Notícia anterior
Próxima Notícia
Destaques | Tributário |

Receita publica nova Solução de Consulta sobre Importação

Alerta para a nova Solução de Consulta sobre Importação:
Não se classifica como importação por encomenda operação financiada por instituição financeira no exterior, mediante contrato de financiamento firmado em nome do encomendante.

Helena Chiarini e Mauricio Nucci

No dia 21 de junho, a Receita Federal do Brasil (RFB) publicou a Solução de Consulta 89 (2021), a fim de esclarecer a um contribuinte se, em um cenário em que o encomendante de uma importação por encomenda através de importadora, contratasse um financiamento em seu próprio nome com uma instituição financeira no exterior, isso descaracterizaria a importação por encomenda.

Em resposta à Consulta, a Solução 89 reiterou o entendimento da RFB de que o financiamento em nome do encomendante de produto importado descaracteriza a importação por encomenda, reclassificando-a como operação de importação por conta e ordem de terceiro.

O ponto central da discussão é que a operação descrita na hipótese não satisfaz o requisito básico da importação por encomenda, de que a mercadoria a ser importada tenha sido adquirida (1) em nome e (2) com recursos do próprio importador.

«Por encomenda» ou «por conta e ordem»

Na importação «por conta e ordem de terceiro», a empresa, com os seus próprios recursos, adquiri mercadoria no exterior por meio de importadora, que apenas intermedia a operação. Nesse caso, o ICMS é devido ao Estado onde está localizada a empresa que adquiriu o produto.

Na importação por encomenda, a importadora é contratada para promover, em seu nome e com seus próprios recursos, o despacho aduaneiro de importação de mercadoria estrangeira por ela adquirida no exterior para revendê-la ao seu encomendante. Em tese, é operação mais vantajosa ao encomendante (do que «por conta e ordem de terceiro») por que o ICMS da importação é devido pela importadora, ao respectivo Estado.

Nossos especialistas estão sempre prontos para identificar oportunidades reais de redução de custos tributários e de eliminação ou redução de riscos e contingências. Fale com o advogado de sua confiança.
 
 
 
 
+55 19 3252-4324
 

Nossos conteúdos têm o objetivo de comunicar a perspectiva legal dos acontecimentos e prover contexto aos eventos jurídicos mais relevantes que podem influenciar companhias e organizações. Casos em concreto demandam atenção técnica personalizada sobre os fatos, e devem obter assessoria jurídica sob medida antes da adoção de qualquer providência legal ou paralegal. Se você, sua empresa ou o conselho de acionistas de sua organização precisam de aconselhamento, entre em contato com o advogado de sua confiança.
 
Avenida Barão de Itapura, 2323
8º andar, Guanabara
Campinas, SP
Brasil

Compartilhe
Vaz de Almeida

VAZ DE ALMEIDA ADVOGADOS é um escritório independente, dedicado ao suporte legal às companhias estrangeiras no Brasil e às empresas brasileiras instaladas no país e no exterior. Nosso propósito é desobstruir as barreiras que comprometem o tempo e a energia dos executivos, liberando-os para se concentrarem no trabalho que realmente importa: superar as expectativas de seus acionistas.