Painel Tributário n. 80
Notícia anterior
Próxima Notícia
Makin’it Great!
Alertas | Tributário |

STJ julgará exclusão do PIS e da COFINS da base de cálculo do ICMS

Alerta — Para as empresas que ainda não ajuizaram a tese que visa reduzir a carga tributária de ICMS e resguardar o direito à restituição dos valores pagos a maior, nos últimos 5 anos, esta pode ser a última oportunidade. Confira.

Por Mauricio Nucci, com
Rafael Maniero.


Legale, n. 912.
 
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) incluiu na pauta de julgamento do próximo dia 11, quarta-feira, o exame da possibilidade de exclusão do PIS e da COFINS da base de cálculo do ICMS. O tema é derivado da «Tese do Século» — exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS —, e visa reduzir a carga tributária do ICMS. A questão submetida a julgamento, cadastrada como Tema 1.223 na base de dados do STJ, será abordada sob o rito dos temas repetitivos. Isso quer dizer que a decisão valerá para todos os processos judiciais que tenham como objeto a mesma controvérsia.

Vale mencionar que, ao estabelecer o rito dos temas repetitivos ao presente caso, o Ministro Paulo Sérgio Domingues delimitou que a controvérsia possui «relevante impacto jurídico e econômico, uma vez que a definição sobre a base de cálculo do ICMS atingirá diretamente inúmeros contribuintes». A tese defendida pelos contribuintes é de que a legislação de ICMS delimita a incidência do imposto ao valor da operação relativa à circulação de mercadorias. Nesse sentido, o termo «operação» deve ser interpretado de forma restritiva ao ato que provoca a circulação de mercadorias. Com base no racional da «Tese do Século», não há amparo legal para a inclusão do PIS e da COFINS na base de cálculo do ICMS, visto que são meros «repasses econômicos» e parcelas pertencentes à União. Assim, não integram o valor da operação de circulação de mercadorias. (Logo, inconstitucional e ilegal a exigência dos Estados).

Pode ser pra’você — Para as empresas que ainda não ingressaram com demanda judicial e pretendem ter resguardado o direito à restituição dos valores pagos a maior nos últimos 5 anos, esta pode ser a última janela de oportunidade. Isto porque, caso o resultado seja favorável aos contribuintes, há chance de modulação de efeitos, limitando a recuperação somente para aqueles que ajuizaram ação antes do início do julgamento.
 
 
 

Pessoas e Comunidade >
Conheça os nossos líderes >
Prêmios, Selos e Reconhecimentos >
Notícias: conteúdo de qualidade no nosso portal >
 
 
 

Tributário >
Corporativo >
Relações do Setor Automotivo >
Prevenção e Resolução de Conflitos >
Relações de Trabalho, Mobilidade Global e Gestão de Pessoas >
 
Propriedade Intelectual >
ESG, Ambiental e Sustentabilidade >
Inovação, Direito Digital e Cibersegurança >
Infraestrutura, Imobiliário e Construção Civil >
Direito Administrativo, Direito Público e Regulatório >
 
 
 

Nossas publicações têm o objetivo de comunicar a perspectiva legal dos acontecimentos e prover contexto aos fatos jurídicos mais relevantes que podem influenciar companhias e organizações. Casos em concreto demandam atenção técnica personalizada sobre os fatos, e devem obter assessoria jurídica sob medida antes da adoção de qualquer providência legal ou paralegal. Se você, sua empresa ou o conselho de acionistas de sua organização precisam de aconselhamento, entre em contato com o advogado de sua confiança.
 
«Legale», «Legale Overseas», «Artigo», «Especial», «Painel Tributário», «Alerta Tributário», «Projeto» e «Notícias & Alertas» são informativos periódicos e constituem uma prestação de serviços à comunidade empresarial. Os conteúdos podem dispor de links para websites de terceiros, a fim de facilitar o acesso dos nossos seguidores e assinantes aos serviços e publicações referidos. Não nos responsabilizamos, entretanto, pela integridade dos links de terceiros, que podem apresentar problemas como indisponibilidade de acesso em razão de falhas em seus servidores, acidentes nos sistemas de rede, fragilidades em seus mecanismos de segurança, entre outros.
 
 
 

Livre de Inteligência Artificial / Este conteúdo e imagem relacionada não foram gerados por IAs.
 
 
 

Fale com o Editor >
 
 
 

+55 19 3252-4324
Barão de Itapura, 2323
8° andar, Guanabara
Campinas, SP
Brasil

Compartilhe
Vaz de Almeida

VAZ DE ALMEIDA ADVOGADOS é um escritório independente, dedicado ao suporte legal às companhias estrangeiras no Brasil e às empresas brasileiras instaladas no país e no exterior. Nosso propósito é desobstruir as barreiras que comprometem o tempo e a energia dos executivos, liberando-os para se concentrarem no trabalho que realmente importa: superar as expectativas de seus acionistas.