Notícia anterior
Próxima Notícia
Destaques | Tributário |

Receita autoriza uso de saldo negativo de IRPJ para pagar INSS

Receita autoriza uso de saldo negativo de IRPJ para pagar INSS
Recolhimentos por estimativa ocorreram antes do e-Social, mas o Fisco aceitou a compensação cruzada.

Empresas com saldo negativo de Imposto de Renda (IRPJ) e da Contribuição Social Sobre Lucro Líquido (CSLL) podem compensar os respectivos créditos com os débitos de contribuições previdenciárias apuradas pelo e-Social.

É o que diz a Coordenação-Geral de Tributação (COSIT) da Receita Federal do Brasil (RFB), por meio da Solução de Consulta n. 15. O saldo negativo é a diferença entre o montante de IRPJ e CSLL antecipado, mês a mês, a partir de uma estimativa de lucro ― e o que a empresa realmente apurou sobre o lucro real no dia 31 de dezembro do ano em questão, ocasião em que ocorre o fato gerador dos tributos.

O caso, objeto da Solução de consulta, o contribuinte questionou se poderia fazer a compensação de créditos dos tributos apurados por estimativa ao longo de 2018 com débitos de contribuições previdenciárias apuradas por meio do e-Social, a partir de julho daquele ano. O ponto era se as antecipações feitas no primeiro semestre daquele ano impediriam a compensação.

Apesar de os recolhimentos mensais por estimativa terem ocorrido antes do uso do e-Social ― no primeiro semestre de 2018 ―, a RFB entendeu que a compensação cruzada é possível nessa situação porque o fato gerador do IRPJ e da CSLL ocorre apenas no último dia de cada ano. No caso, 31 de dezembro de 2018 .

A resposta da RFB ao contribuinte pode trazer alívio ao caixa de muitas outras empresas que apuram os tributos pelo lucro presumido, ao permitir a compensação entre o saldo positivo de IRPJ e da CSLL com o saldo negativo da contribuição previdenciária.

A equipe de Direito Tributário permanece disponível para esclarecer em detalhes a Solução de Consulta n. 15 e interpretar sua melhor aplicação aos casos em concreto.
 
 
 
 
+55 19 3252-4324
 

Nossos conteúdos têm o objetivo de comunicar a perspectiva legal dos acontecimentos e prover contexto aos eventos jurídicos mais relevantes que podem influenciar companhias e organizações. Casos em concreto demandam atenção técnica personalizada sobre os fatos, e devem obter assessoria jurídica sob medida antes da adoção de qualquer providência legal ou paralegal. Se você, sua empresa ou o conselho de acionistas de sua organização precisam de aconselhamento, entre em contato com o advogado de sua confiança.
 
Avenida Barão de Itapura, 2323
8º andar, Guanabara
Campinas, SP
Brasil

Compartilhe
Vaz de Almeida

VAZ DE ALMEIDA ADVOGADOS é um escritório independente, dedicado ao suporte legal às companhias estrangeiras no Brasil e às empresas brasileiras instaladas no país e no exterior. Nosso propósito é desobstruir as barreiras que comprometem o tempo e a energia dos executivos, liberando-os para se concentrarem no trabalho que realmente importa: superar as expectativas de seus acionistas.