Próxima Notícia
Painel Tributário n. 69
Destaques |

Validade dos contratos em idioma estrangeiro

De volta ao básico: a previsão da lei sobre a validade dos contratos redigidos em idioma estrangeiro firmados em território nacional.
 

Por Matheus Glier Gregolin.


Legale, n. 868.
 
Levando em consideração a grande quantidade de empresas nacionais e multinacionais que firmam contratos com empresas instaladas no exterior, surgem algumas dúvidas quanto à validade dos contratos redigidos em línguas estrangeiras no Brasil.

Isso ocorre porque muitas empresas padronizam seus contratos no idioma utilizado pela matriz ou, então, utilizam a língua inglesa por ser o idioma mais utilizado nas transações ao redor do mundo.

No que diz respeito à validade dos contratos redigidos em outras línguas no Brasil, a Lei dos Registros Públicos prevê, no Artigo 148, que os documentos redigidos em idioma estrangeiro só surtirão efeitos legais no País se forem acompanhados de tradução juramentada e registrados perante um cartório de registro de títulos e documentos. (Lei 6.015, de 1973).

Nesse mesmo sentido, o Artigo 224, do Código Civil, também prevê que os documentos, para terem efeitos legais, deverão ser traduzidos para a língua portuguesa, caso contrário, os órgãos brasileiros não aceitarão o documento como válido. (Lei 10.406, de 2002).

Com base nessas duas referências, fica bem claro que os contratos redigidos em outras línguas sem a tradução juramentada, não serão executáveis contra terceiros, isto é, não servirão como base legal para o reconhecimento, pelo Poder Judiciário, dos direitos de quem quer que os deseje fazê-los reconhecidos e exigíveis no Brasil.

Por isso, sim, a tradução juramentada é uma condição importante se uma das variáveis em jogo for contar com a regência da legislação brasileira sobre a relação contratual na qual as partes fixarem o Brasil como o local do seu cumprimento.

No entanto, ― e esse é o ponto ―, a legislação brasileira não delimita em qual idioma o contrato deverá ser redigido.
 
 
 

Corporativo >
Inovação, Direito Digital e Cibersegurança >
Propriedade Intelectual >
 
 
 

Sócia das Áreas: Amanda Duarte >
 
 
 

Pessoas e Comunidade >
Conheça os nossos líderes >
Prêmios, Selos e Reconhecimentos >
Notícias: conteúdo de qualidade no nosso portal >
 
 
 

Tributário >
Corporativo >
Relações do Setor Automotivo >
Prevenção e Resolução de Conflitos >
Relações de Trabalho, Mobilidade Global e Gestão de Pessoas >
 
ESG, Ambiental e Sustentabilidade >
Inovação, Direito Digital e Cibersegurança >
Propriedade Intelectual >
Infraestrutura, Imobiliário e Construção Civil >
Direito Administrativo, Direito Público e Regulatório >
 
 
 

Nossas publicações têm o objetivo de comunicar a perspectiva legal dos acontecimentos e prover contexto aos fatos jurídicos mais relevantes que podem influenciar companhias e organizações. Casos em concreto demandam atenção técnica personalizada sobre os fatos, e devem obter assessoria jurídica sob medida antes da adoção de qualquer providência legal ou paralegal. Se você, sua empresa ou o conselho de acionistas de sua organização precisam de aconselhamento, entre em contato com o advogado de sua confiança.
 
«Legale», «Painel Tributário», «Temas Tributários» e «Notícias & Alertas» são informativos periódicos e constituem uma prestação de serviços à comunidade empresarial sobre legislação, atualizações normativas e agenda tributária. Na forma de notas curtas, alertas ou artigos, os conteúdos podem dispor de links para websites oficiais, a fim de facilitar o acesso dos nossos seguidores e assinantes aos serviços e publicações referidos. Não nos responsabilizamos (e nem teria como!), entretanto, pela integridade destes websites governamentais, que podem apresentar problemas como indisponibilidade de acesso em razão de falhas em seus servidores, acidentes nos sistemas de rede, fragilidades em seus mecanismos de segurança, entre outros.
 
 
 

Fale com o Editor >
 
 
 

+55 19 3252-4324
Barão de Itapura, 2323
8° andar, Guanabara
Campinas, SP
Brasil

Compartilhe
Categorias
Vaz de Almeida

VAZ DE ALMEIDA ADVOGADOS é um escritório independente, dedicado ao suporte legal às companhias estrangeiras no Brasil e às empresas brasileiras instaladas no país e no exterior. Nosso propósito é desobstruir as barreiras que comprometem o tempo e a energia dos executivos, liberando-os para se concentrarem no trabalho que realmente importa: superar as expectativas de seus acionistas.