Notícia anterior
Próxima Notícia
Destaques | Tributário |

Painel Tributário #2

Painel Tributário Vaz de Almeida Advogados
Legislação, atualizações e agenda tributária.
 

por Geyse Fernandes e Mauricio Nucci

 
Publicação da versão 8.0.8 do programa de ECD ― 20.07.21
Foi publicada a v.8.0.8 do programa de Escrituração Contábil Digital (ECD), que repara: (1) erro na recuperação de ECD anterior, com registro J801 preenchido; e (2) erro na visualização da impressão do Balanço Patrimonial e da DRE. A nova versão também traz melhoria no desempenho do programa, no momento da validação. O programa está disponível aqui.
 
Novas funcionalidades do Portal Único Siscomex entram em operação ― 19.07.21
O Ministério da Economia expandiu nesta segunda-feira (19) o Novo Processo de Importação (NPI) no Portal Único de Comércio Exterior, como parte das mudanças implementadas pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) e pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB), para ampliar gradativamente a abrangência das operações. A principal novidade no NPI é a permissão para que empresas sem certificação no programa Operador Econômico Autorizado (OEA) realizem importações amparadas pelos benefícios do novo processo. Conheça as atualizações da última versão do Portal Único Siscomex aqui.
 
Prazo de entrega de Escrituração Contábil Fiscal é adiado ― Notícias & Alertas 19.07.21
A Receita Federal do Brasil (RFB) alterou o prazo de transmissão da Escrituração Contábil Fiscal (ECF), referente ao exercício de 2021, ano-calendário 2020, para o último dia útil do mês de setembro deste ano. Saiba mais.
 
Crédito de PIS-COFINS sobre investimentos em Proteção de Dados ― 14.07.21
Rede de lojas obteve na Justiça o direito a créditos de PIS e de COFINS sobre os gastos com a implementação e manutenção do processo de gerenciamento de dados, em cumprimento às determinações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A tese está sendo testada no Judiciário, baseada no fundamento de que esses investimentos são essenciais (insumos) às atividades das empresas, em razão da imposição legal.
 
Nossos especialistas estão sempre prontos para identificar oportunidades reais de redução de custos tributários e de eliminação ou redução de riscos e contingências. Fale com o advogado de sua confiança.
 
 
 
 
+55 19 3252-4324
 

 
Painel Tributário é um informativo periódico e constitui uma prestação de serviços à comunidade empresarial sobre legislação, atualizações normativas e agenda tributária. Na forma de notas curtas, os conteúdos podem dispor de links para websites oficiais, a fim de facilitar o acesso dos nossos seguidores e assinantes aos serviços e publicações referidos. Não nos responsabilizamos (e nem teria como!), entretanto, pela integridade destes websites, que podem apresentar problemas como indisponibilidade de acesso em razão de falhas em seus servidores, acidentes nos sistemas de rede, fragilidades em seus mecanismos de segurança, entre outros.
 
Avenida Barão de Itapura, 2323
8º andar, Guanabara
Campinas, SP
Brasil

Compartilhe
Vaz de Almeida

VAZ DE ALMEIDA ADVOGADOS é um escritório independente, dedicado ao suporte legal às companhias estrangeiras no Brasil e às empresas brasileiras instaladas no país e no exterior. Nosso propósito é desobstruir as barreiras que comprometem o tempo e a energia dos executivos, liberando-os para se concentrarem no trabalho que realmente importa: superar as expectativas de seus acionistas.