Legale n. 798 ― Desde março de 2021 conectamos alguns dos nossos especialistas e consultores associados para apoiar aos nossos clientes que querem aprimorar as suas práticas de ESG.
Por Mauricio Ortega e Mauricio Neto.
Recentemente, as Marcas Voltz e IFood apresentaram ao mercado sua parceria, por meio da qual os entregadores da segunda poderão adquirir as motos elétricas da primeira com o benefício de descontos especiais exclusivos, além da facilidade de trocar as baterias das motos elétricas na rede de postos Ipiranga, comprometida em dispor de baterias carregadas para troca imediata.
Em outra frequência, é cada vez mais popular a prática do car sharing, que consiste no compartilhamento de veículos entre executivos por meio de reserva, por aplicativo, com a opção do compartilhamento em caso de trajetos semelhantes, uma proposta adotada por empresas como Basf, Honda, Hyundai e Petrobras.
E, para ficar em apenas 3 exemplos, também as locadoras de veículos têm adotados algumas medidas que seguem a mesma direção, como é o caso da Localiza, que expandiu para 130 lojas o abastecimento com energia solar, em 2021, mais que o dobro do investimento em 2020. Nesse caso a energia elétrica é proveniente de 3 fazendas solares próprias (em MG, RJ e PE), além de contar com placas solares nos tetos das unidades.
O que é ESG
Nos 3 casos estão descritas algumas práticas de ESG, sigla do vocabulário corporativo para «Environmental, Social e Governance», uma abordagem em governança corporativa com o objetivo de qualificar negócios, atrair investimentos e facilitar financiamentos, baseada na conexão entre os interesses das empresas, seus clientes, fornecedores, acionistas, financiadores e comunidade, superando o paradigma de que os melhores resultados financeiros são incompatíveis com a sustentabilidade ambiental e social.
O Setor Automotivo e de Autopartes, o mercado de soluções em mobilidade e os investidores têm em comum a aspiração por resultados financeiros crescentes, consistentes e sustentáveis. Em resposta, no contexto da nova economia, as práticas em ESG demonstram justamente que o crescimento e a sustentabilidade dos resultados ― e a atenção dos investidores e o engajamento dos consumidores ― não têm como prescindir da confiança que só as condutas socioambientais sustentáveis podem inspirar a médio e longo prazo.
Vaz de Almeida ESG Hub
A esse respeito, comunicamos aos nossos clientes, em 16 de março de 2021, a criação do nosso ESG Hub, conectando alguns de nossos especialistas e consultores para apoiar aos nossos clientes que querem aprimorar as suas práticas de ESG, a fim de potencializar suas vantagens competitivas e capitalizar novos projetos.
Bem por isso, nossas frentes de Negócios e Operações Estratégicas e Relações do Setor Automotivo estão acompanhando, juntas, cuidadosamente, a rápida evolução dos novos modelos de governança no Brasil e no mundo, as tendências em regulação e os possíveis e prováveis riscos legais para os eventuais cenários de negligência jurídica.
Afinal, entramos em um novo ciclo de negócios por meio do qual as companhias precisam acelerar sua conformação (realista) às boas práticas de ESG, se quiserem assegurar crescimento e perenidade, somar valor, levar segurança aos seus acionistas e construir laços de respeito entre a Marca e a comunidade.
Se você quer saber se as práticas em ESG se aplicam ao seu negócio, fale com os nossos especialistas.
―
Análise Advocacia destaca Tributário Vaz de Almeida, liderado por Mauricio Nucci, como referência do mercado >
Análise Advocacia reconhece, pela 8ª vez, VAA como um dos «Escritórios Mais Admirados do Brasil» >
Julhi Bonespírito e Amanda Duarte são destaques no anuário Análise Advocacia Mulher 2024 >
Vaz de Almeida figura entre os Escritórios de Advocacia Mais Premiados do Brasil em 2023 >
Amanda Duarte recebe o reconhecimento Thomson Reuters Stand-Out Lawyer 2023 e 2024 >
Amanda Duarte é eleita, pela 2ª vez, uma das «Advogadas Mais Admiradas do Brasil» >
Vaz de Almeida segue entre os escritórios mais admirados na Advocacia Regional >
VAA é finalista do Prêmio Análise DNA+ FenaLaw 2023 >
—
Pessoas e Comunidade >
Conheça os nossos líderes >
Prêmios, Selos e Reconhecimentos >
Notícias: conteúdo de qualidade no nosso portal >
—
«Autoridade legal com elegância, desde 2001.»
—
Tributário >
Corporativo >
Relações do Setor Automotivo >
Prevenção e Resolução de Conflitos >
Relações de Trabalho, Mobilidade Global e Gestão de Pessoas >
Propriedade Intelectual >
ESG, Ambiental e Sustentabilidade >
Inovação, Direito Digital e Cibersegurança >
Infraestrutura, Imobiliário e Construção Civil >
Direito Administrativo, Direito Público e Regulatório >
—
Nossas publicações têm o objetivo de comunicar a perspectiva legal dos acontecimentos e prover contexto aos fatos jurídicos mais relevantes que podem influenciar companhias e organizações. Casos em concreto demandam atenção técnica personalizada sobre os fatos, e devem obter assessoria jurídica sob medida antes da adoção de qualquer providência legal ou paralegal. Se você, sua empresa ou o conselho de acionistas de sua organização precisam de aconselhamento, entre em contato com o advogado de sua confiança.
«Legale», «Artigo», «Especial», «Painel Tributário», «Temas Tributários» e «Notícias & Alertas» são informativos periódicos e constituem uma prestação de serviços à comunidade empresarial. Os conteúdos podem dispor de links para websites de terceiros, a fim de facilitar o acesso dos nossos seguidores e assinantes aos serviços e publicações referidos. Não nos responsabilizamos, entretanto, pela integridade destes links, que podem apresentar problemas como indisponibilidade de acesso em razão de falhas em seus servidores, acidentes nos sistemas de rede, fragilidades em seus mecanismos de segurança, entre outros.
—
Livre de Inteligência Artificial / Este conteúdo e imagem relacionada não foram gerados por IAs.
—
Fale com o Editor >
—
+55 19 3252-4324
Barão de Itapura, 2323
8° andar, Guanabara
Campinas, SP
Brasil