Legale n. 838 ― Novo REFIS: equipes da Fazenda, Planejamento e Gestão afirmam ter elaborado pacote de medidas visando a recuperação das contas públicas e o incentivo à regularização tributária.
Por Mauricio Nucci e Rafael Maniero.
O Governo Federal anunciou, na última quinta-feira (12), um pacote de medidas visando, segundo a assessoria de comunicação do Ministério da Fazenda, a recuperação das contas públicas, a redução da litigiosidade fiscal e o incentivo à regularização tributária.
Para o Ministro da recém-criada pasta da Fazenda, Fernando Haddad, as medidas visam cobrir o déficit fiscal do Governo, que ultrapassará 230 bilhões de reais em relação às projeções de gastos previstos para 2023. O Governo prevê que as medidas a serem definitivamente implementadas terão o potencial de diminuir o estoque de dívidas dos contribuintes, prover maior segurança jurídica e acelerar a resolução de conflitos na esfera do contencioso administrativo. Possível retorno de tributos sobre os combustíveis ainda é objeto de estudo.
Redução de Litígios
Sobre a possibilidade da redução da litigiosidade fiscal, o Governo Federal estabeleceu, por meio da publicação da Medida Provisória n. 1.160 (2023), o retorno do polêmico «voto de qualidade» no Conselho de Administração de Recursos Fiscais (CARF), o aumento do valor de alçada para acesso ao CARF (apenas os processos cujo valor seja superior a 1000 salários mínimos serão remetidos ao Conselho) e a possibilidade de autorregularização sem a incidência de multa e juros, mesmo para os casos em que tenha sido aberto procedimento de fiscalização e que ainda não tenham crédito tributário constituído, desde que abertos até a data de entrada em vigor da Medida Provisória.
Além destes, o Governo Federal ainda anunciou o fim do recurso de ofício, no âmbito do CARF, para valores abaixo de 15 milhões de reais. Desta maneira, nos processos até o valor indicado, caso o contribuinte obtenha decisão favorável em 1ª instância, o litígio acabará definitivamente.
Transação Tributária
O Governo Federal também lançou o Programa de Redução de Litigiosidade Fiscal (PRLF), que prevê a possibilidade de transação dos débitos tributários em contencioso administrativo fiscal e conta com as seguintes possibilidades (Portaria Conjunta PGFN – RFB n. 1):
(a) Pessoas físicas, micro e pequenas empresas, cujo valor da dívida é de até 60 salários-mínimos: 40% a 50% de desconto sobre o valor total do débito, até 12 meses para pagar, independente da capacidade de pagamento, com a possibilidade de utilizar prejuízo fiscal e base de cálculo negativa de CSLL para quitar até 70% do débito; e
(b) Pessoas jurídicas, cujo valor da dívida supera os 60 salários-mínimos: desconto de até 100% sobre o valor de juros e multa para os casos de créditos considerados irrecuperáveis ou de difícil recuperação (considerado o limite máximo de 65% do valor total do crédito), até 12 meses para pagar e possibilidade de utilizar prejuízo fiscal e base de cálculo negativa de CSLL para quitar até 70% do débito.
Creditamento PIS e COFINS – Exclusão do ICMS
Adicionalmente, foi publicada a Medida Provisória n. 1.159 (2023), que versa sobre as contribuições ao PIS e à COFINS. De acordo com a medida legislativa, a partir de maio de 2023, os contribuintes que apuram as referidas contribuições pelo regime não-cumulativo deverão excluir dos créditos a serem apropriados o ICMS destacado na nota fiscal de aquisição. A medida passará a ter validade em maio deste mesmo ano (2023).
Combustíveis
Quanto ao retorno parcial de tributos sobre combustíveis, Fernando Haddad afirmou que o Governo aguarda a posse da nova diretoria da Petrobras para tomar uma posição sobre o assunto.
Nossos especialistas estão sempre prontos para identificar oportunidades reais de redução de custos tributários e de eliminação de riscos e contingências.
―
Conheça o nosso hub tributário >
―
Sócio da Área: Mauricio Santos Nucci >
―
Pessoas e Comunidade >
Conheça os nossos líderes >
Prêmios, Selos e Reconhecimentos >
INSIGHTS, o nosso Portal de Notícias >
―
Tributário >
Corporativo >
Relações do Setor Automotivo >
Prevenção e Resolução de Conflitos >
Relações de Trabalho, Mobilidade Global e Gestão de Pessoas >
ESG, Ambiental e Sustentabilidade >
Inovação, Direito Digital e Cibersegurança >
Propriedade Intelectual >
Infraestrutura, Imobiliário e Construção Civil >
Direito Administrativo, Direito Público e Regulatório >
―
O propósito da Área Tributária é potencializar os resultados econômico-financeiros dos nossos clientes, catalisando suas receitas e reduzindo seus custos tributários por meio da identificação de oportunidades tributárias legítimas e da eliminação de riscos e contingências, abordando de maneira personalíssima e particularizada cada cenário, sem a projeção de «soluções» prontas. Também contribuímos com os nossos clientes por meio de operações de compliance tributário, examinando cuidadosamente seus planejamentos atuais, confrontando suas operações com as legislações federal, estadual e municipal e suas regulamentações, instruções, atos e consultas, incluindo os precedentes mais oportunos e os leading cases aplicáveis, seguidas de planejamentos estratégicos tributários, (eventualmente com reestruturações societárias), o que pode redefinir com significativa economia, por exemplo, desde o local mais adequado para a instalação de novas plantas industriais até o replanejamento logístico da cadeia de suprimentos e da rede de distribuição.
―
Nossas publicações têm o objetivo de comunicar a perspectiva legal dos acontecimentos e prover contexto aos fatos jurídicos mais relevantes que podem influenciar companhias e organizações. Casos em concreto demandam atenção técnica personalizada sobre os fatos, e devem obter assessoria jurídica sob medida antes da adoção de qualquer providência legal ou paralegal. Se você, sua empresa ou o conselho de acionistas de sua organização precisam de aconselhamento, entre em contato com o advogado de sua confiança.
«Legale», «Painel Tributário», «Temas Tributários» e «Notícias & Alertas» são informativos periódicos e constituem uma prestação de serviços à comunidade empresarial sobre legislação, atualizações normativas e agenda tributária. Na forma de notas curtas, alertas ou artigos, os conteúdos podem dispor de links para websites oficiais, a fim de facilitar o acesso dos nossos seguidores e assinantes aos serviços e publicações referidos. Não nos responsabilizamos (e nem teria como!), entretanto, pela integridade destes websites governamentais, que podem apresentar problemas como indisponibilidade de acesso em razão de falhas em seus servidores, acidentes nos sistemas de rede, fragilidades em seus mecanismos de segurança, entre outros.
―
Fale com o Editor >
―
+55 19 3252-4324
Barão de Itapura, 2323
8° andar, Guanabara
Campinas, SP
Brasil