Notícia anterior
Próxima Notícia
Destaques |

STF vai julgar se é constitucional o índice de atualização das contas vinculadas ao FGTS

STF vai julgar se é constitucional o índice de atualização dos valores das contas vinculadas ao FGTS
Ação Direta de Inconstitucionalidade pode resultar na revisão ― para maior ― da correção do Fundo de Garantia dos trabalhadores.

por Mauricio Nucci

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar em breve se a Taxa Referencial (TR) cumpre a sua função de atualização monetária das contas vinculadas ao FGTS ante a inflação ou se outro índice deve ser utilizado.

O julgamento, que estava marcado para o dia 13 passado ― agora, sem data definida ―, vai examinar o tema por meio de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade de 2014 que requer a declaração de que são inconstitucionais os artigos 13, caput, da Lei 8.036 (1990) e 17, caput, da Lei 8.177 (1991).

O tema é economicamente sensível para os trabalhadores e pode resultar na correção dos valores a partir de 1999, a depender do prazo determinado pelo STF.

A TR é usada desde 1999 para a correção do Fundo de Garantia e, desde então, segue igual ou próxima de zero, muito inferior ao IPCA, o índice que mede a inflação oficial do país.

É importante que os trabalhadores ingressem com a ação (e isso inclui os que já levantaram os valores depositados) antes do julgamento do STF.

Isso porque, diante do possível impacto econômico de uma decisão favorável aos trabalhadores, a Corte pode modular os efeitos da decisão beneficiando quem estiver com a sua ação em andamento antes do julgamento.

Fale com o advogado de sua confiança.
 
 
 
 
+55 19 3252-4324
 

Nossos conteúdos têm o objetivo de comunicar a perspectiva legal dos acontecimentos e prover contexto aos eventos jurídicos mais relevantes que podem influenciar companhias e organizações. Casos em concreto demandam atenção técnica personalizada sobre os fatos, e devem obter assessoria jurídica sob medida antes da adoção de qualquer providência legal ou paralegal. Se você, sua empresa ou o conselho de acionistas de sua organização precisam de aconselhamento, entre em contato com o advogado de sua confiança.
 
Avenida Barão de Itapura, 2323
8º andar, Guanabara
Campinas, SP
Brasil

Compartilhe
Categorias
Vaz de Almeida

VAZ DE ALMEIDA ADVOGADOS é um escritório independente, dedicado ao suporte legal às companhias estrangeiras no Brasil e às empresas brasileiras instaladas no país e no exterior. Nosso propósito é desobstruir as barreiras que comprometem o tempo e a energia dos executivos, liberando-os para se concentrarem no trabalho que realmente importa: superar as expectativas de seus acionistas.