Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá agiliza rito e reduz custos
Resolução administrativa n. 46 define novo formato de processo arbitral, mais rápido e barato para a resolução de controvérsias empresariais.
por Julhi Bonespírito
O Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CAM-CCBC) expediu, recentemente, o regulamento de um novo formato de arbitragem, denominado «arbitragem expedita».
Segundo o portal de notícias do CAM-CCBC, o novo regramento passa a ser aplicado automaticamente às convenções de arbitragem pactuadas após a entrada em vigor da Resolução, cujos valores em disputa não ultrapassem a casa dos R$ 3 milhões. Alternativamente, e caso haja acordo entre as partes, o regulamento da «arbitragem expedita» poderá ser aplicado a procedimentos oriundos de convenções arbitrais assinadas anteriormente à vigência do novo regulamento.
Para assegurar um procedimento mais ágil, o novo procedimento não deverá exceder o prazo de 10 meses, contados da assinatura do Termo de Arbitragem, até o início do prazo para a prolação da sentença final.
A contagem do prazo, inclusive, passa a contar em dias corridos, iniciando-se no primeiro dia útil subsequente ao envio da correspondência eletrônica contendo a manifestação e os respectivos documentos.
As comunicações e protocolos de quaisquer manifestações, decisões ou documentos, nesse procedimento mais célere, serão realizados exclusivamente por meio eletrônico.
Além disso, o tribunal também poderá limitar o número, tamanho e o escopo das manifestações escritas das partes.
Relação custo-benefício
As audiências serão realizadas, preferencialmente, por videoconferência, e conduzidas por apenas um árbitro, o que deve resultar considerável redução nos custos, além de decisões mais ágeis.
A iniciativa é mais que oportuna para responder às exigências de celeridade e redução de custos das companhias, especialmente em razão do crescimento do volume dos conflitos corporativos e comerciais no último ano.
―
Análise Advocacia destaca Tributário Vaz de Almeida, liderado por Mauricio Nucci, como referência do mercado >
Análise Advocacia reconhece, pela 8ª vez, VAA como um dos «Escritórios Mais Admirados do Brasil» >
Julhi Bonespírito e Amanda Duarte são destaques no anuário Análise Advocacia Mulher 2024 >
Vaz de Almeida figura entre os Escritórios de Advocacia Mais Premiados do Brasil em 2023 >
Amanda Duarte recebe o reconhecimento Thomson Reuters Stand-Out Lawyer 2023 e 2024 >
Amanda Duarte é eleita, pela 2ª vez, uma das «Advogadas Mais Admiradas do Brasil» >
Vaz de Almeida segue entre os escritórios mais admirados na Advocacia Regional >
VAA é finalista do Prêmio Análise DNA+ FenaLaw 2023 >
—
Pessoas e Comunidade >
Conheça os nossos líderes >
Prêmios, Selos e Reconhecimentos >
Notícias: conteúdo de qualidade no nosso portal >
—
«Autoridade legal com elegância, desde 2001.»
—
Tributário >
Corporativo >
Relações do Setor Automotivo >
Prevenção e Resolução de Conflitos >
Relações de Trabalho, Mobilidade Global e Gestão de Pessoas >
Propriedade Intelectual >
ESG, Ambiental e Sustentabilidade >
Inovação, Direito Digital e Cibersegurança >
Infraestrutura, Imobiliário e Construção Civil >
Direito Administrativo, Direito Público e Regulatório >
—
Nossas publicações têm o objetivo de comunicar a perspectiva legal dos acontecimentos e prover contexto aos fatos jurídicos mais relevantes que podem influenciar companhias e organizações. Casos em concreto demandam atenção técnica personalizada sobre os fatos, e devem obter assessoria jurídica sob medida antes da adoção de qualquer providência legal ou paralegal. Se você, sua empresa ou o conselho de acionistas de sua organização precisam de aconselhamento, entre em contato com o advogado de sua confiança.
«Legale», «Artigo», «Especial», «Painel Tributário», «Temas Tributários» e «Notícias & Alertas» são informativos periódicos e constituem uma prestação de serviços à comunidade empresarial. Os conteúdos podem dispor de links para websites de terceiros, a fim de facilitar o acesso dos nossos seguidores e assinantes aos serviços e publicações referidos. Não nos responsabilizamos, entretanto, pela integridade destes links, que podem apresentar problemas como indisponibilidade de acesso em razão de falhas em seus servidores, acidentes nos sistemas de rede, fragilidades em seus mecanismos de segurança, entre outros.
—
Livre de Inteligência Artificial / Este conteúdo e imagem relacionada não foram gerados por IAs.
—
Fale com o Editor >
—
+55 19 3252-4324
Barão de Itapura, 2323
8° andar, Guanabara
Campinas, SP
Brasil