Na mídia, em Análise Advocacia ― Paulo Reganin, líder do Núcleo de Comunicação de Vaz de Almeida Advogados é destaque em reportagem da Análise Editorial.
Por Victoria Gurjão.
Além dos diversos rankings e tabelas que exibem os Escritórios e Advogados Mais Admirados do Brasil, o anuário Análise Advocacia também conta com totalizações e estatísticas que ilustram o atual cenário jurídico do país. Segundo dados levantados na edição de 2021 da publicação, novas tendências no mercado vêm apresentando um significativo crescimento em meio ao último ano, dentre elas o Visual Law, prática que combina recursos visuais e textuais com a finalidade de trazer uma maior clareza e dinamismo para assuntos jurídicos.
A porcentagem de escritórios que indicaram a prática como uma das mais utilizadas é expressiva: 34% dos respondentes consideraram o Visual Law como uma das melhores opções de novas tecnologias e métodos inovadores atualmente, ficando atrás apenas de softwares de gestão de processos judiciais (90%) e de softwares de gestão administrativa (87%).
Para Paulo Reganin, legal designer e responsável pela gestão da marca e comunicação corporativa do escritório Vaz de Almeida Advogados, o Visual Law é capaz de agregar valor a um material e atrair atenção para os mais diversos negócios e firmas. Em seu conceito, a prática representa um design de comunicação legal, utilizando de recursos gráficos e plásticos para cativar os leitores e tornar a leitura dos materiais mais compreensível.
«Uma coisa que sempre ressaltamos no escritório é que a forma é tão importante quanto o conteúdo. (…) A abordagem de assuntos no meio jurídico precisa ser plástica, atraente e persuasiva.» Paulo Reganin, legal designer e responsável pela gestão da marca e comunicação corporativa de Vaz de Almeida Advogados.
Paulo explica que, diante do cenário de pandemia, o mundo está cada vez mais diante das telas, resultando em um aumento significativo da comunicação visual. A arte tornou-se uma aliada das informações de qualidade, apresentando conteúdos ricos com uma linguagem leve, eficiente e convincente; o Legal Design, área que engloba o Visual Law, tem sido visto como um fator intensificador do trabalho criativo em escritórios e empresas. Na mesma linha, a sócia responsável pela área de inovação jurídica do Opice Blum, Bruno e Vainzof Advogados Associados, escritório referência em Direito Digital, Danielle Serafino é coordenadora, no Estado de São Paulo, da pesquisa sobre o uso do Visual Law no Judiciário brasileiro. Ela adiciona que a prática não consiste apenas na elaboração de conteúdos visualmente agradáveis, indo muito além disso; a ideia é proporcionar uma experiência diferente para o leitor.
Danielle enfatiza que a transformação de informações complexas e técnicas para um conteúdo mais simplificado, juntamente com a utilização de layouts visuais, contribui para que o cérebro compreenda os assuntos abordados no material de uma forma mais fluída. O Visual Law, segundo a sócia, é utilizado em todos os tipos de documentos e áreas de atuação do escritório, ponto que se tornou um verdadeiro atrativo para clientes, que por sua vez fizeram com que a prática fosse altamente requisitada.
«O Visual Law é uma solução para os problemas na comunicação jurídica, vista como juridiquês. Buscamos uma comunicação mais alinhada e mais integrada com a sociedade que a gente vive, e não um dialeto próprio.» Daniele Serafino, sócia e responsável pela área de inovação jurídica do Opice Blum, Bruno e Vainzof Advogados Associados.
Por fim, os profissionais pontuam que a prática é uma tendência que vai permanecer no mercado, e que não vai se restringir apenas à produção de material para clientes, mas também se fará presente na comunicação interna entre os próprios escritórios, empresas e seus colaboradores. Pensar cada vez mais fora da caixa é a essência do Visual Law, e isso permite com que a prática venha se tornando cada vez mais uma estratégia única de promoção do acesso à Justiça.
Conheça o líder de nosso Núcleo de Comunicação aqui >
―
Mais sobre Visual Law em Vaz de Almeida Advogados >
―
Pessoas e Comunidade >
Conheça os nossos líderes >
Prêmios, Selos e Reconhecimentos >
INSIGHTS, o nosso Portal de Notícias >
―
Tributário >
Corporativo >
Relações do Setor Automotivo >
Prevenção e Resolução de Conflitos >
Relações de Trabalho, Mobilidade Global e Gestão de Pessoas >
ESG, Ambiental e Sustentabilidade >
Inovação, Direito Digital e Cibersegurança >
Propriedade Intelectual >
Infraestrutura, Imobiliário e Construção Civil >
Direito Administrativo, Direito Público e Regulatório >
―
O Corporativo VAA é altamente qualificado e experimentado em planejamentos societários de grupos empresariais; formação de consórcios e joint ventures; operações de M&A, incorporações, transformações e cisões; constituição de empresas, subsidiárias ou não, fora do Brasil; políticas de compliance societário; estruturação de operações financeiras; Wealth Management e Mercado de Luxo; gestão de departamentos jurídicos in loco com alocação de advogados e gerentes jurídicos «turn-key»; viabilização de operações junto ao CADE; e suporte às operações disciplinadas pelo BACEN, pela CVM, pelo COAF e outras instituições reguladoras.
Nossas publicações têm o objetivo de comunicar a perspectiva legal dos acontecimentos e prover contexto jurídico aos fatos mais relevantes que podem influenciar companhias e organizações. Casos em concreto demandam atenção técnica personalizada sobre os fatos, e devem obter assessoria jurídica sob medida antes da adoção de qualquer providência legal ou paralegal. Se você, sua empresa ou o conselho de acionistas de sua organização precisam de aconselhamento, entre em contato com o advogado de sua confiança.
―
Fale com o Editor >
―
+55 19 3252-4324
Barão de Itapura, 2323
8° andar, Guanabara
Campinas, SP
Brasil