Painel Tributário n.17
Notícia anterior
Tributário |

Operação da Receita suspende CNPJs com inconformidades

Operação da Receita suspende CNPJs com inconformidades
Conheça algumas entre as principais inconformidades que podem dar causa à suspenção do CNPJ da sua organização.

A Receita Federal do Brasil (RFB) está suspendendo, desde outubro passado, os Cadastros Nacionais das Pessoas Jurídicas (os CNPJs) dos inscritos que apresentam algum tipo de inconformidade, como, por exemplo, a não indicação do representante legal da pessoa jurídica perante o CNPJ.

A operação está sendo conduzida pela Coordenação-Geral de Gestão de Cadastros (COCAD) da Secretaria da Receita Federal do Brasil, que tem por objetivo consolidar a integridade dos cadastros administrados pela RFB, a fim de qualificar a identificação dos contribuintes, subsidiar os demais sistemas com informações consistentes e aprimorar o modelo de gestão de riscos e as ações de combate aos ilícitos tributários.

Conforme disciplinado pela Instrução Normativa RFB 1.863 (2018), a inscrição no CNPJ é enquadrada na situação «suspensa» quando, apenas para citar algumas inconformidades (artigo 40), a pessoa jurídica:

(a) omitir a identificação do seu representante ou quando o CPF do representante ― ou qualquer outro membro do QSA ― estiver enquadrado como «inexistente», «cancelado», «nulo» ou «suspenso» por indícios de fraude;
(b) apresentar incompatibilidade entre o Número de Inscrição no Registro de Empresa (NIRE) ou do Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas e a natureza legal da pessoa jurídica;
(c) omitir a identificação da atividade econômica ou informá-la com divergência entre a atividade econômica informada no cadastro e a constatada;
(d) tiver, entre os membros do seu QSA, pessoa jurídica com CNPJ na situação cadastral «baixada» ou «nula»;
(e) omitir o valor do capital social, para as entidades obrigadas a prestar essa informação;
(f) omitir o Código de Endereçamento Postal (CEP) ou apontar um CEP inativo;
(g) omitir o QSA ― e mais.

Foram identificadas até outubro, 53.520 inscrições no CNPJ em situação cadastral ativa, sem informação do seu representante perante o CNPJ, apenas para dar um exemplo.

Muitos casos são de empresas domiciliadas no exterior, cujas inscrições foram feitas entre os anos de 2003 e 2010. Alguns referem-se à inscrições muito antigas, inclusive realizadas à época do Cadastro Geral de Contribuintes (CGC).

Vale dizer, a suspensão do CNPJ decorrente da falta de atualização de seu representante legal não se confunde com a possibilidade de a RFB suspender o CNPJ de entidade que não atualizar as informações do seu beneficiário final nos termos do artigo 20 da mesma Instrução Normativa.
 
 
 

Análise Advocacia destaca Tributário Vaz de Almeida, liderado por Mauricio Nucci, como referência do mercado >
Análise Advocacia reconhece, pela 8ª vez, VAA como um dos «Escritórios Mais Admirados do Brasil» >
Julhi Bonespírito e Amanda Duarte são destaques no anuário Análise Advocacia Mulher 2024 >
Vaz de Almeida figura entre os Escritórios de Advocacia Mais Premiados do Brasil em 2023 >
Amanda Duarte recebe o reconhecimento Thomson Reuters Stand-Out Lawyer 2023 e 2024 >
Amanda Duarte é eleita, pela 2ª vez, uma das «Advogadas Mais Admiradas do Brasil» >
Vaz de Almeida segue entre os escritórios mais admirados na Advocacia Regional >
VAA é finalista do Prêmio Análise DNA+ FenaLaw 2023 >
 
 
 

Pessoas e Comunidade >
Conheça os nossos líderes >
Prêmios, Selos e Reconhecimentos >
Notícias: conteúdo de qualidade no nosso portal >
 
 
 

«Autoridade legal com elegância, desde 2001.»
 
 
 

Tributário >
Corporativo >
Relações do Setor Automotivo >
Prevenção e Resolução de Conflitos >
Relações de Trabalho, Mobilidade Global e Gestão de Pessoas >
 
Propriedade Intelectual >
ESG, Ambiental e Sustentabilidade >
Inovação, Direito Digital e Cibersegurança >
Infraestrutura, Imobiliário e Construção Civil >
Direito Administrativo, Direito Público e Regulatório >
 
 
 

Nossas publicações têm o objetivo de comunicar a perspectiva legal dos acontecimentos e prover contexto aos fatos jurídicos mais relevantes que podem influenciar companhias e organizações. Casos em concreto demandam atenção técnica personalizada sobre os fatos, e devem obter assessoria jurídica sob medida antes da adoção de qualquer providência legal ou paralegal. Se você, sua empresa ou o conselho de acionistas de sua organização precisam de aconselhamento, entre em contato com o advogado de sua confiança.
 
«Legale», «Artigo», «Especial», «Painel Tributário», «Temas Tributários» e «Notícias & Alertas» são informativos periódicos e constituem uma prestação de serviços à comunidade empresarial. Os conteúdos podem dispor de links para websites de terceiros, a fim de facilitar o acesso dos nossos seguidores e assinantes aos serviços e publicações referidos. Não nos responsabilizamos, entretanto, pela integridade destes links, que podem apresentar problemas como indisponibilidade de acesso em razão de falhas em seus servidores, acidentes nos sistemas de rede, fragilidades em seus mecanismos de segurança, entre outros.
 
 
 

Livre de Inteligência Artificial / Este conteúdo e imagem relacionada não foram gerados por IAs.
 
 
 

Fale com o Editor >
 
 
 

+55 19 3252-4324
Barão de Itapura, 2323
8° andar, Guanabara
Campinas, SP
Brasil

Compartilhe
Categorias
Vaz de Almeida

VAZ DE ALMEIDA ADVOGADOS é um escritório independente, dedicado ao suporte legal às companhias estrangeiras no Brasil e às empresas brasileiras instaladas no país e no exterior. Nosso propósito é desobstruir as barreiras que comprometem o tempo e a energia dos executivos, liberando-os para se concentrarem no trabalho que realmente importa: superar as expectativas de seus acionistas.