Próxima Notícia
Painel Tributário n. 51
Destaques |

Cláusula de ajuste de preço em M&A e o seu potencial litigioso

Legale n. 819 ― Direto ao ponto: quando o conflito a respeito da cláusula de ajuste de preço em M&A se torna inevitável, qual costuma ser a mais provável negligência ignorada pela parte que foi prejudicada? Leia a análise a seguir.

Por Mauricio Ortega,
com Thiago Pereira.

 
Entre todas as cláusulas previstas em um contrato de compra e venda de participações societárias («Mergers & Aquisitions»), uma das mais polêmicas, ― se não a mais ― é a «cláusula de ajuste de preço», e enfrentá-la demanda um cuidado adicional.
 
A precificação de uma empresa por si só não é uma tarefa simples. Os detalhes operacionais, financeiros, contábeis e legais de uma empresa precisam ser minuciosamente analisados pela parte adquirente, por meio de uma cuidadosa due diligence e um valuation muito bem calculado.
 
Porém, uma empresa possui uma estrutura similar a um organismo vivo. Um universo de atividades interconectadas, desenvolvidas concomitantemente e ininterruptamente, internamente e externamente, de modo que, em razão do seu dinamismo orgânico e sua conexão com o mercado, variáveis como capital de giro, estoques, pagamento de fornecedores, demissões, promoções e relacionamento com parceiros não podem cessar jamais, sob risco de graves impactos na integridade da empresa. Dizendo a mesma coisa de outra maneira, uma operação de compra e venda de participação societária é como uma troca de maquinistas em um trem em movimento.
 
Em razão dessa dinâmica, é bem comum que o valor da empresa possa variar ao longo da operação, razão pela qual as partes envolvidas costumam incluir no contrato, mecanismos de ajuste de preço, considerando as oscilações dessas variáveis entre o signing (assinatura do contrato principal) e o closing (conclusão da operação e transferência da participação societária).
 
É por isso que, considerando as variações nos indicadores financeiros da empresa alvo, os envolvidos costumam estabelecer mecanismos ou referências para os ajustes de preço como, por exemplo, por meio da prefixação do capital de giro, que deverá, depois, ser confirmado por ocasião do balanço do ajuste final (closing).
 
 
cláusula de
ajuste de preço:
disputas e conflitos
 
Acontece que, embora a cláusula de ajuste de preço constitua um mecanismo justamente para assegurar a atualização do valor da empresa e o equilíbrio contratual entre as partes envolvidas, esse tipo de dispositivo é alvo recorrente de disputas e conflitos.
 
Nesse ponto, a prática nos permite afirmar que costuma ser a parte compradora a exigir a inclusão das cláusulas de ajuste de preço, em razão de seu investimento e de seus riscos e, de outro lado, a parte vendedora, quase sempre prejudicada pela correção dos valores envolvidos, de modo que muitas vezes o negócio se torna um conflito na forma de disputa judicial ou arbitragem.
 
O tema é tão delicado que, para se ter uma ideia, um levantamento realizado por nossa equipe de Negócios e Operações Estratégicas revelou-nos que quase a metade dos conflitos societários protocolizados em Câmeras de Arbitragem, em 2019, relacionados às operações de M&A, diziam respeito justamente às cláusulas de ajustes de preço. Em outras palavras, a pesquisa, confirmada por nossa experiência, demonstrou que a inclusão de uma cláusula de ajuste de preço pelas partes, mesmo que bem-intencionada, costuma tornar-se, ela mesma, a razão de um litígio.
 
 
Alguns papéis
são inconciliáveis
 
O ponto não é apenas o ajuste de preço, para baixo ou para cima, uma vez que a discussão do preço é praticamente inevitável, como uma contingência do próprio dinamismo do negócio. O ponto é que, na maioria dos casos, os atores da operação pretendem que os seus respectivos assessores jurídicos e financeiros (que, antes, desenharam o contrato a quatro mãos), sejam depois, eles mesmos, os seus respectivos advogados se a cláusula de ajuste de preço se tornar objeto de um litígio.
 
O que vemos é que o papel de «negociador e revisor» do contrato é tão inconciliável com o papel «de quem vai brigar por ele» numa disputa legal quanto o papel do «gestor da produção» é inconciliável com o papel do «gestor da qualidade». Não é impossível que os dois papéis sejam atribuídos a uma única pessoa, mas é bem menos provável o sucesso em uma disputa, se ao invés do consultor legal que costurou a negociação e a assinatura do contrato, um advogado talhado na estratégia e no contencioso assumir o papel para o qual se tornou especialista: agir sob pressão e com rapidez, se necessário, até de maneira inflexível.
 
Não estamos, com isso, nem de longe ‹normalizando› a cultura do litígio.
 
Buscamos ao máximo adotar as soluções e os meios alternativos para a resolução dos conflitos de maneira inteligente, ágil e menos onerosa possível para os nossos clientes, priorizando as negociações às vias judiciais.
 
Mas estamos afirmando, sim, que dificilmente os assessores jurídicos e financeiros que negociam a redação de um contrato, ― e se sentem expressos por meio dele, tendo pensado em todos os seus detalhes para torná-lo inquestionável, ― conseguem, eles mesmos, reexaminá-lo com um olhar objetivo, com distanciamento, independência e a alteridade necessários para questioná-lo, ou questionar suas possíveis interpretações, se a controvérsia se tornar inevitável.
 
Conheça o nosso time de especialistas em Negócios e Operações Estratégicas e o nosso conceito a respeito de como pensar e fazer o Direito.
 
 
 

Conheça o nosso hub de especialistas em Negócios >
 
 
 

Sócio da Área: Mauricio Ortega Vieira >
 
 
 

Pessoas e Comunidade >
Conheça os nossos líderes >
Prêmios, Selos e Reconhecimentos >
Notícias: conteúdo de qualidade no nosso portal >
 
 
 

Tributário >
Corporativo >
Relações do Setor Automotivo >
Prevenção e Resolução de Conflitos >
Relações de Trabalho, Mobilidade Global e Gestão de Pessoas >
 
ESG, Ambiental e Sustentabilidade >
Inovação, Direito Digital e Cibersegurança >
Propriedade Intelectual >
Infraestrutura, Imobiliário e Construção Civil >
Direito Administrativo, Direito Público e Regulatório >
 
 
 

A Área de Negócios e Operações Estratégicas é altamente qualificada e experimentada em operações economicamente sensíveis; fusões e aquisições (M&A); venda e compra de empresas; defesa contra aquisições hostis; aquisições, permutas ou combinações de participações; acquisition finance, project finance, trade finance; ofertas de ações (IPO, Follow-on e OPA) — e várias outras soluções corporativas, em níveis de serviço adaptáveis.
 
 
 

Nossas publicações têm o objetivo de comunicar a perspectiva legal dos acontecimentos e prover contexto aos fatos jurídicos mais relevantes que podem influenciar companhias e organizações. Casos em concreto demandam atenção técnica personalizada sobre os fatos, e devem obter assessoria jurídica sob medida antes da adoção de qualquer providência legal ou paralegal. Se você, sua empresa ou o conselho de acionistas de sua organização precisam de aconselhamento, entre em contato com o advogado de sua confiança.
 
«Legale», «Painel Tributário», «Temas Tributários» e «Notícias & Alertas» são informativos periódicos e constituem uma prestação de serviços à comunidade empresarial sobre legislação, atualizações normativas e agenda tributária. Na forma de notas curtas, alertas ou artigos, os conteúdos podem dispor de links para websites oficiais, a fim de facilitar o acesso dos nossos seguidores e assinantes aos serviços e publicações referidos. Não nos responsabilizamos (e nem teria como!), entretanto, pela integridade destes websites governamentais, que podem apresentar problemas como indisponibilidade de acesso em razão de falhas em seus servidores, acidentes nos sistemas de rede, fragilidades em seus mecanismos de segurança, entre outros.
 
 
 

Fale com o Editor >
 
 
 

+55 19 3252-4324
Barão de Itapura, 2323
8° andar, Guanabara
Campinas, SP
Brasil

Compartilhe
Categorias
Vaz de Almeida

VAZ DE ALMEIDA ADVOGADOS é um escritório independente, dedicado ao suporte legal às companhias estrangeiras no Brasil e às empresas brasileiras instaladas no país e no exterior. Nosso propósito é desobstruir as barreiras que comprometem o tempo e a energia dos executivos, liberando-os para se concentrarem no trabalho que realmente importa: superar as expectativas de seus acionistas.