Notícia anterior
Próxima Notícia
Destaques |

Relicitação do Aeroporto de Viracopos: sessão pública virtual será dia 13 de setembro

Relicitação do Aeroporto de Viracopos. Atenção para os prazos.
Dia 8 de setembro, fim das inscrições para se manifestar na Audiência Pública; 13 de setembro, data da Audiência Pública; 11 de outubro, fim da Consulta Pública.

por Mauricio Ortega

Baixe o material em PDF.

Audiência Pública virtual

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) aprovou, na última semana de agosto, as minutas para a relicitação do Aeroporto Internacional de Viracopos, localizado em Campinas (SP).

A sessão pública virtual por videoconferência será realizada no próximo dia 13 de setembro, com início às 14h. Os interessados em se manifestar verbalmente durante a sessão deverão inscrever-se até as 18h do dia 8 de setembro, quarta-feira, pelo e-mail [email protected].

A audiência será realizada por meio da ferramenta Cisco Webex e a Assessoria Técnica (ASTEC) da ANAC deve validar as inscrições para as manifestações verbais e realizar testes de conexão de áudio e vídeo dos interessados.

/ 08 de setembro: fim das inscrições para se manifestar na Audiência Pública
/ 13 de setembro: data da Audiência Pública (a partir das 14h)
/ 11 de outubro: fim da Consulta Pública

Consulta Pública

O edital de licitação, o contrato, os respectivos anexos e Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEAs) da concessão para a exploração do Aeroporto de Viracopos estão acessíveis desde a última quinta-feira de agosto (26/8) e permanecerão disponíveis para consulta até o dia 11 de outubro, período no qual os interessados poderão fazer suas contribuições.

A ANAC comunicou por meio de seu blog que a adesão à relicitação, ato voluntário da concessionária, foi comunicada de maneira irrevogável e irretratável pela Aeroportos Brasil Viracopos S.A. em 19 de março de 2020, seguindo os requisitos estabelecidos pela Lei 13.448 (2017) e pelo Decreto 9.957 (2019).

A relicitação teve por condição a aprovação da conclusão da recuperação judicial por meio de sentença e, claro, a devolução amigável do ativo.

Desde 2012, o Aeroporto Internacional de Viracopos é operado pela Aeroportos Brasil Viracopos S.A. O prazo previsto para a concessão era de 30 anos.

Como participar da Consulta

As minutas do processo de relicitação podem ser acessadas aqui.

As contribuições à consulta devem ser encaminhadas à ANAC por meio de formulário eletrônico próprio, disponível na página indicada, até as 18h do dia 11 de outubro de 2021.

Cronograma

A expectativa do Ministério da Infraestrutura (MInfra) é de que o leilão ocorra no final do primeiro semestre de 2022 e que os investimentos no Aeroporto somem em torno de R$ 4,2 bilhões.

Depois da conclusão da consulta pública e de eventuais ajustes, a documentação será submetida ao Tribunal de Contas da União (TCU), que terá 90 dias para aprová-la. Com a aprovação do TCU o edital pode ser publicado.
 
Conheça o nosso Hub de Soluções >
 
Para saber mais a respeito do processo de relicitação do Aeroporto de Viracopos, fale com os nossos especialistas.
 

Nossos conteúdos têm o objetivo de comunicar a perspectiva legal dos acontecimentos e prover contexto aos eventos mais relevantes que podem influenciar companhias e organizações. Casos em concreto demandam atenção técnica personalizada sobre os fatos, e devem obter assessoria jurídica sob medida antes da adoção de qualquer providência legal ou paralegal. Se você, sua empresa ou o conselho de acionistas de sua organização precisam de aconselhamento, entre em contato com o advogado de sua confiança.
 
 
+55 19 3252-4324
 
Barão de Itapura, 2323
8° andar, Guanabara
Campinas, SP
Brasil

Compartilhe
Categorias
Vaz de Almeida

VAZ DE ALMEIDA ADVOGADOS é um escritório independente, dedicado ao suporte legal às companhias estrangeiras no Brasil e às empresas brasileiras instaladas no país e no exterior. Nosso propósito é desobstruir as barreiras que comprometem o tempo e a energia dos executivos, liberando-os para se concentrarem no trabalho que realmente importa: superar as expectativas de seus acionistas.