Notícia anterior
Próxima Notícia
Destaques | Editor | Visual Law |

VAA na Mídia: conheça mais sobre Visual Law, uma das práticas mais utilizadas pelos escritórios em 2021

Entrevista para Análise Advocacia ― Núcleo de Comunicação de Vaz de Almeida Advogados é destaque em reportagem da Análise Editorial.

Por Victoria Gurjão, para Análise Editorial.

 
Além dos diversos rankings e tabelas que exibem os Escritórios e Advogados Mais Admirados do Brasil, o anuário Análise Advocacia também conta com totalizações e estatísticas que ilustram o atual cenário jurídico do país. Segundo dados levantados na edição de 2021 da publicação, novas tendências no mercado vêm apresentando um significativo crescimento em meio ao último ano, dentre elas o Visual Law, prática que combina recursos visuais e textuais com a finalidade de trazer uma maior clareza e dinamismo para assuntos jurídicos.
 
A porcentagem de escritórios que indicaram a prática como uma das mais utilizadas é expressiva: 34% dos respondentes consideraram o Visual Law como uma das melhores opções de novas tecnologias e métodos inovadores atualmente, ficando atrás apenas de softwares de gestão de processos judiciais (90%) e de softwares de gestão administrativa (87%).
 
Para Paulo Reganin, legal designer e responsável pela gestão da marca e comunicação corporativa do escritório Vaz de Almeida Advogados, o Visual Law é capaz de agregar valor a um material e atrair atenção para os mais diversos negócios e firmas. Em seu conceito, a prática representa um design de comunicação legal, utilizando de recursos gráficos e plásticos para cativar os leitores e tornar a leitura dos materiais mais compreensível.
 
«Uma coisa que sempre ressaltamos no escritório é que a forma é tão importante quanto o conteúdo. (…) A abordagem de assuntos no meio jurídico precisa ser plástica, atraente e persuasiva.» Paulo Reganin, legal designer e responsável pela gestão da marca e comunicação corporativa de Vaz de Almeida Advogados.
 
Paulo explica que, diante do cenário de pandemia, o mundo está cada vez mais diante das telas, resultando em um aumento significativo da comunicação visual. A arte tornou-se uma aliada das informações de qualidade, apresentando conteúdos ricos com uma linguagem leve, eficiente e convincente; o Legal Design, área que engloba o Visual Law, tem sido visto como um fator intensificador do trabalho criativo em escritórios e empresas. Na mesma linha, a sócia responsável pela área de inovação jurídica do Opice Blum, Bruno e Vainzof Advogados Associados, escritório referência em Direito Digital, Danielle Serafino é coordenadora, no Estado de São Paulo, da pesquisa sobre o uso do Visual Law no Judiciário brasileiro. Ela adiciona que a prática não consiste apenas na elaboração de conteúdos visualmente agradáveis, indo muito além disso; a ideia é proporcionar uma experiência diferente para o leitor.
 
Danielle enfatiza que a transformação de informações complexas e técnicas para um conteúdo mais simplificado, juntamente com a utilização de layouts visuais, contribui para que o cérebro compreenda os assuntos abordados no material de uma forma mais fluída. O Visual Law, segundo a sócia, é utilizado em todos os tipos de documentos e áreas de atuação do escritório, ponto que se tornou um verdadeiro atrativo para clientes, que por sua vez fizeram com que a prática fosse altamente requisitada.
 
«O Visual Law é uma solução para os problemas na comunicação jurídica, vista como juridiquês. Buscamos uma comunicação mais alinhada e mais integrada com a sociedade que a gente vive, e não um dialeto próprio.» Daniele Serafino, sócia e responsável pela área de inovação jurídica do Opice Blum, Bruno e Vainzof Advogados Associados.
 
Por fim, os profissionais pontuam que a prática é uma tendência que vai permanecer no mercado, e que não vai se restringir apenas à produção de material para clientes, mas também se fará presente na comunicação interna entre os próprios escritórios, empresas e seus colaboradores. Pensar cada vez mais fora da caixa é a essência do Visual Law, e isso permite com que a prática venha se tornando cada vez mais uma estratégia única de promoção do acesso à Justiça.
 
 
 

Pessoas e Comunidade >
Conheça os nossos líderes >
Prêmios, Selos e Reconhecimentos >
INSIGHTS, o nosso Portal de Notícias >
 
 
 

Tributário >
Corporativo >
Relações do Setor Automotivo >
Prevenção e Resolução de Conflitos >
Relações de Trabalho, Mobilidade Global e Gestão de Pessoas >
 
ESG, Ambiental e Sustentabilidade >
Inovação, Direito Digital e Cibersegurança >
Propriedade Intelectual >
Infraestrutura, Imobiliário e Construção Civil >
Direito Administrativo, Direito Público e Regulatório >
 
 
 

Nossas publicações têm o objetivo de comunicar a perspectiva legal dos acontecimentos e prover contexto aos fatos jurídicos mais relevantes que podem influenciar companhias e organizações. Casos em concreto demandam atenção técnica personalizada sobre os fatos, e devem obter assessoria jurídica sob medida antes da adoção de qualquer providência legal ou paralegal. Se você, sua empresa ou o conselho de acionistas de sua organização precisam de aconselhamento, entre em contato com o advogado de sua confiança.
 
«Legale», «Artigo», «Painel Tributário», «Temas Tributários» e «Notícias & Alertas» são informativos periódicos e constituem uma prestação de serviços à comunidade empresarial sobre legislação, atualizações normativas e agenda tributária. Na forma de notas curtas, alertas ou artigos, os conteúdos podem dispor de links para websites oficiais, a fim de facilitar o acesso dos nossos seguidores e assinantes aos serviços e publicações referidos. Não nos responsabilizamos (e nem teria como!), entretanto, pela integridade destes websites governamentais, que podem apresentar problemas como indisponibilidade de acesso em razão de falhas em seus servidores, acidentes nos sistemas de rede, fragilidades em seus mecanismos de segurança, entre outros.
 
 
 

Fale com o Editor >
 
 
 

+55 19 3252-4324
Barão de Itapura, 2323
8° andar, Guanabara
Campinas, SP
Brasil

Compartilhe
Vaz de Almeida

VAZ DE ALMEIDA ADVOGADOS é um escritório independente, dedicado ao suporte legal às companhias estrangeiras no Brasil e às empresas brasileiras instaladas no país e no exterior. Nosso propósito é desobstruir as barreiras que comprometem o tempo e a energia dos executivos, liberando-os para se concentrarem no trabalho que realmente importa: superar as expectativas de seus acionistas.