenvio do evento com a informação do FAP.
 
Alteração das Alíquotas da CSLL ― 26.07.21
A partir de julho de 2021 as alíquotas da Contribuição Social sobre Lucro Líquido passaram a ser de: (a) 20% até 31 de dezembro de 2021 e 15% a partir de 1º de janeiro de 2022, no caso das pessoas jurídicas de seguros privados, de capitalização, distribuidoras de valores mobiliários, corretoras de câmbio e de valores mobiliários, sociedades de crédito, financiamento e investimentos, sociedades de crédito imobiliário, administradoras de cartões de crédito, sociedades de arrendamento mercantil, cooperativas de crédito e associações de poupança e empréstimo; e (b) 25% até 31 de dezembro de 2021 e 20% a partir de 1º de janeiro de 2022, no caso de bancos de qualquer espécie. Para as demais pessoas jurídicas, (c) a alíquota permanece 9%. O portal do SPED também informa que foram realizadas uma série de alterações nas Tabelas Dinâmicas da ECF. Veja aqui.
 
RAIS 2020: empresas têm até 30 de agosto para transmitir declaração ― 23.07.21
Empresas que ainda não transmitiram a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) referentes ao ano-calendário 2020, deverão fazê-lo até o dia 30 de agosto, próximo. É mais que oportuno para as empresas que não conseguiram fazê-lo no primeiro processamento, até 30 de abril passado. As empresas abertas em 2020 que fizeram opção pelo Simples retroativa à data de abertura, mas cujo deferimento ocorreu a partir de 15 de janeiro de 2021, também poderão cumprir suas obrigações por este meio. Acesse o site da RAIS aqui.
 
Conheça o nosso Hub de Soluções >
 
Nossos especialistas estão sempre prontos para identificar oportunidades reais de redução de custos tributários e de eliminação de riscos e contingências. Fale com o advogado ou consultor de sua confiança.
 

Painel Tributário é um informativo periódico e constitui uma prestação de serviços à comunidade empresarial sobre legislação, atualizações normativas e agenda tributária. Na forma de notas curtas, os conteúdos podem dispor de links para websites oficiais, a fim de facilitar o acesso dos nossos seguidores e assinantes aos serviços e publicações referidos. Não nos responsabilizamos (e nem teria como!), entretanto, pela integridade destes websites, que podem apresentar problemas como indisponibilidade de acesso em razão de falhas em seus servidores, acidentes nos sistemas de rede, fragilidades em seus mecanismos de segurança, entre outros.
 
 
+55 19 3252-4324
 
Barão de Itapura, 2323
8° andar, Guanabara
Campinas, SP
Brasil

Compartilhe
Vaz de Almeida

VAZ DE ALMEIDA ADVOGADOS é um escritório independente, dedicado ao suporte legal às companhias estrangeiras no Brasil e às empresas brasileiras instaladas no país e no exterior. Nosso propósito é desobstruir as barreiras que comprometem o tempo e a energia dos executivos, liberando-os para se concentrarem no trabalho que realmente importa: superar as expectativas de seus acionistas.