Notícia anterior
Próxima Notícia
Destaques | Tributário |

Painel Tributário #3

Painel Tributário Vaz de Almeida Advogados
Legislação, atualizações e agenda tributária.
 

por Geyse Fernandes e Mauricio Nucci

 
Publicada versão 5.0.1 do programa da EFD-Contribuições ― 23.07.21
A nova versão flexibilizou as regras de validação e transmissão das escriturações das Sociedades em Conta de Participação (SCP). A regra de comparação entre o COD_SCP informado no registro 0035 e o CNPJ informado no registro 0000 passa, agora, a emitir aviso. A regra voltará a emitir erro em uma futura versão do PGE, a ser informada com antecedência no site da EFD-Contribuições.
 
A atualização não é obrigatória e recomenda-se que seja feita apenas pelos usuários afetados. Também convém, pela prudência, a realização de um backup de todas as escriturações contidas na base de dados, antes da atualização para a versão 5.0.1 ou a instalação em pasta distinta. O programa está disponível aqui.
 
CVM edita normas contábeis e de auditoria ― 22.07.21
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aprovou o Documento de Revisão de Pronunciamento Técnico n. 18, emitido pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), alterando o Pronunciamento Técnico CPC 06 (R2), prorrogando, para além de 30.06.2021, a possibilidade de adoção do expediente prático referente aos Benefícios Relacionados à Covid-19 concedidos para arrendatários em contratos de arrendamento. (Resolução CVM 41).
 
Já a Resolução CVM 42, aprovou o Pronunciamento Técnico CPC 50, que estabelece princípios para o reconhecimento, mensuração, apresentação e divulgação de contratos de seguro. A norma vai substituir a Deliberação CVM 563. A Resolução CVM 41 entra em vigor em 02.08, aplicando-se aos exercícios iniciados em, ou após 01.01.21. A Resolução CVM 42 entra em vigor em 01.01.23. Acesse aqui as resoluções CVM 41 e 42.
 
Nossos especialistas estão sempre prontos para identificar oportunidades reais de redução de custos tributários e de eliminação ou redução de riscos e contingências. Fale com o advogado ou consultor de sua confiança.
 
Leia também
Painel Tributário #1
Painel Tributário #2
 
 
 
 
+55 19 3252-4324
 

 
Painel Tributário é um informativo periódico e constitui uma prestação de serviços à comunidade empresarial sobre legislação, atualizações normativas e agenda tributária. Na forma de notas curtas, os conteúdos podem dispor de links para websites oficiais, a fim de facilitar o acesso dos nossos seguidores e assinantes aos serviços e publicações referidos. Não nos responsabilizamos (e nem teria como!), entretanto, pela integridade destes websites, que podem apresentar problemas como indisponibilidade de acesso em razão de falhas em seus servidores, acidentes nos sistemas de rede, fragilidades em seus mecanismos de segurança, entre outros.
 
Avenida Barão de Itapura, 2323
8º andar, Guanabara
Campinas, SP
Brasil

Compartilhe
Vaz de Almeida

VAZ DE ALMEIDA ADVOGADOS é um escritório independente, dedicado ao suporte legal às companhias estrangeiras no Brasil e às empresas brasileiras instaladas no país e no exterior. Nosso propósito é desobstruir as barreiras que comprometem o tempo e a energia dos executivos, liberando-os para se concentrarem no trabalho que realmente importa: superar as expectativas de seus acionistas.