Notícias & Alertas |

Não incide IOF em Adiantamento de Contrato de Câmbio

Não incide IOF em Adiantamento de Contrato de Câmbio
STJ: Adiantamento de Contrato de Câmbio é operação de câmbio antecipada e só pode ser tributada em razão disso.

por Mauricio Nucci

Com o entendimento de que o Adiantamento de Contrato de Câmbio (ACC) é um instrumento dos exportadores para antecipar o valor a ser obtido pela venda de produtos ou serviços, a 1ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou provimento ao recurso especial da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) que tinha como objetivo tributar 0,38% sobre os valores recebidos por uma empresa em Adiantamento de Contrato de Câmbio.

A decisão foi unânime, pelo alinhamento com o voto do ministro relator, Gurgel de Faria, para o qual os Adiantamentos de Contratos de Câmbio não geram IOF, uma vez que o fato gerador é apenas a liquidação da operação de câmbio, e não o serviço de contratação do adiantamento. Votaram com ele os ministros Bendito Gonçalves, Regina Helena Costa e Sergio Kukina, além do desembargador convocado Manoel Erhardt.

O ACC é uma opção que o exportador tem para uso como modalidade de financiamento às exportações. Nelas, o exportador firma contrato com a importadora para venda de seus produtos no exterior. O pagamento é feito por meio de contrato de câmbio em banco autorizado a operar nesse mercado. Com o ACC, o exportador recebe esse valor de forma adiantada, em parte ou totalmente, descontados a taxa de juros internacional e o spread pelo risco da operação.

O ministro Gurgel de Faria destacou que há um vínculo indissociável entre o ACC e a operação de câmbio, de modo que o ACC não pode ser considerado operação de crédito, ainda que gere antecipação de numerário.

Fale com o advogado de sua confiança.
 
 
 
 
+55 19 3252-4324
 

Nossos conteúdos têm o objetivo de comunicar a perspectiva legal dos acontecimentos e prover contexto aos eventos jurídicos mais relevantes que podem influenciar companhias e organizações. Casos em concreto demandam atenção técnica personalizada sobre os fatos, e devem obter assessoria jurídica sob medida antes da adoção de qualquer providência legal ou paralegal. Se você, sua empresa ou o conselho de acionistas de sua organização precisam de aconselhamento, entre em contato com o advogado de sua confiança.
 
Avenida Barão de Itapura, 2323
8º andar, Guanabara
Campinas, SP
Brasil

Compartilhe
Vaz de Almeida

VAZ DE ALMEIDA ADVOGADOS é um escritório independente, dedicado ao suporte legal às companhias estrangeiras no Brasil e às empresas brasileiras instaladas no país e no exterior. Nosso propósito é desobstruir as barreiras que comprometem o tempo e a energia dos executivos, liberando-os para se concentrarem no trabalho que realmente importa: superar as expectativas de seus acionistas.