Painel Tributário Vaz de Almeida. Tendências, decisões de impacto econômico e os principais acontecimentos, — de maneira simples e direta —, para quem tem pressa.
Painel Tributário, n. 80.
Por Mauricio Nucci e equipe.
—
Regulamentação da Reforma Tributária será votada no Senado
O parecer da regulamentação da Reforma Tributária está quase pronto e deve ser votado esta semana pelo Plenário do Senado Federal, segundo o Senador Rodrigo Pacheco. De relatoria do Senador Eduardo Braga, o texto está em fase final de elaboração e deve ser apresentado ao ministro da Fazenda antes da votação no Senado. O assunto é tratado como prioridade no Legislativo.
O relator do parecer ainda busca incluir uma isenção no texto encaminhado pela Câmara dos Deputados, a fim de evitar um futuro contencioso tributário. Ele quer isentar os produtos comercializados dentro da Zona Franca de Manaus da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). De acordo com o Senador, a medida visa corrigir uma distorção na tributação, visto que, se adotado o modelo de tributação encaminhado pela Câmara, haveria um incentivo fiscal para o consumidor adquirir produtos de vendedores localizados fora da Zona Franca de Manaus. Como a tramitação iniciou na Câmara dos Deputados, a proposta legislativa deverá retornar aquela Casa após a votação de suas mudanças. Nosso time está acompanhando o tema de perto. Se sua empresa ainda não se preparou para os possíveis impactos da reforma, a hora é agora.
Reforma do Imposto de Renda não será votada este ano
Em nota à Imprensa, o Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou que o aumento da faixa de isenção do Imposto de Renda para 5 mil reais — anunciado pelo Governo Federal no último dia 27 —, deve ser votado pelo Congresso Nacional apenas em 2025. O Senador ponderou que o Legislativo deve apoiar os cortes de gastos propostos, entretanto, as renúncias de receitas dependem da capacidade econômica do país de crescer e gerar riquezas. Assim, o Congresso Nacional reforça o seu compromisso com o controle das contas públicas e deixa claro que eventual correção na tabela progressiva do Imposto de Renda passará por um amplo debate.
STF reafirma a impossibilidade de compensação unilateral de precatórios com dívidas
O STF julgou ser inconstitucional a autorização para que a Fazenda Pública proceda a compensação automática de dívidas tributárias com precatórios de titularidade do devedor. O julgamento de repercussão geral foi realizado via Plenário Virtual e se encerrou na semana passada. No caso, a Fazenda Nacional sustentou que a compensação é proporcional, promove a higidez orçamentária e «não contraria os princípios do devido processo legal e do contraditório». Entretanto, os Ministros da Suprema Corte não acolheram os argumentos. Para o ministro Luiz Fux, a compensação em favor da administração pública ofende a isonomia entre o poder público e o particular.
Receita Federal diverge do Superior Tribunal de Justiça e afasta direito de exclusão do ICMS-ST, do PIS e da COFINS
A Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil (RFB), da 4ª Região Fiscal, publicou, recentemente, 3 soluções de consulta (n. 4046, 4047 e 4048) que determinam que o ICMS-ST (Substituição Tributária) só pode ser excluído da base de cálculo do PIS e da COFINS do substituto tributário. Logo, a Fazenda Pública veda o direito dos contribuintes substituídos. Ocorre que, as soluções de consultas da RFB contrariam o entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que, no julgamento do Tema 1.125, estabeleceu que o ICMS-ST não deve compor a base de cálculo das contribuições federais. Este entendimento está em conformidade com o Tema 69 do Supremo Tribunal Federal (STF), o qual determinou a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS.
A decisão do STJ, ao estender a exclusão do ICMS-ST tanto para substitutos quanto para substituídos, busca garantir a segurança jurídica e a igualdade de tratamento entre os contribuintes. Portanto, embora a RFB não seja obrigada a seguir as decisões judiciais, a falta de um parecer vinculante prejudica o tratamento igualitário entre todos os integrantes da cadeia produtiva.
—
Pessoas e Comunidade >
Conheça os nossos líderes >
Prêmios, Selos e Reconhecimentos >
Notícias: conteúdo de qualidade no nosso portal >
—
Tributário >
Corporativo >
Relações do Setor Automotivo >
Prevenção e Resolução de Conflitos >
Relações de Trabalho, Mobilidade Global e Gestão de Pessoas >
Propriedade Intelectual >
ESG, Ambiental e Sustentabilidade >
Inovação, Direito Digital e Cibersegurança >
Infraestrutura, Imobiliário e Construção Civil >
Direito Administrativo, Direito Público e Regulatório >
—
Nossas publicações têm o objetivo de comunicar a perspectiva legal dos acontecimentos e prover contexto aos fatos jurídicos mais relevantes que podem influenciar companhias e organizações. Casos em concreto demandam atenção técnica personalizada sobre os fatos, e devem obter assessoria jurídica sob medida antes da adoção de qualquer providência legal ou paralegal. Se você, sua empresa ou o conselho de acionistas de sua organização precisam de aconselhamento, entre em contato com o advogado de sua confiança.
«Legale», «Legale Overseas», «Artigo», «Especial», «Painel Tributário», «Alerta Tributário», «Projeto» e «Notícias & Alertas» são informativos periódicos e constituem uma prestação de serviços à comunidade empresarial. Os conteúdos podem dispor de links para websites de terceiros, a fim de facilitar o acesso dos nossos seguidores e assinantes aos serviços e publicações referidos. Não nos responsabilizamos, entretanto, pela integridade dos links de terceiros, que podem apresentar problemas como indisponibilidade de acesso em razão de falhas em seus servidores, acidentes nos sistemas de rede, fragilidades em seus mecanismos de segurança, entre outros.
—
Livre de Inteligência Artificial / Este conteúdo e imagem relacionada não foram gerados por IAs.
—
Fale com o Editor >
—
+55 19 3252-4324
Barão de Itapura, 2323
8° andar, Guanabara
Campinas, SP
Brasil